Etapa final do seminário contra a pobreza tem 744 inscritos
Depois dos 12 encontros regionais, etapa final começa em Belo Horizonte, nesta segunda (24)
20/10/2011 - 12:33As inscrições para a etapa final do Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, que começa na próxima segunda-feira (24/10/11), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, foram encerradas nessa quarta-feira (19), com um total de 744 pessoas inscritas. Entre elas, estão os 245 delegados que vêm das 12 reuniões realizadas no interior do Estado, na chamada etapa de interiorização do seminário.
Fora os delegados que já tinham vaga garantida por terem sido eleitos nas etapas regionais, foram 192 inscrições institucionais e 307 pessoas que se inscreveram individualmente. Ao todo, 249 instituições devem participar da etapa final, em Belo Horizonte.
Serão três dias de trabalho, de segunda a quarta-feira (26). Na segunda, os participantes ouvirão palestras de especialistas sobre os grandes temas em debate. Na terça (25), eles se reunirão em grupos, que estarão divididos entre o prédio da Assembleia (Palácio da Inconfidência), as dependências da Escola do Legislativo e a sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-MG), que fica ao lado da Assembleia, na avenida Álvares Cabral. Na quarta-feira, todos se reunirão no Plenário da ALMG, para discussão e votação do documento final do seminário.
Confira a programação completa do evento:
Segunda (24 de outubro)
8h30 – Credenciamento
9 horas – Abertura Oficial
9h30 – Contextualização da Pobreza e da Desigualdade Social e Regional em Minas Gerais
* Patrus Ananias – doutor em Filosofia, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha) e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), foi ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome entre 2004 e 2010.
* Carla Bronzo Ladeira Carneiro – doutora em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisadora e professora da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro.
* Márcio Antônio Salvato – doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), professor adjunto e coordenador do curso de Ciências Econômicas do IBMEC-MG.
11 horas – Debates
12h – Intervalo para almoço
14 horas – Políticas de Desenvolvimento Social: erradicar a pobreza e enfrentar as desigualdades sociais e regionais
Tema: Promoção e Proteção Social
Laura da Veiga – doutora em Ciências Sociais Aplicadas a Educação pela Universidade de Stanford (EUA) e pesquisadora do Centro de Estudos de Políticas Públicas da Fundação João Pinheiro.
Tema: Educação e Cultura
Cristina Almeida Cunha Filgueiras – doutora em Sociologia pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (França) e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC Minas.
Tema: Saúde e Qualidade de Vida
Élido Bonomo – doutor em Ciências da Saúde pela UFMG e presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região.
15 horas – Debates
16 horas – Políticas de Desenvolvimento Econômico Sustentável: erradicar a pobreza e enfrentar as desigualdades sociais e regionais
Tema: Produção e Trabalho
João Antônio de Paula – doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP) e professor e pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFMG.
Tema: Infraestrutura, Rede de Serviços e Circulação
Jupira Gomes de Mendonça – doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora associada da Escola de Arquitetura da UFMG.
Tema: Ciência, Tecnologia e Inovação
Altivo Roberto Andrade de Almeida Cunha – doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor da Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.
17 horas – Debates
Terça-feira (25 de outubro)
8h30 – Instalação dos Grupos de Trabalho
Grupo 1 – Promoção e Proteção Social
Grupo 2 – Educação e Cultura
Grupo 3 – Saúde e Qualidade de Vida
Grupo 4 – Produção e Trabalho
Grupo 5 – Infraestrutura, Rede de Serviços e Circulação
Grupo 6 – Ciência, Tecnologia e Inovação
12 horas – Intervalo para almoço
13h30 – Continuação dos Grupos de Trabalho
Quarta-feira (26 de outubro)
9 às 17 horas – Plenária Final