Audiência pública em Guanhães aborda saúde na região

Reunião da Comissão de Saúde vai discutir, em especial, a crise no Hospital Regional Imaculada Conceição

17/10/2011 - 14:56

Para debater a saúde pública na região, em especial as condições do Hospital Imaculada Conceição, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza audiência pública na próxima quinta-feira (20/10/11), a partir das 10 horas, em Guanhães, município da região do Vale do Rio Doce.   Assinam o requerimento os deputados Luiz Carlos Miranda (PDT), Rosângela Reis (PV), Gustavo Valadares (DEM) e Celinho do Sinttrocel (PCdoB).  A reunião será realizada na Câmara Municipal de Guanhães, na Rua Odilon Behrens, 193, Centro.

As dificuldades de manutenção do Hospital Imaculada Conceição têm sido objeto de preocupação há tempos. Já em 2009, deputados da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia discutiam a crise no hospital. Em 2010, o hospital chegou a fechar por dois meses. Projetado como  instituição municipal, o Hospital Imaculada Conceição funciona, na prática, como hospital regional, sem, no entanto, dispor de estrutura para isso. Um consórcio chegou a ser criado entre os municípios da região, mas não funcionou. A crise do Hospital Imaculada Conceição gera, também, uma crise na saúde regional, já que a instituição atende não só a população de Guanhães, mas também dos demais municípios da região.

Foram convidados para o evento as seguintes autoridades: o prefeito de Guanhães, Osvaldo de Castro Pinto; o presidente da Câmara Municipal, Alberto Magno Dias; o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques;  os vereadores Demerval de Pinho Tavares Neto e Lucimar Ferreira Pinto;  a gerente regional de Saúde de Itabira, Maria Tereza Pereira Hosken; e o provedor da Associação de Caridade Nossa Senhora do Carmo, Guido Carvalho Júnior.