Inovação é lembrada durante homenagem aos 50 anos da UNA
Solenidade realizada nesta 2ª (17) também destacou o trabalho do reitor, Padre Geraldo Magela, que morreu em setembro
17/10/2011 - 21:40A inovação e a excelência no ensino foram destacadas durante homenagem aos 50 anos do Centro Universitário UNA, em Reunião Especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realizada na noite desta segunda-feira (17/10/11). A solenidade foi requerida pelo deputado Sargento Rodrigues (PDT) e presidida pelo 1º-Vice-Presidente da ALMG, deputado José Henrique (PMDB).
Sargento Rodrigues, que foi estudante de Direito da instituição, destacou os valores que orientam o Centro Universitário, como a qualidade do ensino e a sintonia com as novidades do mercado. Ele lembrou o trabalho do reitor Padre Geraldo Magela Teixeira, que morreu em setembro deste ano, e reforçou sua admiração pelo humanismo e pela sabedoria do religioso, que contribuiu para o crescimento e a divulgação da UNA.
O Centro Universitário foi fundado em 20 de outubro de 1961 e conta atualmente com sete campi, em Belo Horizonte e Contagem, que oferecem bacharelado, licenciatura, graduação tecnológica em áreas como Ciências Sociais Aplicadas, Humanas e Biológicas. Além disso, a instituição conta com pós-graduação nos níveis lato sensu (especialização e Master Business) e stricto sensu (mestrado).
Emocionado, o presidente do Grupo Ânima Educação, que mantém o centro, Daniel Faccini Castanho, afirmou que “trabalhar com educação é um dos ofícios mais nobres” por envolver o processo de ensino e aprendizagem. Ele mencionou que o grupo assumiu o Centro Universitário em 2003 e que o apoio e a competência do Padre Geraldo Magela foram importantes para fortalecer a instituição.
Cidadãos ilustres - Para o vice-reitor da UNA, Átila Simões, o centro é responsável pela formação de cidadãos que atualmente desempenham papeis relevantes na sociedade, como o deputado Sargento Rodrigues e o governador em exercício, Alberto Pinto Coelho, que também estudou na UNA e compôs a Mesa da solenidade. Simões ressaltou o compromisso com os valores empreendedores e a excelência no ensino, o que permitiu que o centro ampliasse sua atuação, inicialmente voltada para cursos na área de Ciências Gerenciais.
Alberto Pinto Coelho manifestou seu apreço pela instituição e disse que, para ele, seu significado remete à união e à amizade. O deputado José Henrique ressaltou que o cinquentenário da UNA é motivo de orgulho para a sociedade mineira devido à oferta de cursos reconhecidos e por figurar na lista de 100 melhores empresas para se trabalhar, conforme pesquisa feita pela consultoria GPTW e Revista Época, divulgada em agosto deste ano.