ALMG sedia Conferência Estadual de Emprego e Trabalho
Evento é organizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego; grupos de trabalho priorizam propostas
07/10/2011 - 10:51Trabalhadores, dirigentes de empresas e membros do Governo participam, na manhã e tarde desta sexta-feira (7/10/11), da 1ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente de Minas Gerais. O evento acontece na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e é promovido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego. Representantes de cinco cidades vão escolher as propostas prioritárias entre as aprovadas nos encontros regionais e eleger os delegados que vão defendê-las na Conferência Nacional, marcada para maio de 2012, em Brasília.
Na parte da manhã, quatro grupos de trabalho se reuniram para definir, entre 15 propostas aprovadas nos encontros regionais, as dez que serão levadas à Plenária Final, à tarde, quando serão escolhidas oito de cada grupo, totalizando 32, que vão compor o documento final a ser levado para o evento de Brasília. Os grupos foram divididos nos seguintes temas: "Princípios e direitos", "Proteção social", "Trabalho e emprego" e "Fortalecimento dos atores tripartites e do diálogo social".
Segundo o coordenador do Grupo 3 (Trabalho e emprego), Francisco Maurício Barbosa Simões, representante da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), algumas propostas apresentadas nas diferentes cidades têm teor igual ou semelhante. Por isso, afirmou, a tendência seria aglutinar suas ideias centrais, alterando a redação de forma a fazer com que todas as propostas sejam contempladas nas dez sugestões levadas ao Plenário.
O incentivo à formação profissional, o fortalecimento à autonomia da negociação coletiva de trabalho e a criação de campanhas de conscientização contra a informalidade estão entre as propostas que serão levadas ao Plenário, à tarde. As sugestões que eventualmente não forem incorporadas a outras e que não forem selecionadas entre as dez que irão a votação final também vão compor o documento definitivo, porém não estarão destacadas como prioritárias.
Após a votação das propostas prioritárias, a Plenária Final vai também eleger os 60 delegados estaduais que vão participar da Conferência em Brasília. Serão 18 representantes do Governo, 18 dos trabalhadores e outros 18 do segmento empresarial, além de seis da sociedade civil. A Conferência Estadual está sendo acompanhada por observadores que compõem a comissão organizadora da Conferência Nacional.