Comissão faz homenagem a Hilton Rocha, que completaria 100 anos em 2011

Entidades lembram centenário de Hilton Rocha

Médico mineiro, que faria 100 anos em 2011, tornou-se referência na área oftalmológica

05/10/2011 - 13:38

As contribuições de Hilton Rocha para a Medicina foram destacadas durante homenagem feita ao médico, que completaria 100 anos em 2011. A solenidade foi realizada pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na manhã desta quarta-feira (5/10/11), durante audiência pública com essa finalidade.

A reunião contou com a presença de parentes, médicos e integrantes da Fundação Hilton Rocha (FHR) e de sua mantenedora, a Associação Educativa do Brasil (Soebras). Hilton nasceu em 23 de dezembro de 1911, em Cambuquira (Sul de Minas), e graduou-se em Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), aos 22 anos. Ele criou a fundação que leva seu nome, que fica no bairro Mangabeiras, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, e é referência em transplantes de olhos. Hilton morreu em 23 de maio de 1993, aos 81 anos.

Os autores do requerimento para a audiência, deputados Carlos Mosconi (PSDB) e Hely Tarqüínio (PV), consideraram que a homenagem lembra o papel de Hilton Rocha como médico e professor. Carlos Mosconi afirmou que os trabalhos levaram a medicina brasileira a um nível de qualidade internacional. Para o deputado Hely Tarqüínio, a vida de Hilton foi marcada pela ética, “que significa cuidado com o outro”, definiu.

O 1º  vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG), Roberto Paolinelli de Castro, lembrou que Hilton foi o primeiro conselheiro da entidade e, por isso, é considerado um de seus patronos.

O coordenador de Especialização da Soebras, Joel Edmur Boteon, destacou que Hilton Rocha desenvolveu formas diferentes de ensinar oftalmologia e foi pioneiro na criação de residência médica e doutorados em Medicina no Estado. Isso foi possível porque Hilton Rocha conseguiu o título de livre docente em 1938, quando tinha 27 anos. Além disso, o professor foi um dos primeiros a realizar transplantes de córnea no Brasil.

O diretor da Fundação Hilton Rocha, Thiago Muniz, informou que a instituição realiza atendimentos oftalmológicos e cursos na área e mantém unidades móveis para ampliar e dinamizar o acesso da população ao tratamento dos olhos. A fundação atende a cerca de 500 pacientes por dia e 95% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Consulte o resultado da reunião