Encontro irá debater a segurança em eventos esportivos em BH
Convidados vão falar sobre o planejamento do Estado para as copas das Confederações (2013) e do Mundo (2014)
03/10/2011 - 13:34Com o objetivo de discutir as medidas que estão sendo tomadas na Capital visando à segurança durante as copas das Confederações (2013) e do Mundo (2014), a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza uma audiência pública na sexta-feira (7/10/11), às 9h30, no Plenarinho III. Os autores do requerimento são os deputados João Leite (PSDB) e Sargento Rodrigues (PDT) e a deputada Maria Tereza Lara (PT). A reunião atende a um pedido da Comissão de Acompanhamento da Copa do Mundo da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
A ideia principal do encontro é debater o planejamento do Estado para a implantação de câmeras de seguranças em locais de alta concentração de pessoas, como lugares próximos ao comércio da cidade, a hotéis e a estádios de Belo Horizonte. A segurança no trânsito durante a época dos eventos esportivos é outro ponto a ser discutido. Os convidados devem falar, por exemplo, sobre como será o acompanhamento de delegações dos atletas nas vias públicas da cidade.
Segundo informação do gabinete do deputado João Leite, a audiência pública será importante, também, para analisar se as medidas de segurança a serem implantadas serão momentâneas ou se ficarão como benefício para a população de Belo Horizonte, após os dois eventos esportivos.
Convidados – Além do secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette de Andrada, foram convidados para a audiência pública o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato Vieira de Souza; o chefe da Polícia Civil, Jairo Lellis Filho; o secretário Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, coronel Genedempsey Bicalho Cruz; o presidente do Comitê Executivo Municipal da Copa, Tiago Nascimento de Lacerda; o secretário Municipal Adjunto de Planejamento e Controle, José Lauro Nogueira Terror; e o presidente da União das Associações de Bairro da Zona Sul de BH, Marcelo Marinho Franco.