Uberlândia sedia audiência sobre condição de trabalho dos motoristas

Uberlândia sedia audiência sobre condição de trabalho dos motoristas A defesa das condições de trabalho dos motoristas é tema da audiência pública que a Comissão de Direitos Humanos...

23/09/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Uberlândia sedia audiência sobre condição de trabalho dos motoristas

A defesa das condições de trabalho dos motoristas é tema da audiência pública que a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais promove na próxima sexta-feira (30/9/11) em Uberlândia (Triângulo Mineiro). Requerida pelo deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), a reunião acontece às 15 horas, na Câmara Municipal, que fica na Av. João Naves de Ávila, 1.617, bairro Santa Mônica.

O debate será conduzido a partir do Projeto de Lei Federal 271/08, que institui o Estatuto do Motorista Profissional. De autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que estará presente, a matéria se propõe a regular, no mercado de trabalho, a atuação de profissionais, empregados ou autônomos, que têm como ofício a condução de veículo automotor de transporte de carga.

De acordo com Paim, o estatuto foi elaborado para fazer justiça a essa categoria, que vem sofrendo desgaste emocional e físico em virtude de problemas diários enfrentados no trânsito, como poluição sonora, engarrafamento, superlotação de veículos, tensão e insegurança. O projeto também pretende reunir regras que possam colaborar para o aperfeiçoamento da profissão, explicitando direitos dos motoristas, mas apontando também deveres a serem observados por esses profissionais, como o da qualificação inicial e a contínua reciclagem.

Entre as regras previstas pelo projeto, está a de fixação de jornada de seis horas diárias, observados os períodos de descanso de 20 minutos, quando se tratar de condução em via urbana, e de uma hora, quando a condução se der em via rural. Outra questão prevista na matéria é a concessão de aposentadoria especial após 25 anos de serviço, sem exigência de idade.

Como dever, o estatuto institui que o motorista interessado em exercer a profissão deverá submeter-se a curso especializado, em que sejam abordados temas como "características técnicas do sistema de propulsão do veículo", "otimização do consumo de combustível", "segurança e conforto dos passageiros", entre outros.

"O momento é de debate nos Estados e municípios para coletar sugestões que possam colaborar no substitutivo ao projeto de lei", justifica o deputado Celinho do Sinttrocel. A reunião será promovida de forma conjunta com a Câmara Municipal de Uberlândia, proposta pelo vereador Célio Moreira.

Convidados - Foram convidados para a audiência o diretor Financeiro da Associação Gestora dos Benefícios Sociais dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Astromig), Hamilton Dias de Moura; os presidentes da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado de Minas Gerais (Fettrominas), José Theodoro Guimarães da Silva; e da Nova Central Sindical de Trabalhadores, Antônio da Costa Miranda.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715