Informação é aliada no combate às drogas e na prática esportiva

Informar à população mineira, por meio de campanhas de comunicação e da atuação dos agentes comunitários de saúde, os...

20/09/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Informação é aliada no combate às drogas e na prática esportiva

Informar à população mineira, por meio de campanhas de comunicação e da atuação dos agentes comunitários de saúde, os benefícios da prática esportiva monitorada, alertando sobre os malefícios das drogas. Essa foi a solução apontada pelos participantes da audiência pública promovida nesta terça-feira (20/9/11), pela Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com o objetivo de incentivar a atividade física como alternativa para promoção da saúde e prevenção ao uso de drogas.

Na audiência, o presidente da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício do Esporte, Ronaldo Lopes Cançado, destacou a importância de a atividade física ser monitorada adequadamente por profissionais como forma de evitar riscos para a saúde. Defendeu, ainda, a implementação de políticas públicas conjuntas entre a Associação Médica de Minas Gerais e as secretarias de Estado de Saúde e de Esporte e da Juventude no sentido de informar e mobilizar a sociedade para a prática de esportes e para o combate às drogas. Para isso, o médico sugeriu como iniciativas a distribuição de cartilhas e o acompanhamento dos agentes comunitários de saúde à população, no sentido de orientar a prática de exercícios físicos. "Seremos o primeiro Estado do País a realizar isso", revelou.

Cançado também ressaltou os benefícios do esporte para a inclusão social de crianças e jovens e melhoria da qualidade de vida de idosos. "Somos o sexto país em população idosa. A atividade física representa uma forma de tratar a saúde dessas pessoas para que elas vivam bem, reduzinho o índice de várias doenças associadas a essa faixa etária", defendeu. O coordenador de Saúde Mental de Minas Gerais, Paulo Roberto Repsold, completou dizendo que o esporte previne não só doenças físicas, como o diabetes e a hipertensão, mas também distúrbios mentais da vida moderna, como a depressão. "A atividade esportiva funciona como terapia, tratando quem já está adoecido", afirmou.

O secretário adjunto de Estado de Esportes e da Juventude, Ângelo Minardi, mencionou os investimentos do Governo de Minas em torno de ações intersetoriais, envolvendo várias secretarias, nas ações de combate ao uso de drogas. Outra iniciativa citada por ele foi o Programa Ginástica para Todos, lançado nesta terça-feira (20), com o objetivo de instalar equipamentos de ginástica em praças públicas do Estado. "Foram beneficiados 119 municípios. O público-alvo é, principalmente, as mulheres de meia idade e os idosos", detalhou.

Autor do requerimento, o deputado Fabiano Tolentino (PRTB) defendeu a necessidade de melhorar a infraestrutura das áreas de lazer e esporte no Estado, por meio da construção de quadras, pistas de skate e da realização de campeonatos. "A droga está consumindo nossos jovens. Precisamos tirar as crianças das ruas, resgatá-las por meio do esporte", afirmou. Para o deputado Tadeu Martins Leite (PMDB), a melhoria desses espaços precisa ser realizada de forma conjunta entre os governos. "Precisamos aproveitar a estrutura que está sendo montada para a Copa do Mundo e darmos continuidade aos programas, beneficiando a população", declarou.

Presenças - Deputados Tadeu Martins Leite (PMDB), vice-presidente; e Fabiano Tolentino (PRTB).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715