Debate sobre financiamento da saúde é destaque em agenda lotada

Com destaque para o Debate Público "O Financiamento da Saúde no Brasil: em busca de soluções para o SUS", nesta segun...

16/09/2011 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Debate sobre financiamento da saúde é destaque em agenda lotada

Com destaque para o Debate Público "O Financiamento da Saúde no Brasil: em busca de soluções para o SUS", nesta segunda-feira (19/9/11), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais mantém uma semana recheada de atividades, com 20 audiências públicas. Além das reuniões ordinárias das comissões e do Plenário, para o período de 19 a 22, há ainda uma visita e dois encontros regionais do Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, em Paracatu (19) e Montes Claros (23).

Das audiências públicas das comissões, três são no interior, em Governador Valadares e Caratinga (Rio Doce) e Arinos (Noroeste). Entre as atividades extra-comissões, a semana terá outros lançamentos. No Plenário, às 20h30, acontece a Reunião Especial em comemoração dos 100 anos do Instituto da Previdência dos Servidores Militares de Minas Gerais (IPSM), por solicitação do deputado Sargento Rodrigues.

Na quarta-feira (21), às 16 horas, no Teatro, serão lançados os livros de Educação e Saúde "Pensando em Minas Especial". E na quinta-feira (22), às 19 horas, no Salão Nobre, é a vez da Frente Parlamentar de Promoção da Igualdade Racial. O requerimento é da deputada Maria Tereza Lara (PT).

Confira abaixo os temas, dias, horários e locais

Na segunda-feira (19), a Comissão de Saúde promove o Debate Público "O Financiamento da Saúde no Brasil: em busca de soluções para o SUS", para discutir a regulamentação da Emenda Constitucional 29, de 2000. O debate será realizado no Plenário, de 14 às 18 horas, a requerimento do deputado Carlos Mosconi (PSDB), presidente da comissão.

No mesmo dia, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia faz audiência pública às 14h30, no Plenarinho I, para debater a oferta de atendimento educacional especializado, em particular o papel das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), em face do Projeto de Lei 8.035/10, que está em tramitação no Congresso Nacional. A reunião foi solicitada pelo deputado Duarte Bechir (PMN).

Seminário - Ainda na segunda, ocorre o quinto encontro do Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, em Paracatu. O seminário será realizado a partir de 8 horas, na Câmara Municipal, situada na Praça JK, 449, Centro.

Na terça feira (20), a Cipe Rio Doce faz audiência em Governador Valadares, a partir de 9 horas, na Câmara municipal, que fica na Rua Marechal Floriano, 905, Centro. O objetivo é debater as Deliberações Normativas do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) 96/06 e 128/08, que convocam os municípios para o licenciamento ambiental de sistema de tratamento de esgoto e saneamento ambiental na Bacia do Rio Doce; os programas dos Governos Federal e Estadual para saneamento básico municipal; e a ampliação das áreas de vegetação nativa e recuperação de áreas degradadas na Bacia Hidrográfica do Rio Doce. O requerimento foi apresentado pelos deputados Carlos Henrique (PRB) e José Henrique (PMDB) e pela deputada Rosângela Reis (PV).

PPAG - Cinco comissões realizam audiências de monitoramento do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG): na terça-feira (20), às 9h30, a de Educação, no Plenarinho I; a de Administração Pública, no Plenarinho III; a de Segurança em conjunto com a de Direitos Humanos, no Teatro; e a de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no Auditório. As audiências foram solicitadas pelos presidentes de cada comissão e debatem os resultados do PPAG em cada área temática.

Ainda na terça-feira (20), a Comissão de Esporte, Lazer e Juventude, faz audiência às 15 horas, no Auditório. O objetivo é debater a importância do esporte como atividade de promoção da saúde e prevenção ao uso de drogas, a requerimento do deputado Fabiano Tolentino (PRTB).

Na quarta-feira (21), às 9h, no Auditório, a Comissão de Direitos Humanos debate a denúncia de possível perseguição do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais a uma enfermeira, por ela ter denunciado contratação irregular de profissional em um clube de lazer. A reunião foi solicitação do presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT).

No mesmo dia, às 10 horas, no Teatro, a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização faz audiência sobre a atuação e a estrutura física dos conselhos municipais de desenvolvimento ambiental. O requerimento é do deputado Pompílio Canavez (PT).

Deslocando-se para Caratinga, região do Rio Doce, a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, realiza audiência às 10 horas, na Câmara municipal, que fica à Rua Raul Soares, 145. O objetivo é debater a possibilidade de municipalização de trecho da Rodovia Estadual MG-329, da estrada Caratinga/Bom Jesus do Galho, e a possível invasão da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) "Feliciano Miguel Adballa" pelas obras da BR-474, com a manutenção do atual projeto executivo. O requerimento é de autoria do deputado Adalclever Lopes (PMDB).

E a partir das 10h30, no Plenarinho I, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência debate as políticas públicas estaduais voltadas para as pessoas com deficiência intelectual, em especial, os autistas, principalmente nas áreas da saúde e da educação. O requerimento é do deputado Célio Moreira (PSDB).

Nesse mesmo horário, no Plenarinho IV, será realizada reunião conjunta das Comissões de Saúde e de Defesa do Consumidor e do Contribuinte. O objetivo é debater a situação dos médicos, dos profissionais da área de fisioterapia e dos laboratórios de patologia e análises clínicas, frente aos valores pagos pelos planos de saúde pelos procedimentos e consultas realizados. O requerimento foi apresentado pelo deputado Délio Malheiros (PV).

Já às 14h30, no Plenarinho I, a capacitação profissional dos trabalhadores durante o período de recebimento do benefício do seguro-desemprego é tema de audiência da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social.. A reunião foi solicitada pelo deputado Adelmo Carneiro Leão (PT).

Preços de cartórios mobiliza comissão

Ainda na quarta-feira (21), a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte faz audiência pública, às 14h30, no Auditório. O objetivo é discutir o tabelamento de preços praticados pelos cartórios no Estado, sobretudo os de registros de imóveis, bem como o prazo para a entrega de serviços e o tempo de espera para o atendimento. A audiência foi solicitada pela deputada Luzia Ferreira (PPS).

No mesmo horário, no Plenarinho III, acontece a audiência da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia. O debate envolve o encerramento das atividades do turno da noite no Colégio Estadual Ordem e Progresso. Quem solicitou o debate foram os deputados Paulo Lamac (PT) e Sargento Rodrigues (PDT).

Já às 15 horas, no Plenarinho IV, temas como a implementação do Plano Diretor de Irrigação de Minas Gerais, o uso das águas, a vazão outorgável de bacias hidrográficas nacionais e a adoção de parcerias público-privadas para irrigação mobilizam a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial. O requerimento da audiência é originário de propostas do Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais, realizado pela Assembleia em fevereiro deste ano.

Visita - Encerrando a lista de atividades das comissões, às 15 horas, os deputados da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável visitam a Secretaria de Estado de Meio Ambiente. O objetivo é obter informações sobre os trabalhos executados pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Caldas, Sul de Minas. O requerimento é de autoria do deputado Célio Moreira (PSDB).

Na quinta-feira (22), será realizada audiência conjunta das Comissões de Segurança e de Administração, às 9 horas, no Auditório. O objetivo é discutir a atuação dos rondas noturnos e motovigias em Belo Horizonte. Quem solicitou o debate foi o deputado Neider Moreira (PPS).

A suposta violação do processo legal na transferência de policiais do Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate), sem a observância do ato administrativo, bem como as denúncias de improbidade administrativa cometida por superiores militares são o tema da reunião da Comissão de Direitos Humanos. A audiência, solicitada pelo deputado Sargento Rodrigues, será realizada às 9h30, no Plenarinho I.

À tarde, às 14h30, no Auditório, acontece reunião conjunta das Comissões do Trabalho e de Transporte. O assunto é a gratuidade do transporte intermunicipal para idosos. O requerimento é de autoria do deputado Fred Costa (PHS).

Na sexta-feira (23), os deputados vão a Arinos, Noroeste de Minas. O objetivo é discutir a integração dos órgãos e entidades dos Governos Federal e Estadual nas ações e intervenções pelo desenvolvimento sustentável em curso na Bacia do Rio Urucuia; a instalação do Parlamento do Sertão e o funcionamento do consórcio dos municípios das Bacias dos Rios Carinhanha e Urucuia. A audiência, da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização, foi solicitada pelo deputado Almir Paraca (PT) e será às 10 horas, no Centro de Referência em Tecnologias Sociais do Sertão, que fica na Avenida D, lote 01, Quadra 31/Sagarana, Arinos.

Montes Claros - E encerrando a semana, realiza-se em Montes Claros, Norte de Minas, o sexto encontro do Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade. Será no auditório da OAB, à Rua Walter Ferreira Barreto, 154 - Bairro Ibituruna.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715