Assembleia faz homenagem pelos 150 anos de Oliveira

Os 150 anos da emancipação do município de Oliveira (Centro-Oeste) foram comemorados na noite desta quinta-feira (15/...

15/09/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Assembleia faz homenagem pelos 150 anos de Oliveira

Os 150 anos da emancipação do município de Oliveira (Centro-Oeste) foram comemorados na noite desta quinta-feira (15/9/11) em Reunião Especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O requerimento para a homenagem foi do deputado Sávio Souza Cruz (PMDB), que presidiu a solenidade.

Em seu pronunciamento, o deputado destacou as origens e tradições da cidade. Oliveira, cuja emancipação completa 150 anos na próxima segunda-feira (19), é a terra do sanitarista Carlos Chagas, que foi o descobridor do agente causador do Mal de Chagas. Paulo Pinheiro Chagas e Eliseu Resende, também nascidos em Oliveira, foram outros dois nomes citados pelo deputado, por sua relevância nos cenários políticos mineiro e nacional. Sávio Souza Cruz falou, ainda, do tradicional carnaval, que atrai milhares de turistas para a cidade. Também destacou o fato de ter sido criada na cidade, em 1887, a Gazeta de Oliveira, posteriormente chamada de Gazeta de Minas, considerado o primeiro jornal Estado. Ao final, elogiou a gestão do prefeito Ronaldo Resende, destacando os avanços nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Ronaldo Resende disse que, diferentemente da maioria das cidades mineiras, Oliveira não teve sua origem ligada à mineração, mas por sua localização estratégica, pois servia de abrigo aos viajantes que seguiam a caminho de Goiás. Para o prefeito, o desenvolvimento da cidade se deveu, sobretudo, ao trabalho de "gerações e gerações".

"Presente simbólico" - Sávio Souza Cruz entregou ao prefeito de Oliveira, como um "presente simbólico", cópias impressas dos documentos que determinaram a emancipação de Oliveira, primeiramente à condição de freguesia, em 1832; depois, à condição de vila, em 1839; e, em 1861, com a assinatura da Carta de Lei 1.102, foi emancipada como município. Durante a solenidade, o deputado fez também a entrega da placa alusiva à homenagem pelos 150 anos de Oliveira.

Ao final da reunião, Sávio Souza Cruz leu pronunciamento do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), em que foram ressaltados os momentos importantes da história da cidade.

Cidade era ponto de confluência de tropeiros

A história da cidade de Oliveira tem origem a partir da segunda metade do século XVI, sendo usada como pouso e abrigo a viajantes portugueses que seguiam rumo a Goiás. O surgimento da cidade se deu, principalmente, pelo desenvolvimento da agricultura e da pecuária. Atualmente, a economia da cidade assenta-se no setor de serviços.

O município tem forte tradição cultural, sendo destaque em algumas manifestações, como o Congado. O Carnaval e a Semana Santa atraem milhares de pessoas para a cidade. Entre os atrativos da cidade, destacam-se o Coqueiro Abraçado, centenária figueira onde cresceu um coqueiro; o Cristo Redentor; a Casa de Cultura Carlos Chagas, a Catedral de Nossa Senhora de Oliveira, em estilo gótico e a antiga Igreja Matriz do século XVIII, em estilo barroco. E ainda a Igreja do Senhor dos Passos e o Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

Presenças - Compuseram a mesa da solenidade o prefeito de Oliveira, Ronaldo Resende; o vice- prefeito, Nalton Moreira; o líder do Governo na Câmara Municipal de Oliveira, vereador Geraldo Vieira; o ex-deputado estadual Nelson Leite; e o deputado federal Mauro Lopes.

Durante a solenidade, houve apresentação do quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715