Técnicos falam sobre execução do PPAG na área de transporte

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais recebeu, nesta quint...

15/09/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Técnicos falam sobre execução do PPAG na área de transporte

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais recebeu, nesta quinta-feira (15/9/11), representantes do Poder Executivo que fizeram um balanço da execução de projetos previstos no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2008/2011 ligados ao setor de transportes. A iniciativa faz parte de uma série de audiências públicas promovidas pelas comissões temáticas da Assembleia, cujo objetivo é monitorar o andamento do PPAG, uma das peças do sistema orçamentário do Estado. A reunião foi conduzida pelo vice-presidente da comissão, deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB).

José Antônio Costa Cintra, do projeto estruturador Lares Gerais, falou dos resultados do programa, que tem o objetivo de reduzir o déficit habitacional no Estado para famílias de baixa renda e conceder financiamentos para aquisição de casa própria a servidores da área de segurança pública. Segundo ele, de 2008 a 2010 o Governo de Minas investiu R$ 299,3 milhões na construção de 13.204 unidades habitacionais. Desse total, 12.453 foram entregues. Apesar de a meta de construções ter sido superada em 80 residências, o custo foi de 88,3% do previsto. A casa padrão tem 36,27 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviços. Conta ainda com aquecedor solar. Dos 6.312 servidores da segurança pública cadastrados no programa, 960 foram atendidos, recebendo financiamentos de R$ 63,4 milhões

Os resultados do programa Minas Avança, cujo objetivo é promover o desenvolvimento urbano em cidades-polo mineiras de pequeno e médio porte, foram apresentados pelo seu gerente, Bruno Oliveira Alencar. Sem citar valores, ele mostrou uma lista com as obras já concluídas e as que estão em andamento em cidades como Lavras, Viçosa, Frutal, Governador Valadares e Araxá, entre outras. Além de construção de centros de convenções, quadras poliesportivas e pavimentação de avenidas e vias de acesso aos municípios, Alencar mencionou as obras de revitalização de diversos aeroportos regionais.

Triângulo Mineiro - O gerente do projeto estruturador Potencialização da Infraestrutura Logística da Fronteira Agroindustrial, Eugênio Botinha, falou dos avanços obtidos até hoje na pavimentação e restauração de rodovias no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. Dos 691,7 quilômetros projetados para receberem obras com recursos do Tesouro estadual, 116,91 estão concluídos, ao custo de R$ 218,5 milhões. O gerente citou também os convênios para pavimentação e recuperação de estradas que atendem aos empreendimentos agrícolas e agroindustriais da região. Nesse caso, dos 356,79 quilômetros previstos, ao custo de R$ 181,3 milhões, 207,4 quilômetros estão concluídos.

Qualidade das rodovias estaduais melhorou, diz gestor

Já em relação ao Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária de Minas Gerais (Pro-MG), seu gerente, Luiz Alberto Dias Mendes, destacou as obras realizadas nas rodovias sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG). O programa, segundo ele, contempla uma extensão de 10.585 quilômetros. De 2008 a agosto de 2011, foram executadas obras de recuperação em 4.340,6 quilômetros, ao custo de R$ 933,7 milhões. Além disso, foram construídas 12 praças para abrigar postos de pesagem. O gerente informou ainda que, em termos de qualidade das rodovias estaduais, em dezembro de 2003 apenas 36% eram avaliadas como boas. Esse percentual subiu para 77% em dezembro de 2010.

O gerente executivo do Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (ProAcesso) e diretor de Infraestrutura Rodoviária do DER-MG, Marcos Antônio Frade, apresentou resultados alcançados pelo projeto no período de execução do PPAG 2008-2011. Até 11/9/11, foram atendidos um total de 108 municípios, sendo pavimentados 3.294 km. O total investido foi de R$ 2,49 bilhões. Para 2011, o investimento total é de R$ 493 milhões. Já foi cumprida 76% da meta de pavimentação, em um total de 456 km. Em termos de municípios, a previsão é atender 19 localidades nesse ano, sendo que em 10 já foram concluídas as obras. Marcos Antônio Frade destacou a importância do projeto: "É um programa de impacto social forte, que afeta municípios de pequeno porte".

Segurança nas estradas recebe o dobro dos recursos previstos

Com o objetivo de melhorar a segurança nas estradas e aumentar capacidade das rodovias, o projeto de Aumento da Capacidade e Segurança dos Corredores de Transporte (Proseg) extrapolou praticamente o dobro do orçamento estipulado para o período 2008-2011 (até agosto de 2011). A previsão orçamentária anual era de R$ 148 milhões, mas os gastos foram de R$ 299 milhões. Uma das conquistas do projeto foi a implantação do Serviço de Atendimento Integrado (SAI). O SAI atende, de forma gratuita, usuários que precisam, por exemplo, de serviços de guincho e de recolhimento de animais em trechos da Linha Verde e no Sul de Minas. "Uma vez que a malha está sendo recuperada e ampliada, é preciso garantir que as rodovias estejam seguras para evitar perdas humanas e econômicas", destacou Diego Vettori, diretor executivo do projeto e superintendente de Infraestrutura de Transportes da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).

Marcus Eugênio Rocha, do projeto "RMBH", destacou algumas ações concluídas no período 2008-2011 na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo o assessor, o programa "é bastante complexo do ponto de vista das ações, pois aborda várias temáticas, como infraestruturas viária, urbana e turística". Entre as ações destacadas, ele falou sobre a construção de nove viadutos da Linha Verde em 2008, a recuperação do fundo do canal do Arrudas no trecho entre a Alameda Ezequiel Dias e a Avenida do Contorno em 2009, a conclusão do Sistema de Acesso à Cidade Administrativa em 2010 e a conclusão da duplicação da Avenida Antônio Carlos em 2011. O órgão responsável pelo projeto é a Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão Metropolitana. O objetivo é promover a gestão integrada da Região Metropolitana de Belo Horizonte, tornando-a mais competitiva e elevando a qualidade de vida da população.

Após ouvir os convidados, o deputado Celinho do Sinttrocel afirmou que "todas as metas traçadas do PPAG relacionadas a programas habitacionais e à recuperação de estradas, entre outros, têm sido cumpridas". O parlamentar, no entanto, lamentou a ausência de projetos na área de comunicação no atual PPAG. Segundo ele, houve falta de programas ligados, por exemplo, à telefonia celular.

Presença - Deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), vice-presidente da comissão.

 

 

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