Pronto para Plenário reajuste de salários dos servidores do Judiciário

Está pronto para apreciação, em 1º turno, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais o Projeto de Lei (PL)...

14/09/2011 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Pronto para Plenário reajuste de salários dos servidores do Judiciário

Está pronto para apreciação, em 1º turno, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais o Projeto de Lei (PL) 2.125/11, do Tribunal de Justiça, que reajusta em 6,51% os salários dos servidores do Judiciário do Estado. A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária aprovou, nesta quarta-feira (14/9/11), parecer favorável ao projeto. O deputado Zé Maia (PSDB), presidente da comissão e relator da matéria, opinou pela sua aprovação com a emenda nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça.

Servidores acompanham - A aprovação de parecer sobre o projeto em mais uma comissão foi aplaudida por servidores do Judiciário, que compareceram ao Plenarinho III para acompanhar a reunião. Eles traziam faixas e cartazes defendendo a aprovação do projeto em caráter urgente. O deputado Sargento Rodrigues (PDT) e a deputada Maria Tereza Lara (PT) parabenizaram os servidores por mais uma etapa vencida.

Segundo o parecer, a reposição de 6,51% tem como base a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado entre maio de 2010 e abril de 2011. O impacto financeiro no Tribunal de Justiça para este ano é estimado em 3,59%; 3,45% em 2012; e 3,34% em 2013. Já para o Tribunal de Justiça Militar, nos mesmos anos, será de 5,24%, 4,98% e 4,74%, respectivamente.

O relator, deputado Zé Maia, informou ainda no parecer que a despesa decorrente da aplicação do índice em 2011 será de R$ 73.062.246,55 para o Tribunal de Justiça e de R$ 1,06 milhão para o Tribunal de Justiça Militar. Ele explica ainda que a despesa com pessoal dos dois tribunais representa 5% da receita corrente líquida dos últimos 12 meses e tendo como referência o mês de junho, acrescida do impacto da proposição. De acordo com Zé Maia, esse percentual situa-se dentro dos limites legal e prudencial previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal, não havendo obstáculos à aprovação da matéria.

Crédito suplementar - Originalmente, a proposição também autorizava a abertura de crédito suplementar para os dois tribunais. Mas a emenda nº 1 da CCJ retirou essa parte do texto, sob a alegação de que assuntos de natureza orçamentária devem ser tratados como proposições autônomas, com tramitação própria.

Outros projetos foram analisados pela comissão nesta terça-feira. Para conferir o resultado completo da reunião, basta acessar o site www.almg.gov.br, na página Atividade Parlamentar/Comissões.

Presenças - Deputados Zé Maia (PSDB), presidente; João Vítor Xavier (PRP), Antônio Júlio (PMDB), Sargento Rodrigues (PDT), Gustavo Corrêa (DEM) e Rômulo Viegas (PSDB) e deputada Maria Tereza Lara (PT).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715