Maioria das lojas de shoppings descumprem lei em defesa do consumidor

A maior parte das lojas localizadas nos shoppings de Belo Horizonte não está cumprindo a legislação que obriga o forn...

01/09/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Maioria das lojas de shoppings descumprem lei em defesa do consumidor

A maior parte das lojas localizadas nos shoppings de Belo Horizonte não está cumprindo a legislação que obriga o fornecedor de produtos e serviços a afixar nas dependências de seu estabelecimento informações relativas aos órgãos públicos de defesa do consumidor, como endereço, telefone e site. É o que constata pesquisa realizada pelo Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais entre os dias 29 e 31 de agosto.

A pesquisa foi feita em 59 lojas de shoppings, ficando provado que 86% delas não cumpriram o disposto na Lei Estadual 11.823/95 e no Decreto Estadual 44.925/08, que a regulamenta. Apenas 14% dos estabelecimentos pesquisados cumpriram os dispositivos legais, de acordo com a pesquisa.

Os pesquisadores do Procon percorreram os seguintes shoppings da Capital: Minas, Del Rey, BH, Cidade, Diamond e Boulevard. Nesses, apenas a livraria Leitura (Shoppings Del Rey e Cidade), as lojas Oi (Del Rey), Datelli (Diamond), Riachuelo (Cidade), Via 360 (Boulevard), as Óticas do Povo (Cidade) e o supermercado Carrefour (Cidade) estavam cumprindo a lei.

Estabelecimentos comerciais conhecidos, como Lojas Americanas, Dadalto, Magazine Luiza, Drogaria Araujo, Saraiva Mega Store, Boticário e lojas de operadoras de telefonia como a Tim e a Claro, não estavam cumprindo a determinação legal. A livraria Leitura, que figura como cumpridora da lei nos shoppings Del Rey e Cidade, não mantém a mesma postura no Boulevard e no BH Shopping.

Maior parte dos estabelecimentos mantém Código em local visível

A fiscalização educativa do Procon comprovou, porém, que a maior parte dos estabelecimentos comerciais pesquisados (62%) cumpre na íntegra o disposto na Lei Federal 12.291/10 e na Lei Estadual 14.788/03, segundo as quais as lojas devem possuir e manter em local visível o Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com a pesquisa, 32% descumpriram o disposto nessas Leis, enquanto os 6% restantes descumpriram parcialmente a legislação, ou seja, possuem o Código de Defesa do Consumidor em local pouco visível, ou não possuem a placa informando que o estabelecimento possui o Código de Defesa do Consumidor. Esses percentuais correspondem a 37 lojas que cumpriram na íntegra o disposto nas leis, 19 que não cumpriram, e 3 que descumpriram em parte.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

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