Divinópolis recebe na sexta (30) seminário contra a pobreza

Encontro no Centro-Oeste de Minas é o nono da programação do Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade

27/09/2011 - 11:02

O Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade chega nesta sexta-feira (30/9/11) a Divinópolis (Centro-Oeste), que recebe o nono encontro regional do evento. A iniciativa é da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com o apoio de mais de 80 entidades. As inscrições para o encontro podem ser feitas até esta quarta (28), no site da Assembleia (www.almg.gov.br). Depois desse prazo, os interessados podem fazer a inscrição no dia do seminário, se houverem vagas. O evento será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (rua Minas Gerais, 900, Centro).

A abertura do seminário está marcada para às 8 horas e contará com a presença do presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), e do prefeito e do presidente da Câmara de Divinópolis, Vladimir de Faria Azevedo e Paulo César dos Santos, respectivamente.

O seminário tem como objetivo identificar as principais questões relacionadas com a pobreza e as desigualdades no Estado, propor ações de enfrentamento dessa realidade e avaliar políticas públicas.

Durante a manhã, a programação inclui a exposição sobre a dimensão da pobreza e o contexto socioeconômico da região. Dois grupos de trabalho vão se reunir em torno de dois eixos de discussão: desenvolvimento social e desenvolvimento econômico sustentável do Estado. Entre os temas debatidos estão promoção e proteção social, educação, saúde e cultura.

À tarde, os grupos vão apresentar um relato de suas discussões, além de indicar os representantes regionais eleitos para participar da etapa final do seminário, que ocorre em Belo Horizonte entre 24 e 26 de outubro, quando será formulado um documento final com as propostas aprovadas durante o evento, que servirá como subsídio para as ações do Legislativo mineiro. Essas propostas poderão também ser incorporadas ao Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e ao Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), e assim, se transformarem em políticas públicas e ações de governo.

Centro-Oeste apresenta índice de criminalidade em alta
Apesar de possuir o segundo menor índice de homicídios do Estado, com menos de dez ocorrências por cem mil habitantes, a região Centro-Oeste apresentou crescimento significativo dessa taxa entre os anos 2005 e 2010.

Em relação à mortalidade infantil, os índices chegam a cerca de 13 mortes por mil nascidos vivos, o que faz com que o Centro-Oeste e as regiões Norte e Noroeste do Estado ocupem uma posição intermediária se comparada às demais regiões do Estado.

Desenvolvimento - Responsável por 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB), 2,1% das exportações e 6,1% dos empregos formais, o Centro-Oeste de Minas tem sua geração de renda concentrada no setor de serviços (60,4%), com destaque também para a indústria (25,1%) e a agropecuária (14,5%). Dentre as atividades econômicas desenvolvidas na região estão a produção de cerâmica, bebidas, calçados, minerais não metálicos, fogos de artifício, fundição, têxteis, artigos do vestuário e ferro-gusa.

O agronegócio, incluindo a agroindústria, o setor terciário avançado e as demais atividades de alto valor agregado são os principais vetores de desenvolvimento econômico em parte do Centro-Oeste de Minas e na porção oeste do território mineiro, principalmente no Triângulo Mineiro.

Programação
7h30 - Credenciamento
8 horas - Abertura com o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB); o prefeito de Divinópolis, Vladimir de Faria Azevedo; e o presidente da Câmara Municipal, Paulo César dos Santos
9 horas - Exposição sobre o contexto socioeconômico da região
10 horas - Grupos de Trabalho
* Grupo 1 - Desenvolvimento Social
* Grupo 2 - Desenvolvimento Econômico Sustentável
12 horas - Almoço
13h30 - Continuação dos Grupos de Trabalho
16h30 - Plenária final
Relato do trabalho dos grupos e apresentação dos representantes regionais eleitos nos grupos
17h30 - Encerramento