Projeto isenta municípios de ICMS cobrado nas contas de luz

Recebeu parecer pela legalidade, em sua forma original, o Projeto de Lei (PL) 1.519/11, do deputado Inácio Franco (PV...

30/08/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Projeto isenta municípios de ICMS cobrado nas contas de luz

Recebeu parecer pela legalidade, em sua forma original, o Projeto de Lei (PL) 1.519/11, do deputado Inácio Franco (PV), que isenta os municípios mineiros do ICMS cobrado nas contas de energia elétrica. Segundo o autor da proposta, com a isenção do ICMS, os municípios podem liberar recursos para serem gastos em serviços públicos relevantes. O parecer favorável foi aprovado na reunião desta terça-feira (30/8/11) da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O projeto acrescenta dispositivo à Lei 9.944, de 1989, que altera dispositivos da Lei 6.763, de 1975, e da Lei 9.758, de 1989.

Em seu parecer, o relator, deputado André Quintão (PT), esclarece que cabe à Assembleia definir, ou mesmo alterar, o percentual das alíquotas, o fato gerador, as possibilidades de isenção do tributo, como também estabelecer a possibilidade de parcelamento. Explica ainda que o caso não configura hipótese de guerra fiscal, já que não consiste na concessão de benefícios fiscais para atração de investimentos no Estado e o município é contribuinte de fato do imposto.

No entanto, pondera que a proposição deverá ser mais bem avaliada em relação ao mérito quando tramitar pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, especialmente quanto à sua compatibilidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Incentivo à exploração da pedra de verdete para fins agrícolas passa na CCJ

Recebeu parecer pela constitucionalidade nesta terça-feira (30) o PL 251/11, do deputado Elismar Prado (PT), que isenta do ICMS a saída de fertilizantes agrícolas derivados direta ou indiretamente da pedra de verdete, em operação estadual ou interestadual. O relator, deputado Sebastião Costa (PPS), não sugeriu modificações ao projeto, acatado na forma original em reunião da Comissão de Constituição e Justiça.

O objetivo da proposição é incentivar em Minas a exploração e a comercialização da pedra de verdete e seus derivados. Encontrada em abundância na região Noroeste do Estado e considerada uma alternativa ao suprimento de potássio para a agricultura, a pedra de verdete é definida no projeto como sendo "o mineral silicatado de potássio que constitui matéria-prima para a produção do termofosfato de potássio". O projeto tramita em 1º turno e precisa de parecer também da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária para ser votado no Plenário.

Benefícios - Para o autor, apesar da preocupação com o desenvolvimento sustentável em vários segmentos, na agricultura a maior parte dos fertilizantes usados provoca danos ambientais, ao passo que o uso da pedra de verdete na fabricação do produto não contaminaria o solo.

Segundo Elismar Prado, o incentivo pretendido tem relação direta ainda com impacto positivo no superávit da balança comercial brasileira, pois o Brasil importaria anualmente mais de 2,6 milhões de toneladas de matérias-primas e produtos intermediários de potássio para fertilizantes, a um custo de cerca de U$ 600 milhões.

O relator acatou justificativa do autor de que o projeto, além dos benefícios ambientais e econômicos, também não fere a Lei de Responsabilidade Fiscal por não implicar renúncia de receita, caso em que deveria estar acompanhado de estimativa do impacto orçamentário-financeiro. O parecer destaca, nesse sentido, que a exploração e a comercialização da pedra de verdete e de seus fertilizantes ainda não ocorrem no Estado, não havendo assim que se falar em renúncia e nem na exigência de que sejam firmados convênios para isenção no Conselho Nacional de Política Fazendária.

O parecer destaca que, apesar de requerimento de diligência (pedido de informações) feito em 7 de junho passado, a Secretaria de Estado de Fazenda não se manifestou sobre o projeto.

Outros projetos foram analisados pela comissão nesta terça-feira. Para conferir o resultado completo da reunião, basta acessar o site www.almg.gov.br, na página Atividade Parlamentar/Comissões.

Presenças - Deputados Sebastião Costa (PPS), presidente; Bruno Siqueira (PMDB); André Quintão (PT); Cássio Soares (PRTB); Delvito Alves (PTB); Sargento Rodrigues (PDT); e a deputada Rosângela Reis (PV)

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715