ALMG vai a quatro cidades do interior na semana de 29/8 a 2/9

A semana de 29/8 a 2/9/11 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais terá como destaques temas importantes como direit...

26/08/2011 - 00:03
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

ALMG vai a quatro cidades do interior na semana de 29/8 a 2/9

A semana de 29/8 a 2/9/11 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais terá como destaques temas importantes como direitos humanos, indústria, comércio e segurança pública no Estado. Quatro eventos estão agendados para o interior, nas cidades de Patrocínio, Teófilo Otoni, Unaí e Ibirité. Reuniões especiais em homenagem à Maçonaria e ao Corpo de Bombeiros também estão programadas.

O primeiro evento da semana é o debate público que a Comissão de Direitos Humanos realiza no Plenário, a partir das 9 horas desta segunda-feira (29), com o tema "A luta pela anistia e a condenação do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos".

Requerida pelo deputado Durval Ângelo (PT), a reunião celebra os 32 anos da Lei Federal 6.683, de 1979, conhecida como a Lei da Anistia, e vai trazer à Assembleia estudiosos do tema e familiares de mortos e desaparecidos políticos. Entre outros tópicos, será debatida a sentença da Corte Interamericana, que condenou o Brasil pelo desaparecimento de cerca de 60 pessoas durante a guerrilha do Araguaia, movimento de resistência à ditadura militar criado no início da década de 1970.

Ainda na segunda-feira (29), a partir das 13h30, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai verificar o nível de poluição na lagoa da Petrobras, em Ibirité (Região Metropolitana de Belo Horizonte). A visita foi requerida pelo deputado Ivair Nogueira (PMDB). Segundo ele, a lagoa recebe despejo de origem industrial, proveniente da atividade de refino de petróleo pela Petrobras. Pelo fato de ela ter ligação com o rio Paraopeba que, por sua vez, deságua no rio São Francisco, o quadro de poluição ambiental fica ainda mais grave, justifica o parlamentar.

Outra atividade prevista para segunda-feira (29) é a audiência pública que a Comissão de Participação Popular realiza no Auditório, às 14h30. O tema será a implantação da jornada de 30 horas para assistentes sociais, conforme determina a Lei Federal 12.317, de 2010. O autor do requerimento é o deputado André Quintão (PT).

Ainda na segunda-feira (29), às 11 horas, a comissão visita o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, para tratar da escassez de água em pequenas comunidades rurais do Norte de Minas. O requerimento também é do deputado André Quintão, que vai cobrar a revisão dos critérios adotados pela Copanor para o atendimento a pequenos viarejos.

Às 20 horas de segunda (29), a Maçonaria será homenageada pelo Dia do Maçom, em Reunião Especial no Plenário. O evento atende a solicitação do deputado Fabiano Tolentino (PRTB).

Debate avalia situação da indústria mineira

Um debate para avaliar a situação da indústria e do comércio no Estado diante do cenário nacional e internacional está previsto para a próxima terça (30), às 9 horas, no Teatro. Promovido pela Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo, o encontro prevê a presença de autoridades como a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, o secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Colombini, e o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade. Os autores do requerimento são os deputados Dalmo Ribeiro Silva e Rômulo Viegas, ambos do PSDB.

Já a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização estará na terça (30) em Patrocínio (Alto Paranaíba). A partir das 13 horas, na Câmara Municipal, deputados, autoridades e também representantes de trabalhadores vão discutir os efeitos sociais, econômicos e ambientais provocados pelo decreto municipal que desapropria 4.700 hectares de áreas produtivas que pertencem a dezenas de pequenos agricultores. O deputado Almir Paraca (PT) e a deputada Liza Prado (PSB) querem obter esclarecimentos sobre os objetivos dessa desapropriação sob a justificativa de "utilidade pública".

Comissão discute serviço de hemodiálise em BH

Na quarta-feira (31), a Comissão de Direitos Humanos vai debater a denúncia de descumprimento, em Belo Horizonte, de resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que estabelece normas para o funcionamento dos serviços de diálise. De acordo com a Associação dos Pacientes e Transplantados Renais de Belo Horizonte e a Associação Nacional de Pacientes Doadores de Órgãos, a Resolução da Diretoria Colegiada 154, de 2004, não está sendo cumprida, o que coloca em risco os doentes renais crônicos que se submetem a hemodiálise pela Prefeitura de Belo Horizonte. O requerimento para a reunião é do deputado Durval Ângelo.

Em comemoração ao Dia do Nutricionista, a Comissão de Participação Popular promove um debate na quarta (31), às 14h30, no Auditório, sobre a campanha "Fome, obesidade, desperdício: não alimente este problema", do Conselho Nacional dos Nutricionistas e dos Conselhos Regionais de Nutricionistas. O vice-governador e presidente do Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, Alberto Pinto Coelho, é um dos convidados para a reunião, solicitada pelo deputado André Quintão (PT).

Outra audiência pública marcada para quarta-feira (31) será realizada pela Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial. A partir das 15 horas, no Plenarinho IV, autoridades e técnicos da área de pesca discutem o licenciamento ambiental para a instalação de tanques-rede no lago de Furnas. O requerimento é do deputado Antônio Carlos Arantes (PSC).

Denúncia de morte de menores será investigada

Já na quinta-feira (1º/9), o tema da audiência pública da Comissão de Direitos Humanos são as condições do sistema socioeducativo do Estado. Denúncia formulada pelo Ministério Público informa que nos últimos três anos a precariedade do sistema permitiu a morte de pelo menos 30 adolescentes infratores. A reunião, solicitada pelo deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), será às 9 horas, no Auditório.

Também na quinta (1o), Teófilo Otoni (Vale do Mucuri) recebe mais um encontro regional do Fórum Técnico Segurança nas Escolas: Por uma cultura de paz. Durante todo o dia, especialistas discutem problemas enfrentados pelos alunos e profissionais da educação, decorrentes da violência dentro e fora do ambiente escolar, além de propostas de integração de órgãos e políticas públicas relacionadas à questão da violência nesse ambiente. O evento também pretende buscar, nas entidades representativas da sociedade civil e nos setores público e privado, subsídios para a formulação de políticas públicas visando à prevenção e ao combate à violência nas escolas.

Ainda na quinta-feira (1º), acontece uma Reunião Especial no Plenário, às 20 horas, para homenagear o Corpo de Bombeiros pelos 100 anos de sua fundação. O evento atende a requerimento do deputado Vanderlei Miranda (PMDB).

Campus de universidade federal mobiliza Unaí

Já na sexta-feira (2), a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização realiza audiência em Unaí (Noroeste de Minas). O objetivo é debater a implantação de um campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri na região. A reunião, que contará com a participação de lideranças e autoridades locais será no Sindicato dos Produtores Rurais, a partir das 9 horas. O autor do requerimento é o deputado Almir Paraca.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715