Na solenidade, houve a entrega da placa alusiva à homenagem

ALMG comemora os 90 anos da Nestlé Brasil

Os 90 anos da Nestlé Brasil foram celebrados na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na noite desta quinta-feira (...

25/08/2011 - 22:30

Os 90 anos da Nestlé Brasil foram celebrados na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na noite desta quinta-feira (25/8/11). A homenagem ocorreu em Reunião Especial de Plenário e contou com a presença do presidente da Nestlé Brasil, Ivan Zurita; do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB); do vice-governador do Estado, Alberto Pinto Coelho; além de diretores e funcionários da empresa, autoridades, entre outros. O Coral Canarinhos, de Itabirito, sob a regência do maestro Eric Lanna, fez uma apresentação musical.

O presidente da Nestlé Brasil, Ivan Zurita, agradeceu a homenagem. Em seu discurso, ele afirmou que na comemoração dos seus 90 anos no País, a Nestlé reafirma os valores de compromisso com a qualidade e a sustentabilidade, que sempre moveram a empresa em sua parceria com o desenvolvimento do Brasil. "Fazer negócio para nós só tem sentido se for garantida a qualidade e a sustentabilidade", disse.

Ele falou sobre as ligações da empresa com o Brasil e do reconhecimento e da presença de seus produtos nos lares brasileiros. "A Nestlé é uma empresa multinacional de sabor local", afirmou.

Ivan Zurita também falou sobre as relações da empresa com Minas Gerais. Ele lembrou que é em uma das fábricas mineiras, a localizada em Montes Claros, que o Leite Moça, um dos produtos de maior destaque, é produzido e comercializado para o Brasil e para outros países. Segundo ele, são vendidas hoje sete latas de Leite Moça por segundo.

A empresa – A primeira fábrica da Nestlé no Brasil foi inaugurada em 1921, em Araras (SP), e, atualmente, há 30 em atividade. Em Minas Gerais, a primeira unidade começou a funcionar em 1941, em Uberaba. Entre 1960 e 1990, a Nestlé inaugurou filiais em Ibiá (Alto Paranaíba), Ituiutaba (Triângulo), Montes Claros (Norte de Minas), São Lourenço (Sul de Minas) e Teófilo Otoni (Jequitinhonha/Mucuri).

A instituição foi criada em 1866, em Vevey, na Suíça, por Henri Nestlé, que lançou uma farinha láctea para crianças. A empresa tem 449 unidades em 83 países e a produção abrange alimentos como leite condensado, chocolates, bebidas lácteas, sopas e cereais.

Deputados destacam trabalho de combate à mortalidade infantil

O trabalho desenvolvido pela empresa no combate à mortalidade infantil, e que teve início com a criação da farinha láctea foi destacado na solenidade pelo presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, e pelo 3°-secretário da ALMG e autor do requerimento para a realização da reunião, deputado Jayro Lessa (DEM). "Desde sua fundação, na Suíça, a Nestlé demonstra uma permanente preocupação humanitária, ao pesquisar e comercializar alimentos destinados a combater a mortalidade infantil", afirmou Dinis Pinheiro. Ele também destacou o respeito ao meio ambiente

De acordo com o deputado Jayro Lessa, foi justamente a preocupação com a mortalidade de recém-nascidos que motivou o fundador da empresa, Henri Nestlé, a desenvolver a farinha láctea. "A criação da Nestlé é fruto de uma necessidade humanitária, com a elaboração de um produto destinado a ajudar na sobrevivência de um bebê", disse. Segundo ele, a farinha láctea salvou a vida de muitas crianças, passando a ser recomendada por médicos e farmacêuticos.

Em seus discursos, os parlamentares também falaram sobre o papel desenvolvido pelo presidente da Nestlé Brasil, Ivan Zurita. Dinis Pinheiro lembrou que Zurita começou na empresa como estagiário e hoje ocupa um papel de exemplo e motivação para os outros funcionários e para o País. "Seus funcionários orgulham-se de pertencer aos quadros da maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar", disse.

Economia – Dinis Pinheiro e Jayro Lessa ainda destacaram a importância da Nestlé para a economia brasileira. Segundo o presidente da ALMG, a empresa emprega, direta ou indiretamente mais de 200 mil famílias, além de ter a política de não importar matéria-prima.

De acordo com Jayro Lessa, as fábricas da Nestlé no Brasil são responsáveis, atualmente, pelo maior volume de compra de leite e de exportação de café solúvel. Ele também falou sobre o papel desempenhado pelas fábricas da empresa em Minas Gerais, que contribuem diretamente para o aquecimento da economia mineira e para a oferta de trabalho e renda à população.

Antes do início da solenidade, o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, recebeu em seu gabinete o presidente da Nestlé Brasil, Ivan Zurita; integrantes da diretoria da empresa, o vice-governado, Alberto Pinto Coelho; e parlamentares.

Presenças – Compuseram a mesa da solenidade os deputados Dinis Pinheiro (PSDB), presidente; Jayro Lessa (DEM), 3º-secretário; o presidente da Nestlé Brasil, Ivan Zurita; e o vice-governador do Estado, Alberto Pinto Coelho.