Projeto que prevê reajuste para servidores do TJMG passa por comissão

Servidores do Poder Judiciário do Estado poderão receber reajuste de 6,51% em seus vencimentos, com pagamento retroat...

25/08/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Projeto que prevê reajuste para servidores do TJMG passa por comissão

Servidores do Poder Judiciário do Estado poderão receber reajuste de 6,51% em seus vencimentos, com pagamento retroativo a 1º de maio. A Comissão de Constituição e Justiça aprovou, nesta quinta-feira (25/8/11), parecer pela legalidade do Projeto de Lei (PL) 2.125/11, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que trata do assunto. O relator da matéria foi o presidente da comissão, deputado Sebastião Costa (PPS).

O percentual foi definido com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apurado entre maio de 2010 e abril de 2011. O projeto prevê um impacto de 3,59% para este ano no orçamento do TJMG. Para o Tribunal de Justiça Militar, o impacto será de 5,24%.

O projeto também autoriza a abertura de crédito suplementar de R$ 74,122 milhões. Porém, o relator afirmou que assuntos de natureza orçamentária devem ser tratados como proposições autônomas, com tramitação própria. Por isso, apresentou a emenda nº 1, que retira do texto o artigo 2º, que trata da abertura de crédito suplementar.

Projeto estabelece que empresas comprovem o incentivo a jovens trabalhadores

Outro projeto que teve parecer pela constitucionalidade aprovado pela comissão foi o PL 1.944/11, que acrescenta dispositivo à Lei 15.981, de janeiro de 2006, que cria o Fundo de Incentivo ao Desenvolvimento (Findes). De autoria do deputado Bruno Siqueira (PMDB), a proposição pretende acrescentar o inciso IV ao artigo 6º da lei, que dispõe sobre as condições a serem observadas pelos programas mantidos com recursos do Findes.

De acordo com a proposta, a empresa beneficiária dos recursos do fundo deverá comprovar a adoção de medidas de incentivo ao acesso de trabalhadores sem experiência ao mercado de trabalho. Segundo justificativa do autor, um dos maiores problemas enfrentados pelos jovens e recém-formados em cursos profissionalizantes e superiores é a exigência de comprovação de experiência profissional para inserção no mercado de trabalho. O relator do projeto, deputado Cássio Soares (PRTB), opinou por sua aprovação na forma original.

Informações - Receberam pedido de prazo regimental para emissão de parecer os PLs 525/11; 1.659/11 e 1.837/11. Foram encaminhados a outros órgãos para informações (diligência) os PLs 1.266/11e 2.253/11. O PL 947/11 recebeu parecer pela insconstitucionalidade.

A comissão analisou ainda outras proposições nesta quinta. Para conferir o resultado completo da reunião basta acessa o site da Assembleia (www.almg.gov.br) e clicar na página Atividade Parlamentar/Comissões.

Presenças - Deputado Sebastião Costa (PPS), presidente; Bruno Siqueira (PMDB); Cássio Soares (PRTB); Rômulo Viegas (PSDB); Duarte Bechir (PMN); Rogério Correia(PT); Pompílio Canavez (PT)

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715