Plenário recebe PMDI e projetos de regime especial de tributação

Na Reunião Ordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, desta terça-feira (23/8/11), foram recebi...

23/08/2011 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Plenário recebe PMDI e projetos de regime especial de tributação

Na Reunião Ordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, desta terça-feira (23/8/11), foram recebidas dez mensagens do governador Antônio Anastasia, entre elas a que contém o Projeto de Lei (PL) 2.337/11, que atualiza o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) 2011/2030. O PMDI trata do planejamento de longo prazo do Estado e é uma das quatro leis do planejamento orçamentário.

A atual revisão, que estendeu o horizonte do planejamento do Estado por 20 anos, foi necessária, segundo a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), pelas mudanças de cenários econômicos, depois da crise econômica de 2008/2009. O PMDI implantará um novo conceito administrativo, o Estado em Rede, que tem como fundamento a cooperação com outras esferas da sociedade.

O Estado em Rede conta com quatro sistemas setoriais: governança institucional; planejamento, gestão e finanças; direitos sociais e cidadania; e desenvolvimento sustentável, tendo como princípios a transparência, as prioridades claras, o engajamento da sociedade civil e a participação com qualidade.

O PMDI traz como inovação a estratégia regionalizada, com o estímulo da participação da sociedade na sua definição e a inclusão de indicadores de curto e médio prazo. Entre as ações, o plano prevê dez desafios de longo prazo, como reduzir a pobreza e as desigualdades, aumentar o nível de emprego, diversificar a economia, estimular a inovação e garantir moradia.

O PL 2.337 contempla 11 redes de desenvolvimento integrado, entre elas a de atenção à saúde, a de educação e direitos sociais, a de infraestrutura, a de ciência, tecnologia e inovação, a de cidades e a de identidade mineira. Na Rede de Atenção à Saúde, por exemplo, uma das metas sugeridas é reduzir a taxa de mortalidade infantil dos atuais 13,1% (2010) para 9,9% em 2015, 7,5% em 2022 e 5,5% em 2030.

Estado quer conceder regime especial de tributação a setor leiteiro

O governador encaminhou ainda quatro mensagens solicitando a concessão de regime especial de tributação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) para os setores de leite e laticínios, comércio eletrônico e de telemarketing; frigoríficos; couros e peles; e comércio atacadista e varejista. A justificativa, de acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda, é fomentar e proteger esses setores, que estão sujeitos a sofrer impactos negativos devido a políticas econômicas protecionistas de outros estados, na chamada guerra fiscal.

Para o setor de laticínios, a alteração proposta é de isenção do ICMS no leite pasteurizado tipo A, B ou C e leite UHT, para as mercadorias produzidas no estado. Para o comércio eletrônico e telemarketing, sendo beneficiada a empresa Ricardo Eletro, o governo prevê o crédito presumido, que é a apuração simplificada de ICMS ou outro imposto. No segmento dos frigoríficos, a produção de carne bovina, suína e demais produtos alimentícios resultantes de abate. Deverão contar com regime de substituição tributária.

Para o setor de couros e peles, os beneficiários seriam os curtumes Santa Lúcia, de Perdigão, Toinzinho, de Claraval, Santo Antônio, de São Sebastião do Paraíso, e Magic Minas, de Nova Serrana, todos com o crédito presumido. E por último, no setor atacadista e varejista, a previsão é de estender até junho de 2012 benefícios já concedidos às empresas Decminas Distribuição e Logística e Multi Formato Distribuidora, ambas de Contagem; e BCR Comércio e Indústria, de Ponte Nova. Também foi recebida mensagem do governador encaminhando projeto que altera a Lei 6.763, de 1975. A norma consolida a legislação tributária e dá outras providências.

Denominação de Escolas - Outras quatro mensagens tratam de denominações de escolas estaduais em Lambari, São João das Missões, Muriaé e Chapada do Norte.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715