Parlamento Jovem propõe políticas de combate ao uso de drogas

O fortalecimento dos programas de ressocialização e qualificação profissional de ex-usuários de drogas é uma das prop...

19/08/2011 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 
 

Parlamento Jovem propõe políticas de combate ao uso de drogas

O fortalecimento dos programas de ressocialização e qualificação profissional de ex-usuários de drogas é uma das propostas aprovadas ao final do Parlamento Jovem Minas 2011, realizado na tarde desta sexta-feira (19/8/11) no Plenário na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Após uma tarde inteira de debates e votações, os estudantes que participaram da plenária final chegaram a um documento com as propostas de políticas públicas consideradas prioritárias para o combate ao uso de drogas.

Esse documento foi entregue ao presidente da Comissão de Participação Popular, deputado André Quintão (PT). Ele informou que as propostas serão analisadas pela comissão e podem se transformar em pedidos de providências às três instâncias de governo (municipal, estadual e federal) ou em políticas públicas. Ele citou como exemplo a inclusão da merenda escolar para estudantes do ensino médio noturno, proposta apresentada pelo Parlamento Jovem que se tornou emenda ao Orçamento do Estado e finalmente foi incorporada como uma ação de governo.

Entre as propostas aprovadas pelos estudantes para o combate às drogas, está o fortalecimento do Programa Saúde da Família, para orientar os familiares de dependentes químicos. Os alunos também sugerem a criação de centros de lazer e reflexão, para o desenvolvimento de ações envolvendo usuários de drogas e seus familiares. Outra proposta é a veiculação de campanhas educativas sobre os perigos do uso de drogas nos meios de comunicação.

O documento final do Parlamento Jovem também propõe a elaboração de um calendário de seminários educativos para os professores, de modo que eles estejam preparados para abordar em sala de aula a problemática social e a questão das drogas. Outras propostas aprovadas na plenária final são a criação de um serviço profissionalizante de adolescentes, de programas extracurriculares de conscientização nas escolas e de benefícios tributários para as empresas que contratarem ex-usuários de drogas.

Presidente destaca caráter inovador do Parlamento Jovem

O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), disse que o Parlamento Jovem é um instrumento inovador de interlocução do Poder Legislativo com a sociedade. "É bom ver que os jovens acreditam na vida cidadã", afirmou. Ele lembrou que uma das propostas apresentadas pelos estudantes - de benefício fiscal para empresas que contratarem ex-usuários de drogas - é semelhante ao projeto de sua autoria que originou a Lei 18.401, que concede incentivos para empresas que contratarem egressos do sistema prisional.

O pró-reitor de Extensão da PUC Minas, Wanderley Chieppe Felipe, destacou a importância da participação política efetiva dos jovens para a construção de uma sociedade melhor. "Temos uma democracia frágil quando a população se limita a votar nas eleições. Nossa esperança é de que, com o Parlamento Jovem, uma nova geração pouco a pouco vá surgindo", afirmou.

Parceria - O Parlamento Jovem de Minas é uma parceria entre Escola do Legislativo, PUC Minas e câmaras municipais. Participaram desta edição estudantes de 16 cidades: Belo Horizonte, Capelinha, Carandaí, Caratinga, Carmo do Cajuru, Iturama, João Monlevade, Juiz de Fora, Montes Claros, Nova Serrana, Ouro Preto, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos Dumont, Visconde do Rio Branco e Viçosa. Eles chegaram à etapa final do projeto depois de uma maratona de eventos preparatórios no interior, onde foram coletadas 88 sugestões que começaram a ser discutidas na última quinta-feira (18) e foram aprimoradas até chegar ao documento final.

Presenças - Compuseram a mesa de abertura da plenária final o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB); o presidente da Comissão de Participação Popular, deputado André Quintão (PT); o pró-reitor de Extensão da PUC Minas, Wanderley Chieppe Felipe; o coordenador do curso de Ciências Sociais da PUC, Manoel de Almeida Neto; a coordenadora pedagógica do colégio Objetivo, Marelisa de Feitas Leão; e a gerente-geral da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715