Educadores do Sul de MG definem propostas para etapa final

Os grupos de trabalho do 3o Encontro Regional do Fórum Técnico "Segurança nas Escolas - Por uma Cultura de Paz", real...

18/08/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Educadores do Sul de MG definem propostas para etapa final

Os grupos de trabalho do 3o Encontro Regional do Fórum Técnico "Segurança nas Escolas - Por uma Cultura de Paz", realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Varginha (Sul), nesta quinta-feira (18/8/11), definiram as propostas, que constarão de um documento oficial a ser utilizado no encontro final do evento, que acontece nos dias 4, 5 e 6 de outubro, em Belo Horizonte. As sugestões, que totalizaram 10 por tema, foram consolidadas após os debates realizados pelos grupos de trabalho, que elegeram, ainda, os delegados que irão representar a região na etapa final.

O Grupo 1, cujo tema foi "Violência no ambiente escolar", definiu as seguintes propostas, entre outras:

* Disponibilização, pelo poder público, de recursos financeiros para reestruturação física da escola (sistema de segurança).

* Integração dos órgãos das áreas de saúde, assistência social, segurança pública, Ministério Público, Poder Judiciário, Poder Legislativo, SEE/SRE, além dos conselhos e secretarias municipais, objetivando ampliar a rede de proteção.

* Implantar em todas as escolas do Estado, de forma sistemática, o projeto "Proerd" da Polícia Militar (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que atende alunos de diversas idades e aborda as questões: drogas, violência, cidadania e autoestima. Projeto de alcance internacional, atual, aceito e com resultados comprovados cientificamente.

* Policiamento ostensivo nas imediações das escolas, instalação do sistema de segurança monitorado por câmeras.

* Otimização do projeto "Escola Viva, Comunidade Ativa", com possibilidade de extensão de aulas de professores para o desenvolvimento de atividades específicas nos finais de semana, além dos projetos mantidos por parcerias, com o objetivo de promover a interação com a comunidade na qual se insere a escola, proceder à execução de oficinas artesanais, valorizar o estético e viabilizar prática esportiva.

* Implantação imediata na programação da Secretaria de Estado de Educação da Escola de Formação como benefício imediato aos educadores mineiros.

Algumas das propostas do Grupo 2, cujo tema foi "Integração de ações e programas":

* Implementar a Lei 16.683/07 (Lei de Acompanhamento Social) na educação de acordo com as necessidades de cada território.

* Criar uma base móvel onde estarão reunidos membros de cada segmento para que esses atuem de forma preventiva e coordenada nas escolas que estão sendo mais atingidas na questão da violência.

* Assegurar que os profissionais de educação selecionados para atuarem na escola pública possuam, no mínimo, a habilitação legal prevista pela Lei 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

* Campanhas educacionais veiculadas nos diferentes meios de comunicação de massa para esclarecer à população em geral (pais, alunos e educadores) sobre o conteúdo do Estatuto da Criança e do Adolescente, e também da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

* Educação em direitos humanos como tema transversal, coordenada pela Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, em parceria com entidades da sociedade civil organizada.

* Instituir o Programa Educacional de Resistência às Drogas como parte da grade curricular (disciplina).

* Garantir a presença de guarda de patrimônio para o período noturno nas escolas estaduais de Minas Gerais.

* Ações de formação continuada sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente com a produção de cartilhas e a realização de seminários regionais ou fóruns com a participação dos educadores e outros interessados.

O Grupo 3, que debateu o tema "Prevenção e combate à violência escolar", definiu, entre outras, as seguintes propostas:

* Resgatar a carreira dos profissionais de educação e implantar, no Estado e nos municípios, imediatamente, o piso salarial determinado pela Lei 11.738, de 2008.

* Criar programas, notadamente a mediação escolar, para a formação continuada de profissionais da educação, conselheiros tutelares e outros profissionais que convivam e interrelacionem com a comunidade escolar, para lidar com problemas de violência na escola.

* Incluir o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG -, de forma a atender a educação básica de todas as escolas públicas.

* Implantar porteiros, portões eletrônicos, alarmes, câmeras e inspetor, para monitorar a movimentação dos alunos dentro da escola.

* Regulamentar, de imediato, a Lei 16.683, de 2007, que trata do acompanhamento social na educação, ampliando-se a grupos multidisciplinares, notadamente, psicólogos.

* Implantar em todas as escolas públicas estaduais e municipais o projeto Jovens Construindo a Cidadania - JCC.

* Regulamentar, de imediato, a Ronda Escolar, criada por meio da Lei 13.453, de 2000.

* Implantar, mediante parceria financeira, nas redes públicas estadual e municipal de ensino, o Projeto Escola de Tempo Integral, dotando-as de toda a infraestrutura necessária.

Ao final, foi aprovada uma moção de repúdio pelo não cumprimento da Lei 11.738, de 2008, referente ao piso salarial dos servidores da Educação.

 

 

 

 

 

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