Estudantes selecionam propostas finais do Parlamento
Jovem
Estudantes de 57 escolas de 16 municípios mineiros
que participam da etapa estadual do Parlamento Jovem Minas 2011
escolheram, nesta quinta-feira (18/8/11) as 18 propostas colhidas no
interior para serem votadas na Plenária final, que se realizará
nesta sexta-feira (19), no Plenário da Assembleia Legislativa de
Minas Gerais. Depois da maratona de eventos preparatórios realizados
nos municípios, os 109 representantes foram divididos em três grupos
de trabalho para discutir as 88 sugestões apresentadas e selecionar
as seis prioritárias em cada subtema. Cada grupo pode apresentar,
ainda, duas novas propostas além das analisadas.
Os estudantes estiveram reunidos durante todo o dia
no Sesc Contagem e se reúnem novamente nesta sexta, no Plenário, a
partir das 13 horas. O tema deste ano é "Drogas, como prevenir?". Há
ainda três subtemas. Das 88 propostas que compõem o documento base
da etapa estadual, 31 referem-se ao subtema "O jovem e o papel da
família"; 32 relacionam-se ao tema "O jovem e o papel da escola"; e
as últimas 31 sugestões vinculam-se ao subtema "O jovem e o papel da
sociedade".
De acordo com a coordenadora do Parlamento Jovem
Minas 2011, Eugênia Kelles, servidora da Assembleia Legislativa, os
estudantes estão demonstrando grande preocupação com a
conscientização do cidadão sobre os males das drogas. Nesse sentido,
muitas propostas abordam a necessidade de campanhas educativas,
ampliação do trabalho nos centros de saúde e implantação de equipes
multidisciplinares nas escolas, com médicos, psicólogos, assistentes
sociais e outros profissionais para dar esse apoio aos
alunos.
Estudantes destacam sugestões mais
interessantes
Letícia Mendes, 16 anos, representante de João
Monlevade (região Central), citou uma das sugestões de sua cidade: a
implantação de assistência psicológica para alunos, como prevenção
ao uso de drogas. "A escola é importante para a formação da
personalidade da criança e do adolescente", justifica.
O representante de Caratinga (Rio Doce), Wesley
Vieira, de 17 anos, destacou a proposta que prevê a elaboração de
material educativo pelo Estado, para distribuição às instituições de
ensino público. "Na escola pública é onde se registra o maior índice
de tráfico. Esse material pode preparar o aluno e o professor para
combater o problema", acredita ele.
No âmbito familiar, também foi analisado o papel da
mídia, destacado por dois representantes, Tiago José Almeida, de 17
anos, de Santos Dumont (Mata), e Analice Morais, de 15 anos, de
Iturama (Triângulo Mineiro). Ele sugere que os veículos de
comunicação divulgem mais depoimentos de dependentes químicos para
desestimular o uso entre os jovens. Analice propõe que o tema seja
mais explorado em programas como, por exemplo, as telenovelas. "É
preciso que todos tomem consciência dos malefícios das drogas",
sustenta Analice.
De Viçosa (Mata), o estudante Lucas Ramos, de 16
anos, considera importante a proposta de oferecer benefícios a
ex-usuários e garantir vagas de emprego para eles. "Eles precisam
ter chances de refazer o caminho perdido", afirma. Do mesmo grupo,
Lorena Araújo, de 18 anos, de Belo Horizonte, destaca a sugestão de
se implantar, nos postos de saúde, programas de acompanhamento de
usuários e de palestras para familiares. "A droga abala o emocional
tanto do dependente quanto da família", diz ela.
Todos os representantes destacaram a importância do
encontro, como uma oportunidade de trocar experiências e ideias. "É
a oportunidade de participar ativamente da política de nosso país",
diz Lorena.
A monitora de Pouso Alegre (Sul de Minas), Mônica
Fonseca Franco, que participou como estudante no ano passado,
ressalta o aspecto multiplicador do programa. Ela citou colegas que
também participaram do PJ Minas 2010, que hoje estão em
universidades e implantam projetos semelhantes. "O PJ desperta a
consciência política e democrática dos jovens", afirma.
O projeto - Participam da
etapa estadual os estudantes eleitos nas etapas municipais. Dos 109
alunos participantes, 67 representam 33 escolas públicas e 42
estudantes são de 24 escolas particulares. O PJ municipal foi
realizado em Belo Horizonte, Capelinha, Carandaí, Caratinga, Carmo
do Cajuru, Iturama, João Monlevade, Juiz de Fora, Montes Claros,
Nova Serrana, Ouro Preto, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos
Dumont, Visconde do Rio Branco e Viçosa.
O Parlamento Jovem Minas é destinado aos estudantes
dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros. Desde 2004, a
Assembleia e a PUC Minas Coração Eucarístico realizam o projeto por
intermédio da Escola do Legislativo e do Departamento de Ciências
Sociais daquela universidade.
As seis primeiras edições foram municipais,
restritas à Capital, e mobilizaram 42 escolas de Belo Horizonte e
aproximadamente 800 estudantes do ensino universitário e do ensino
médio. Desde o ano passado, o projeto foi estadualizado e ganhou a
parceria das câmaras municipais mineiras. Nos municípios, as câmaras
mobilizam escolas do ensino médio e superior, órgãos públicos,
empresas e organizações da sociedade civil, a fim de viabilizar o
projeto. Isso constitui uma extensa rede de educação legislativa em
todo o Estado.
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