Estudantes selecionam propostas finais do Parlamento Jovem

Estudantes de 57 escolas de 16 municípios mineiros que participam da etapa estadual do Parlamento Jovem Minas 2011 es...

18/08/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Estudantes selecionam propostas finais do Parlamento Jovem

Estudantes de 57 escolas de 16 municípios mineiros que participam da etapa estadual do Parlamento Jovem Minas 2011 escolheram, nesta quinta-feira (18/8/11) as 18 propostas colhidas no interior para serem votadas na Plenária final, que se realizará nesta sexta-feira (19), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Depois da maratona de eventos preparatórios realizados nos municípios, os 109 representantes foram divididos em três grupos de trabalho para discutir as 88 sugestões apresentadas e selecionar as seis prioritárias em cada subtema. Cada grupo pode apresentar, ainda, duas novas propostas além das analisadas.

Os estudantes estiveram reunidos durante todo o dia no Sesc Contagem e se reúnem novamente nesta sexta, no Plenário, a partir das 13 horas. O tema deste ano é "Drogas, como prevenir?". Há ainda três subtemas. Das 88 propostas que compõem o documento base da etapa estadual, 31 referem-se ao subtema "O jovem e o papel da família"; 32 relacionam-se ao tema "O jovem e o papel da escola"; e as últimas 31 sugestões vinculam-se ao subtema "O jovem e o papel da sociedade".

De acordo com a coordenadora do Parlamento Jovem Minas 2011, Eugênia Kelles, servidora da Assembleia Legislativa, os estudantes estão demonstrando grande preocupação com a conscientização do cidadão sobre os males das drogas. Nesse sentido, muitas propostas abordam a necessidade de campanhas educativas, ampliação do trabalho nos centros de saúde e implantação de equipes multidisciplinares nas escolas, com médicos, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais para dar esse apoio aos alunos.

Estudantes destacam sugestões mais interessantes

Letícia Mendes, 16 anos, representante de João Monlevade (região Central), citou uma das sugestões de sua cidade: a implantação de assistência psicológica para alunos, como prevenção ao uso de drogas. "A escola é importante para a formação da personalidade da criança e do adolescente", justifica.

O representante de Caratinga (Rio Doce), Wesley Vieira, de 17 anos, destacou a proposta que prevê a elaboração de material educativo pelo Estado, para distribuição às instituições de ensino público. "Na escola pública é onde se registra o maior índice de tráfico. Esse material pode preparar o aluno e o professor para combater o problema", acredita ele.

No âmbito familiar, também foi analisado o papel da mídia, destacado por dois representantes, Tiago José Almeida, de 17 anos, de Santos Dumont (Mata), e Analice Morais, de 15 anos, de Iturama (Triângulo Mineiro). Ele sugere que os veículos de comunicação divulgem mais depoimentos de dependentes químicos para desestimular o uso entre os jovens. Analice propõe que o tema seja mais explorado em programas como, por exemplo, as telenovelas. "É preciso que todos tomem consciência dos malefícios das drogas", sustenta Analice.

De Viçosa (Mata), o estudante Lucas Ramos, de 16 anos, considera importante a proposta de oferecer benefícios a ex-usuários e garantir vagas de emprego para eles. "Eles precisam ter chances de refazer o caminho perdido", afirma. Do mesmo grupo, Lorena Araújo, de 18 anos, de Belo Horizonte, destaca a sugestão de se implantar, nos postos de saúde, programas de acompanhamento de usuários e de palestras para familiares. "A droga abala o emocional tanto do dependente quanto da família", diz ela.

Todos os representantes destacaram a importância do encontro, como uma oportunidade de trocar experiências e ideias. "É a oportunidade de participar ativamente da política de nosso país", diz Lorena.

A monitora de Pouso Alegre (Sul de Minas), Mônica Fonseca Franco, que participou como estudante no ano passado, ressalta o aspecto multiplicador do programa. Ela citou colegas que também participaram do PJ Minas 2010, que hoje estão em universidades e implantam projetos semelhantes. "O PJ desperta a consciência política e democrática dos jovens", afirma.

O projeto - Participam da etapa estadual os estudantes eleitos nas etapas municipais. Dos 109 alunos participantes, 67 representam 33 escolas públicas e 42 estudantes são de 24 escolas particulares. O PJ municipal foi realizado em Belo Horizonte, Capelinha, Carandaí, Caratinga, Carmo do Cajuru, Iturama, João Monlevade, Juiz de Fora, Montes Claros, Nova Serrana, Ouro Preto, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos Dumont, Visconde do Rio Branco e Viçosa.

O Parlamento Jovem Minas é destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros. Desde 2004, a Assembleia e a PUC Minas Coração Eucarístico realizam o projeto por intermédio da Escola do Legislativo e do Departamento de Ciências Sociais daquela universidade.

As seis primeiras edições foram municipais, restritas à Capital, e mobilizaram 42 escolas de Belo Horizonte e aproximadamente 800 estudantes do ensino universitário e do ensino médio. Desde o ano passado, o projeto foi estadualizado e ganhou a parceria das câmaras municipais mineiras. Nos municípios, as câmaras mobilizam escolas do ensino médio e superior, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil, a fim de viabilizar o projeto. Isso constitui uma extensa rede de educação legislativa em todo o Estado.

 

 

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