PL que beneficia alunos com deficiência está pronto para o Plenário

A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quarta-...

10/08/2011 - 00:03
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

PL que beneficia alunos com deficiência está pronto para o Plenário

A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quarta-feira (10/10/11), parecer favorável de 1º turno ao Projeto de Lei (PL) 1.079/11, que obriga as escolas a disponibilizarem cadeiras específicas para pessoas com deficiência. Das outras seis proposições apreciadas, todas também em 1o turno, quatro receberam parecer pela rejeição, entre elas o PL 1.283/11, que altera a Lei 14.937, de 2003, a qual prevê o parcelamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

O projeto sobre a adoção de cadeiras apropriadas para alunos com deficiência física, de autoria do deputado Leonardo Moreira (DEM), teve parecer favorável na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O substitutivo insere, no texto da Lei 15.816, de 2005, dispositivo que estabelece que os ambientes escolares deverão dispor de espaços, mobiliários e equipamentos adequados para as pessoas com deficiência. Em sua justificativa, o relator do projeto, deputado Ulysses Gomes (PT), destacou que a despesa decorrente da norma proposta será praticamente nula, uma vez que essa oferta de equipamento adequado a pessoas com deficiências, por parte dos estabelecimentos de ensino, já é exigida.

Parcelamento do IPVA é um dos quatro projetos rejeitados

O PL 1.283/11, de autoria do deputado Gustavo Valadares (DEM), com a emenda nº 1 apresentada pela CCJ, foi uma das quatro proposições que recebeu parecer pela rejeição. A matéria dispõe sobre o parcelamento do IPVA em até oito vezes. Seu relator, o deputado Zé Maia (PSDB), alegou que a diluição da arrecadação do IPVA ao longo do ano afetaria o fluxo de caixa do Estado e, principalmente, o dos municípios, que são beneficiados com 50% do produto da arrecadação desse imposto.

"Tendo em vista que o Estado conta com outras fontes de receita, com destaque para o ICMS - responsável por 87,7% da receita total arrecadada em 2010 -, poderíamos supor que ele seria capaz de se adaptar à mudança proposta, sobretudo se ela fosse gradativa. Contudo, o mesmo não se pode afirmar com relação aos municípios, que apresentam um significativo grau de dependência financeira em relação às receitas de transferências provenientes da União e dos estados", comparou o deputado.

Outro projeto de autoria do deputado Gustavo Valadares, o PL 1.268/11, também não recebeu parecer favorável. Ele institui a criação das Áreas de Interesse Cultural, Turístico e Econômico (Aitecs) em Minas Gerais. De acordo com seu relator, o deputado Ulysses Gomes, a proposta já é atendida por políticas públicas consolidadas no Estado.

Notificação - Também recebeu parecer pela rejeição o PL 524/11, que dispõe sobre a notificação dos proprietários de veículos automotores apreendidos no pátio do Detran. O projeto estabelece que o local onde é mantido o veículo deve ser informado ao proprietário, no prazo de 48 horas. A informação também deve ser publicada na página do Detran na internet, em até duas horas. Esses prazos seriam contados a partir da entrada do veículo no pátio.

Em sua justificativa, o relator do projeto, o deputado Zé Maia, alegou que a proposição cria despesas para o Estado relativas ao envio da notificação e à disponibilidade de pessoal para atualizar as informações na internet. O deputado também destacou que os pátios para onde são removidos os veículos são gerenciados por empresas particulares. Com isso, ao isentar o proprietário do pagamento das despesas, a responsabilidade passa a ser do Estado, que fica obrigado a indenizar a empresa concessionária.

Lei orçamentárias - Outros dois projetos também receberam parecer pela rejeição por parte da comissão. Um deles é o Projeto de Lei Complementar 7/11, de autoria do deputado Almir Paraca (PT), que dispõe sobre os prazos para encaminhamento à Assembleia Legislativa dos projetos relativos ao Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e à Lei Orçamentária Anual (LOA). Segundo o relator Zé Maia, a alteração dos prazos comprometeria o processo de elaboração dessas normas pelo Executivo, tendo em vista o alinhamento necessário entre as normas estaduais e federais.

Diligência - Na reunião da comissão, foi solicitada diligência (consulta) à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana sobre o PL 255/11, do deputado Elismar Prado (PT), relativo à prestação de serviços públicos de saneamento básico. O PL 58/11, de autoria do deputado Fred Costa (PHS), foi retirado da pauta da reunião, devido à ausência do relator do projeto.

Presenças - Deputados Zé Maia (PSDB), presidente da comissão; Doutor Viana (DEM), vice; Gustavo Perrela (PDT), Romel Anízio (PP), Sebastião Costa (PPS) e Ulysses Gomes (PT).

 

 

 

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