Lançada frente parlamentar Pró-Metrô de BH, Contagem e Betim
A necessidade de somar esforços para tornar o metrô
de Belo Horizonte, Contagem e Betim realidade deu a tônica dos
discursos de lançamento da Frente Parlamentar Pró-Metrô, nesta
quarta-feira (29/6/11). O evento reuniu, no Salão Nobre da
Assembleia Legislativa de Minas Gerais, 15 deputados estaduais,
vereadores, metroviários, representantes dos Executivos municipal e
estadual e outras lideranças.
Um dos coordenadores da frente parlamentar,
deputado Fred Costa (PHS), disse que o grupo vai atuar de forma
suprapartidária, buscando alcançar os diversos âmbitos políticos e
sociais. Para ele, é importante discutir a questão do transporte,
assim como da saúde e educação sob uma ótica metropolitana.
As atividades da frente parlamentar terão início já
na próxima semana. De acordo com Fred Costa, a primeira atividade
agendada será uma visita ao presidente da Companhia Brasileira de
Trens Urbanos (CBTU). No cronograma também estão previstas reuniões
com os prefeitos de Belo Horizonte, Contagem e Betim; com os
ministros dos Transportes e das Cidades e recolhimento de
assinaturas em apoio à luta pelo metrô.
O deputado Durval Ângelo (PT) também defendeu a
união de todas as esferas de poder e da sociedade em defesa do
metrô. Segundo ele, a prefeitura de Contagem está negociando um
aumento de pelo menos 800 metros de linha, até Novo Eldorado, para
atender à nova rodoviária.
A deputada Maria Tereza Lara (PT) acredita que é
hora de olhar para frente. De acordo com ela, a carta consulta do
Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana das
prefeituras de Belo Horizonte, Contagem e Betim e do governo do
Estado, enviada ao Ministério das Cidades, coloca Minas a um passo
de receber os recursos para o metrô.
Recursos federais para mobilidade urbana devem ser
anunciados em agosto
Em agosto o governo federal vai anunciar os
investimentos que serão feitos pelo PAC Mobilidade em todo o Brasil,
segundo destacou a prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara. Na
opinião dela, o diferencial de Minas é que os três municípios
priorizaram o metrô como projeto metropolitano, deixando de lado
demandas individuais.
Para a prefeita de Contagem, Marília Campos,
administrar as questões que ocorrem dentro do território dos
municípios não é fácil. No entanto, segundo ela, os prefeitos têm
convicção de que os grandes problemas que os prefeitos enfrentam
extrapolam os limites municipais. "As soluções para os problemas
comuns às cidades precisam ser buscadas de forma metropolitana",
afirmou, lembrando que a questão da mobilidade urbana é um desses
desafios. O problema da mobilidade, de acordo com a prefeita, afeta
a qualidade de vida, o desenvolvimento econômico e o crescimento das
cidades.
O coordenador operacional de Desenvolvimento de
Recursos da CBTU-MG, Roberto Carlos de Oliveira, informou que o
governo federal deu as orientações para que todos os esforços sejam
feitos para viabilizar o metrô. Ele ressaltou que o transporte
metroviário é importante para encurtar distâncias, sobretudo para os
trabalhadores, diminuir a poluição e as divisões sociais.
Na opinião da presidente do Sindicato dos
Metroviários (Sindmetro), Alda Lúcia Fernandes dos Santos, a
descontinuidade das obras do metrô em BH não é só um problema
orçamentário, é também de força política. "Recife recebeu R$ 2
bilhões para o metrô e Belo Horizonte não recebeu nada",
concluiu.
Os deputados Rogério Correia (PT) e Rômulo Veneroso
(PV) apoiaram a luta pelo metrô. O deputado petista afirmou que a
união em torno da causa aumenta as esperanças de que a luta seja bem
sucedida. Rômulo Veneroso criticou os investimentos anunciados para
o trem bala brasileiro, dizendo que os recursos resolveriam o
problema da mobilidade de cinco metrópoles brasileiras.
Presenças - Também
compuseram mesa na solenidade, além das autoridades já mencionadas,
o secretário municipal de Assuntos Institucionais, Marcello
Abi-Saber; o vereador de Belo Horizonte, Adriano Ventura; o vereador
de Betim, Antônio Carlos; e o assessor do Secretário de Estado de
Transporte e Obras Públicas, Carlos Melles.
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