Comissão é favorável à indicação de Paulo Menicucci para Lemg

A Loteria do Estado de Minas Gerais (Lemg) se prepara para recuperar sua autonomia financeira, perdida ao longo dos a...

22/06/2011 - 00:03
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Comissão é favorável à indicação de Paulo Menicucci para Lemg

A Loteria do Estado de Minas Gerais (Lemg) se prepara para recuperar sua autonomia financeira, perdida ao longo dos anos e acentuada desde que deixou de contar com os 1.300 pontos de venda das lotéricas federais ligadas à Caixa Econômica Federal, no ano passado. Para tanto, assinou contrato de concessão por cinco anos com a multinacional grega Intralot, que vai explorar três modalidades de jogos de prognósticos em tempo real: o Multiplixe, lançado no mês passado; o Kenominas, que já existiu sob o nome de Pimba; e o Lotominas, que será lançado em outubro. As informações foram prestadas na reunião da Comissão Especial para emitir parecer sobre a indicação de Paulo Roberto Menicucci, para diretor-geral da Lemg, nesta quarta-feira (22/6/11). O nome dele teve parecer aprovado pela indicação.

Paulo Meniccuci respondeu a perguntas dos deputados da comissão, após fazer um relato dos planos para a Lemg. Segundo ele, a Loteria Mineira está finalizando contrato com a concessionária antiga e preparando o relançamento dos produtos tradicionais que sempre manteve, a loteria convencional e a instantânea (raspadinha). A loteria convencional passaria a ter sorteios no UAI da Praça Sete. O Kenominas e o Multiplixe passarão para a nova concessionária, cujo contrato lhe dá direito ainda de lançar mais dois jogos.

Para aproveitar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou que as loterias estaduais têm direito a oferecer os mesmos jogos de prognósticos que os da Caixa Federal, a Lemg vai lançar o Lotominas em outubro, jogo similar à Megasena, mas segundo Menicuci com um atrativo maior: a premiação é de 60% dos recursos, enquanto o federal paga 30%. O jogo premiará de seis a três acertos e terá cartões com numeração de 0 a 38, enquanto a Megasena vai até o número 60. "Há um sentimento de ganho maior, para o apostador", explicou Menicucci.

Outras ações da nova diretoria da Loteria Mineira é a tentativa de recuperar o contrato com a CEF, para a venda do jogo convencional, além de buscar novos pontos de venda, como os Correios, o Banco do Brasil e pontos de recarga de celulares. "O produto lotérico só terá sucesso se tiver pontos de venda", acrescentou o diretor, exemplificando com a cidade de Nova Iorque, que só na ilha de Manhathan tem 40 mil pontos de venda. O contrato com a Intralot prevê a instalação de três mil pontos, começando no próximo ano, com mil.

A reestruturação da Lemg passa também, segundo Paulo Menicucci, pela transferência, no próximo dia 27, para a Cidade Administrativa, onde irá funcionar no 6º andar do Edifício Gerais. A previsão é de que no final do ano e início do próximo, a instituição esteja em condições de começar a recuperar receita própria, para deixar de receber aporte do Tesouro do Estado.

Relator opina pela aprovação

O relator da comissão, deputado Cássio Soares (PRTB), opinou pela aprovação da indicação de Paulo Menicucci, destacando que após a arguição, "na qual o candidato respondeu com presteza, clareza e desembaraço às questões propostas, ficou demonstrado que possui experiência e conhecimentos suficientes para assumir a diretoria-geral da Lemg". Soares destacou ainda que o arguido afirmou que sua indicação não encontra restrição nos termos da Constituição do Estado e do Decreto 45.604/11 ( que regulamentou o Ficha Limpa).

Paulo Menicucci respondeu a questionamentos de Cássio Soares, da deputada Maria Tereza Lara (PT), presidente da comissão, e do deputado Doutor Viana (DEM). Maria Tereza pediu explicações sobre a segurança nos pontos de venda e Viana como era o funcionamento dos jogos. Os deputados Rômulo Viegas (PSDB) e Bosco (PTdoB) apenas felicitaram Menicucci, desejando-lhe sorte no novo cargo. A indicação será votada agora em Plenário, tendo como base o relatório de Soares. Todos destacaram a importância da instituição como fornecedora de recursos para políticas sociais do Estado.

Currículo - Paulo Roberto Menecucci é formado em engenharia mecânica pela PUC Minas e já ocupou o cargo para o qual está sendo indicado, em 2005. Ele também atuou como assessor da Cemig e da Gasmig e como secretário Nacional de Radiodifusão do Ministério das Comunicações. Sua experiência profissional inclui ainda cargos de direção nos Correios, no Departamento Nacional de Telecomunicações (Detel) e na Companhia de Distritos Industriais de Minas Gerais (CDI).

Presenças - Deputada Maria Tereza Lara (PT) e deputados Cássio Soares (PRTB) e Doutor Viana (DEM).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715