Comissão é favorável à indicação de Ivonei Abade Brito para o Iter

O Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter) deverá regularizar, em 2011, 30 mil propriedades urbanas e 10 ...

15/06/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Comissão é favorável à indicação de Ivonei Abade Brito para o Iter

O Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter) deverá regularizar, em 2011, 30 mil propriedades urbanas e 10 mil rurais, com crescimento de 43% em relação às 28 mil titulações de 2010. Os números foram citados por Ivonei Abade Brito, nesta quarta-feira (15/6/11), durante arguição pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ele é o indicado do governador Antonio Anastasia para o cargo de diretor-geral da Iter e teve o nome aprovado na comissão especial que analisa a indicação. A matéria segue, agora, para o Plenário da ALMG.

Apesar do crescimento no número de titulações, Ivonei solicitou apoio dos deputados para que a autarquia receba mais recursos no orçamento estadual e possa ampliar ainda mais o trabalho. "Temos 1,3 milhão de propriedades urbanas sem títulos, além de 250 mil rurais. Se regularizarmos 30 mil por ano, levaremos mais de 40 anos", apontou. Por outro lado, Ivonei mencionou que até 2004, eram regularizados, em média, apenas 1.500 propriedades a cada ano no Estado.

Outra ação do instituto mencionada pelo indicado diz respeito ao crédito fundiário. Segundo Ivonei, o foco está na redução de entraves burocráticos e de gargalos. "Há cidades em que a titulação é mais importante do que a chegada de uma ou duas indústrias. Porque, com o título, o proprietário tem acesso direto ao crédito", disse, salientando que esses recursos se multiplicam nos municípios, gerando emprego e renda.

O deputado Arlen Santiago (PTB), relator da indicação e vice-presidente da comissão, destacou a capacidade gerencial de Ivonei e sugeriu que a Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária busque recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), no Ministério do Trabalho e Emprego, para os projetos de geração de renda, além de recursos no Ministério de Desenvolvimento Agrário.

Luiz Henrique (PSDB), deputado que preside a comissão especial, propôs atuar em parceria com o Iter, enquanto Antônio Carlos Arantes (PSC) afirmou que quem ganha com a indicação de Ivonei para o instituto são os agricultores. Funcionários do Iter acompanharam a arguição.

Presenças - Deputados Luiz Henrique (PSDB), presidente, Arlen Santiago (PTB), vice, e Antônio Carlos Arantes (PSC).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715