Proposta de mudança na Constituição do Estado é tema de audiência

A proposta de criação da ação declaratória de constitucionalidade e sua aplicação no âmbito estadual será debatida na...

13/06/2011 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Proposta de mudança na Constituição do Estado é tema de audiência

A proposta de criação da ação declaratória de constitucionalidade e sua aplicação no âmbito estadual será debatida na Assembleia Legislativa de Minas Gerais nesta quarta-feira (15/6/11). O assunto é objeto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/11, do deputado Duarte Bechir (PMN) e outros. A audiência, da Comissão Especial da PEC 18/11, será realizada no Teatro, às 19h30, e foi solicitada pelo deputado Paulo Lamac (PT).

A PEC 18/11 tem o objetivo de adaptar a Carta Mineira às inovações trazidas em relação ao controle de constitucionalidade para evitar insegurança jurídica. O dispositivo está nas emendas à Constituição da República nºs 3, de 1993, e 45, de 2004.

A PEC dispõe que a ação declaratória de constitucionalidade será permitida a todas as instâncias que podem propor ação direta de inconstitucionalidade no âmbito estadual, ou seja, o Governador do Estado, a Mesa da Assembleia Legislativa, o Procurador-Geral de Justiça, o Prefeito ou a Mesa da Câmara Municipal, o Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (seção Minas Gerais), partido político com representação na Assembleia Legislativa e entidade sindical ou de classe com base territorial no Estado.

Os autores da PEC justificam que, no modelo da Emenda à Constituição nº 3, de 1993, nem todos os legitimados ativos para propor ação direta podiam ajuizar ação declaratória. No entanto, com a Emenda à Constituição nº 45, de 2004, a legitimação para ambas as ações foi igualada. Por isso, para seguir o princípio de simetria entre os níveis de governo, é sugerida modificação no artigo 118 da Constituição do Estado. Além disso, a PEC 18/11 pretende adaptar o texto da Carta Estadual à emenda nº 45, que, em seu artigo 4º, extingue o Tribunal de Alçada.

Convidados - Os convidados para a audiência são: o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Cláudio Renato dos Santos Costa; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas, desembargador Kildare Gonçalves Carvalho; o procurador da República do Ministério Público Federal e professor adjunto da PUC Minas, Álvaro Ricardo de Souza Cruz; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção de Minas (OAB-MG), Luís Cláudio da Silva Chaves; o coordenador do bacharelado em Ciências do Estado da Faculdade de Direito da UFMG, Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira; e o doutor em Direito Constitucional pela UFMG, Bernardo Gonçalves Alfredo Fernandes.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715