Transporte de passageiros e investimentos do Canadá em debate

A Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou dois re...

07/06/2011 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Transporte de passageiros e investimentos do Canadá em debate

A Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou dois requerimentos para realização de audiências públicas, nesta terça-feira (7/6/11), ambos do deputado Vanderlei Miranda (PMDB). Um deles trata de audiência para debater a fiscalização e a autorização do transporte fretado de passageiros, além da aplicabilidade da Lei 19.445, de 2011, que estabelece normas para coibir o transporte metropolitano e intermunicipal clandestino. Outro trata de debate sobre a pauta de investimentos do Canadá em Minas Gerais.

Na justificativa para apresentar o primeiro requerimento, o deputado Vanderlei Miranda destaca que é urgente a análise do transporte clandestino de passageiros. Segundo ele, regras de decreto governamental acabaram "empurrando" trabalhadores para a clandestinidade, ao invés de estimular sua inserção na legalidade. Entre os convidados do requerimento, estão a Federação das Cooperativas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (Fecominas), a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG).

Quanto ao segundo requerimento, o parlamentar lembra que, das 120 empresas canadenses instaladas no Brasil, 45 estão sediadas em Minas. Reportagem do jornal Hoje em Dia de 1º/6/11 apontou a possibilidade de ampliação do leque de investimentos daquele país, em especial no campo da biotecnologia. Entre os convidados da audiência, estão representantes da Embaixada do Canadá no Brasil, de secretarias de Estado e da Fiemg, a federação das indústrias do Estado.

Copa do Mundo de 2014 mobiliza comissão

O presidente da comissão, deputado Tenente Lúcio (PDT), fez um relato de encontro realizado em Manaus (Amazonas), na última semana, por presidentes das Comissões de Turismo de cada Estado. Os deputados participantes mostraram como andam as obras de seus estados visando à realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil. Uma das reivindicações da "Carta de Manaus", documento resultante dos debates, é o reconhecimento da profissão de turismólogo. Tenente Lúcio informou que entregou a Carta a representantes do Congresso Nacional, durante o II Fórum Legislativo nas Cidades-Sedes da Copa de 2014, realizado na ALMG, nesta segunda (6).

Em Manaus, Tenente Lúcio expôs a iniciativa da ALMG de conhecer a realidade das seis cidades mineiras pré-selecionadas para sediar centros de treinamento de seleções. As próximas cidades a serem visitadas são Extrema (Sul de Minas), nesta sexta; Montes Claros (Norte de Minas), no dia 26; e Juiz de Fora (Zona da Mata), no dia 29. Tenente Lúcio informou ainda aos demais integrantes da Comissão de Turismo que o Governo do Estado pretende ampliar o rol das cidades pré-selecionadas. Em São Paulo, esse número chegou a 64.

Um dos municípios já visitados pela Comissão de Turismo, em parceria com a Comissão de Esporte, Lazer e Juventude, foi Araxá (Alto Paranaíba). O deputado Dalmo Ribeiro Silva, que presidiu a reunião no Alto Paranaíba, elogiou "a seriedade de Minas no ordenamento de suas despesas", referindo-se às ações do Executivo para a Copa.

Também foram aprovados requerimentos que dispensam a apreciação do Plenário.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Tenente Lúcio (PDT), presidente; Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), vice; e Vanderlei Miranda (PMDB).

 

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715