Encontro de Corais é inaugurado com exibição de grupo e palestra
Com uma apresentação do Coral da ALMG no Teatro da Assembleia, seguida de palestra do regente e compositor Sérgio Canedo, professor da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), foi inaugurada na noite desta terça-feira (31/5/11) a sexta edição do Encontro de Corais. O evento é uma realização do Coral da ALMG em parceria com o Instituto de Educação, a Escola de Música da Uemg e o Serviço Social do Comércio (Sesc), com o apoio das entidades representativas dos servidores da Assembleia e do programa Segunda Musical.
Segundo o regente do Coral da ALMG, Guilherme Bragança, o evento pode ser definido como uma verdadeira "maratona de canto coral", que se estenderá até o dia 13 de junho nos teatros da Assembleia, do Instituto de Educação e da Escola de Música da Uemg, além de contar com duas edições especiais do Segunda Musical, nos dias 6 de junho, às 20 horas, e no encerramento, dia 13, também às 20 horas.
Na segunda-feira (6), a apresentação será do Grupo Experimental de Ópera com a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Uemg. E no encerramento, dia 13, a edição especial reunirá os Canarinhos de Itabirito e Grupo Vocal Libertas. A programação completa do evento está no hotsite, na página da ALMG (www.almg.gov.br).
Na abertura do encontro, o Coral da ALMG apresentou quatro composições com temas variados: Rosa Amarela, com arranjos de Heitor Villa Lobos, The Long and Winding Road, de Lennon e McCartney, A Clare Benediction, de John Rutter, e Pai Nosso, de Albert Mallone. As duas últimas foram acompanhadas ao piano por Antônio Carlos de Magalhães.
Palestra - Na palestra de abertura, o professor, compositor e regente Sérgio Canedo traçou um panorama sobre o canto coral, com informações históricas remissivas à Idade Média e ao canto gregoriano. Em tom informal, ele interagiu com a plateia, propondo que o auditório o acompanhasse em alguns trechos musicais.
O professor saudou a iniciativa do Encontro de Corais, lembrando que Belo Horizonte, durante muito tempo, esteve na vanguarda nacional do canto coral, com grandes grupos como o Ars Nova, da UFMG.
Realizado desde 2005, o já tradicional Encontro de Corais reúne grupos de instituições públicas e privadas. Além da apresentação dos corais, a programação inclui também palestras e workshop (oficina) de técnica vocal, coordenada pelo cantor Paulo Henrique Campos, mestre em música, professor da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e integrante do Coral Lírico do Palácio das Artes.
|