Dengue recua, mas vírus tipo 4 já se aproxima do Estado

O número de casos de dengue em Minas Gerais caiu 85% de janeiro a meados de maio de 2011 em relação ao mesmo período ...

19/05/2011 - 00:03
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Dengue recua, mas vírus tipo 4 já se aproxima do Estado

O número de casos de dengue em Minas Gerais caiu 85% de janeiro a meados de maio de 2011 em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados sobre o combate à doença no Estado foram apresentados pelo secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, durante audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizada nesta quinta-feira (19/5/11). A reunião atendeu a requerimento dos deputados Fred Costa (PHS), Bonifácio Mourão (PSDB), Gustavo Valadares (DEM), Luiz Humberto Carneiro (PSDB) e Tiago Ulisses (PV).

Os dados mais recentes da secretaria demonstram que este ano foram registrados 35 mil casos da doença no Estado, contra 239 mil no mesmo período de 2010. O ano passado foi o que teve o maior número de ocorrências desde 1993: 261.915 casos, com 105 mortes, de acordo com o órgão. Este ano já morreram quatro pessoas em decorrência da doença em Minas.

Em seu pronunciamento, o secretário falou sobre as ações desenvolvidas desde novembro de 2009, por meio do Programa Estadual de Enfrentamento Permanente da Dengue, que conta com investimentos da ordem de R$ 60 milhões. Segundo ele, o Governo de Minas tomou para si a responsabilidade sobre essa questão e transformou o combate à dengue em uma política de Estado.

Alerta - Apesar disso, Antônio Jorge reconheceu que os esforços das esferas públicas federal, estadual e municipal não têm sido suficientes para erradicar a doença, o que só deverá acontecer após o desenvolvimento da vacina, que está prevista para daqui a cinco ou seis anos.

O secretário também disse que a chegada ao Estado do vírus tipo 4 da dengue é inevitável, uma vez que ele já está na Região Sudeste, com casos confirmados em São Paulo e no Rio de Janeiro. Alertou também para o risco de número de ocorrências crescer a partir de outubro deste ano, com a chegada do período chuvoso.

Deputados pedem regulamentação da Emenda 29

O deputado Bonifácio Mourão disse que o recuo da incidência de dengue em Minas comprova o sucesso do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde. Ele aproveitou para fazer a defesa da regulamentação da Emenda à Constituição 29, que define o percentual de gastos da União, Estados e municípios com a saúde. Os deputados Doutor Wilson Batista (PSL) e Hely Tarqüínio (PV) concordaram com Bonifácio. Tarqüínio lembrou, porém, que essa regulamentação é aguardada há 20 anos.

O deputado Fred Costa lamentou a ausência de um representante da Prefeitura de Belo Horizonte para falar sobre as ações de combate à dengue na Capital. Com relação às ações dos municípios, o secretário Antônio Jorge informou que ainda neste ano deve ser realizada uma feira para que os prefeitos apresentem suas experiências locais de combate à dengue.

A deputada Luzia Ferreira (PPS) destacou que a população já tem conhecimento sobre a forma de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, e o que deve fazer para impedi-la. "Porém, o problema é transformar esse conhecimento em ação", lamentou.

Também presente à reunião, o deputado Duarte Bechir (PMN) disse que a saúde no Brasil tem se deteriorado por falta de responsabilidade da União. Já Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) fez elogios aos programas estaduais voltados para a saúde que, segundo ele, têm trazido melhorias em todos os municípios mineiros. Para 2011, segundo o secretário Antônio Jorge, os gastos com saúde em Minas devem chegar a R$ 3 bilhões.

Presenças - Deputados Carlos Mosconi (PSDB), presidente; Hely Tarqüínio (PV), vice; Doutor Wilson Batista (PSL), Bonifácio Mourão (PSDB), Fred Costa (PHS), Duarte Bechir (PMN), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e deputadas Luzia Ferreira (PPS) e Rosângela Reis (PV).

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715