ALMG homenageia Defensoria em reunião no Plenário nesta quinta (19)

Para marcar o Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado anualmente em 19 de maio, a Reunião Ordinária de Plenári...

18/05/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

ALMG homenageia Defensoria em reunião no Plenário nesta quinta (19)

Para marcar o Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado anualmente em 19 de maio, a Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai ser interrompida nesta quinta-feira (19/5/11). A homenagem à Defensoria Pública de Minas Gerais foi solicitada pela deputada Rosângela Reis (PV) e pelo deputado Duarte Bechir (PMN).

Segundo a justificativa de Rosângela Reis, a Defensoria tem a função de prestar assistência jurídica integral e gratuita aos que não podem pagar advogado, sem prejuízo do sustento próprio ou de sua família. A função do órgão está contida no artigo 134 da Constituição Federal e no artigo 129 da Constituição Estadual. Mais que um advogado, o defensor público é um agente de mudança social, e sua função é de grande relevância para a consolidação do Estado Democrático de Direito, continua o requerimento.

Para o deputado Duarte Bechir, a homenagem tem como objetivo reconhecer o relevante papel da Defensoria em favor da pacificação e da harmonia da sociedade. "O defensor público tem que se desdobrar para cumprir sua missão de assegurar o acesso do cidadão ao Direito e à Justiça", afirma.

Na opinião de Rosângela Reis, que preside a Frente Parlamentar em Apoio à Defensoria Pública de Minas Gerais, o Estado precisa investir e criar mecanismos públicos de valorização do órgão, tratando a questão como prioritária. Segundo ela, das 296 comarcas instaladas em Minas, apenas 99 (33,56%) contam com um defensor. Dos 1200 cargos aprovados em sua lei orgânica, apenas 446 defensores públicos estão na ativa, ou seja, 37,16%.

Duarte Bechir, por sua vez, destaca que Minas Gerais, de forma pioneira, organizou sua Defensoria, reconhecendo na Constituição do Estado a essencialidade da instituição na assistência aos carentes da justiça. "Apesar dos avanços conquistados pela Defensoria, principalmente na sua autonomia funcional e administrativa, é preciso equacionar alguns problemas e propiciar o cumprimento do segundo parágrafo do artigo 130 da Carta mineira, que determina ser obrigatória a criação de um órgão de defensoria em todas as comarcas", finalizou o deputado.

Dia Nacional - Nesta quinta (19), em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, defensores de 13 Estados e do Distrito Federal realizam simultaneamente mutirões de orientação jurídica em locais públicos e de fácil acesso para o cidadão que não tem condições financeiras para pagar um advogado particular e as custas judiciais. Participam do projeto, além de Minas Gerais e do Distrito Federal, defensorias do Acre, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Roraima.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715