Hidrovia em Furnas deverá ser implantada em três anos
A implantação de uma hidrovia no Lago de Furnas,
que vai ligar os municípios de Alfenas e Formiga, está prevista para
acontecer em até três anos. A informação foi dada pelo coordenador
de Obras Portuárias Delegadas Marítima do Dnit, Paulo Roberto Coelho
Godoy, que participou de reunião da Comissão de Assuntos Municipais
e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais,
realizada na Câmara Municipal de Alfenas, Sul de Minas, nesta
terça-feira (17/5/11).
Após a reunião, os convidados visitaram um trecho
do Lago de Furnas, localizado em Alfenas. Segundo ele, o Dnit já
está verificando a viabilidade técnica, econômica e ambiental para a
implantação da hidrovia, e os estudos devem terminar no fim do ano.
"Esses estudos são importantes para colocar tudo no
papel, mas já temos indicativos de que é um empreendimento altamente
viável", disse. Segundo ele, após o termino dos estudos, os próximos
passos são a realização de viagens experimentais para incentivar os
investimentos das empresas; o processo de licitação; e o início da
operação das empresas com o transporte da carga e passageiros.
O projeto da hidrovia prevê a ligação entre os
municípios de Alfenas e Formiga, beneficiando também as cidades que
se encontram no eixo e promovendo a integração das regiões Sul e
Sudoeste do Estado. A distância entre Alfenas e Formiga é de 250 km,
e o projeto prevê a construção de portos de embarque e desembarque
nos municípios localizados ao longo do percurso. Após a construção
do trecho que vai ligar Alfenas e Formiga, o projeto prevê a ligação
com a hidrovia Tietê/Paraná.
O professor da Universidade Federal de Itajubá,
Alexandre Augusto Moreira Santos, defendeu a implantação dessa
segunda fase do projeto, ligando a hidrovia do Lago de Furnas à
Tietê/Paraná. "Essa integração seria uma grande conquista para
região e para o Brasil, facilitando o escoamento da produção",
considerou. Ele apresentou um estudo mostrando as modificações que
seriam necessárias para a implantação desse trecho da hidrovia, como
a construção de eclusas.
Harmonia - O presidente da
Associação dos Usuários do Lago de Furnas, Eduardo Engel, defendeu a
implantação da hidrovia, mas lembrou que é importante que o projeto
esteja em harmonia com as outras atividades desenvolvidas no lago.
Para ele, é importante que o transporte de cargas e passageiros não
atrapalhe as atividades de lazer e pesca.
Custo de implantação de hidrovia é mais
baixo
Os custos econômico, social e ambiental de
implantação de uma hidrovia são mais baixos do que de construção das
ferrovias ou das rodovias. A informação foi trazida na reunião pelo
autor do requerimento para a reunião, deputado Pompílio Canavez
(PT). Ele apresentou requerimentos sobre o que foi debatido na
audiência que devem ser aprovados na próxima reunião da
comissão.
"As hidrovias custam em média R$ 34 mil, cada
quilômetro, para serem implantadas, enquanto o custo da ferrovia é
de R$ 1,4 milhão e o da rodovia é de R$ 440 mil. Além disso, para
sua construção, não é preciso desapropriar terras ou derrubar
árvores", disse. Outro ponto positivo é que o consumo de combustível
para o transporte de carga é muito menor nas hidrovias. "Vamos
economizar dinheiro e beneficiar o meio ambiente", apontou o
parlamentar.
Pompílio Canavez (PT) explicou que os dois grandes
problemas dos municípios da região do Lago de Furnas são o
saneamento básico e a falta de estradas, já que boa parte delas foi
submersa na implantação do lago.
Segundo ele, em parceria com a Copasa, os
municípios estão finalizando o projeto de saneamento básico da
região, faltando resolver a questão dos transportes. "A hidrovia
terá um papel importante para desafogar as rodovias, além de trazer
economia para as empresas e segurança para os passageiros",
destacou.
Também defendeu a construção da hidrovia o
presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago),
Nelson Alves Lara, além de vários prefeitos presentes na reunião. O
prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva, lembrou que o Brasil,
historicamente, optou por investir mais na construção de rodovias,
do que de hidrovias ou ferrovias. Ele defendeu que a construção da
hidrovia e afirmou que as águas do Lago de Furnas tem um potencial
enorme e sua utilização não pode ficar limitada apenas na geração de
energia.
O lago - O Lago de Furnas
foi formado na década de 60, com a construção da hidrelétrica, e é a
maior extensão de água de Minas Gerais, banhando 34 municípios.
Segundo dados da Associação dos Municípios do Lago de Furnas
(Alago), existem na região mais de 250 empreendimentos turísticos,
entre hotéis, pousadas e clubes náuticos.
Presenças - Deputado
Pompílio Canavez (PT). Além dos convidados já citados, compuseram a
mesa, o prefeito de Elói Mendes, Natal Cadoini; o presidente da
Câmara Municipal de Alfenas, vereador Vagner Tarcísio de Morais; o
prefeito de Aguanil, Sebastião Elói; e o coordenador de Extensão de
Alfenas, professor Rogério Prado.
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