PTB volta a constituir bancada na Assembleia Legislativa

Com o retorno do deputado Juninho Araújo (PTB) ao quadro de deputados da Assembleia Legislativa, no último dia 5, o P...

11/05/2011 - 00:03
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

PTB volta a constituir bancada na Assembleia Legislativa

Com o retorno do deputado Juninho Araújo (PTB) ao quadro de deputados da Assembleia Legislativa, no último dia 5, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), voltou a constituir bancada no Parlamento mineiro. A informação foi transmitida, na tarde desta quarta-feira (12/5/11), pela Presidência, em Reunião Ordinária de Plenário.

A decisão atende ao artigo 66 do Regimento Interno, segundo o qual bancada é o agrupamento organizado de, no mínimo, cinco deputados de uma mesma representação partidária. A posse de Juninho Araújo se deu em obediência ao Supremo Tribunal Federal (STF), que proferiu decisão entendendo que a vaga de suplência parlamentar pertence à coligação, e não ao partido. Juninho era suplente da coligação Justiça Social e Trabalho (PTB e PSB).

Na Reunião Ordinária desta quarta-feira (11), a Presidência também determinou a anexação do Projeto de Lei 545/11, do deputado Célio Moreira, ao Projeto de Lei 1.020/11, do deputado Leonardo Moreira, por guardarem semelhança. Ambos dispõem sobre o uso de portais de raios-x nas penitenciárias.

Também foi anexada a Proposta de Emenda à Constituição 15/11, da deputada Ana Maria Resende e outros, à Proposta de Emenda à Constituição 21/11, do deputado Paulo Guedes e outros, por guardarem semelhança. A PEC 15/2011 dá nova redação ao artigo 256 da Constituição do Estado, passando a considerar como datas magnas do Estado o dia 21 de abril (Tiradentes), o dia 16 de julho (Dia do Estado de Minas Gerais) e o dia 8 de dezembro (Dia dos Gerais).

Comunicações - A Presidência anunciou também as seguintes comunicações: do deputado Duilio de Castro (PMN), informando que abre mão da vaga de membro suplente da Comissão de Direitos Humanos; do deputado Tiago Ulisses (PV), indicando o deputado Duarte Bechir (PMN) para suplente da Comissão de Direitos Humanos, na vaga do deputado Duilio de Castro; do deputado João Leite (PSDB), informando que abre mão da vaga de suplente da Comissão de Direitos Humanos; e do deputado Bonifácio Mourão (PSDB), indicando o deputado Célio Moreira (PSDB) para suplente da Comissão de Direitos Humanos, na vaga do deputado João Leite.

Requerimentos - A Mesa anunciou o recebimento de requerimentos dos deputados João Leite (PSDB) e outros, para Reunião Especial para homenagear o Dia da Independência do Estado de Israel; e de Elismar Prado (PT), para retirada de tramitação do PL 13/11.

Debates - A Reunião Ordinária desta quarta-feira (11) foi marcada pelo debate entre a base do Governo e a oposição. Deputados do bloco Minas Sem Censura obstruíram as votações em pauta, postura que foi duramente criticada pelos deputados da base governista.

Em resposta, o líder do Minas Sem Censura, deputado Rogério Correia (PT), fazendo uso do dispositivo do artigo 70, e respondeu que a obstrução é um instrumento legítimo de disputa no Parlamento e que isso não significa falta de disposição para o trabalho.

Rogério afirmou que a oposição não aceita que pessoas indicadas pelo governo para órgãos públicos estejam trabalhando sem que seus nomes tenham sido aprovados pela Assembleia, como determina a legislação.

O deputado João Leite (PSDB) chegou a subir à tribuna para defender o PL 821/11, do deputado Fred Costa, sobre doação de imóvel a Ponte Nova, tendo sido aparteado por vários deputados, mas a discussão foi encerrada por falta de quórum.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715