Comissão é favorável a nome de Marcílio César de Andrade para Cetec

A indicação de Marcílio César de Andrade para a presidência da Fundação Centro de Tecnologia de Minas Gerais (Cetec) ...

05/05/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Comissão é favorável a nome de Marcílio César de Andrade para Cetec

A indicação de Marcílio César de Andrade para a presidência da Fundação Centro de Tecnologia de Minas Gerais (Cetec) recebeu parecer favorável da Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais criada para analisar a questão. O indicado foi sabatinado pelos deputados na reunião da comissão desta quinta-feira (5/5/11).

Marcílio fez uma explanação sobre sua trajetória profissional na instituição, onde começou a trabalhar como estagiário, em 1975, chegando a exercer o cargo de diretor de desenvolvimento e serviços tecnológico, entre 2008 e 2010. Ele também destacou a atuação do Cetec em seis áreas principais: tecnologia mineral, metalúrgica, ambiental, de biotecnologia, metrologia e informação tecnológica. "Vejo o Cetec como instituição da mais alta relevância para o crescimento do Estado e do país, bem como para a formação de mão de obra qualificada", comentou.

Questionado pelo relator da indicação, deputado Bruno Siqueira (PMDB), sobre os resultados da instituição nos últimos anos e sobre as questões que serão prioritárias na próxima gestão, Marcílio pontuou que o Cetec tem tido uma crescente inserção junto a empresas e a políticas públicas estaduais e federais. "O resultado disso é que tivemos um crescimento da nossa capacidade de receita, que passou de R$6 milhões, ao fim de 2007, para R$11 milhões, ao fim de 2010", afirmou.

Marcílio também disse que as perspectivas de sua gestão se pautam na organização e consolidação da instituição como braço técnico da indústria mineira e das políticas públicas.

Graduação - O deputado Carlin Moura (PCdoB) questionou o indicado sobre a perspectiva da instituição criar um curso de graduação na área de Aeronáutica, bem como sobre a razão que motivou a escolha de um curso nessa área. O parlamentar também argumentou se isso poderia prejudicar o investimento na área de pesquisa do Cetec. Marcílio explicou que a definição na aeronáutica pelo governo estadual ocorreu em função de uma política pública que pretende fazer de Minas Gerais uma referência na área.

O indicado esclareceu que, atualmente, o edital do curso, lançado em 2010, encontra-se suspenso e em fase de adaptação, mas afirmou que a previsão é de que ele seja relançado em 2012. Marcílio também lembrou que a atuação da instituição na linha de ensino não é uma inovação do Cetec, que, segundo ele, já tem experiências bem sucedidas em nível de mestrado e doutorado.

Parcerias - Os deputados Carlin Moura e Bruno Siqueira também questionaram o indicado à presidência do Cetec sobre as parcerias desenvolvidas pela instituição nas regiões mais carentes do Estado. Marcílio exemplificou a atuação da instituição no Norte de Minas, por meio do seu setor de informação tecnológica, que lançou recentemente o catálogo "Jóias do Mucuri", projeto que integra competências para o avanço tecnológico e modernização produtiva no setor de jóias. O catálogo traz protótipos de peças desenvolvidas dentro de uma perspectiva de agregação de valor às jóias, através da inserção de designers da Uemg e da verificação de qualidade das pedras.

Marcílio lembrou ainda que embora a instituição tenha grandes clientes como Fiat e Cemig, também possui parcerias com micro e pequenas empresas. Ele considerou que a instituição precisa adotar políticas mais agressivas, buscando as empresas que precisam de suporte. "Queremos continuar consolidando o Cetec como referência em suas áreas de competência".

O deputado Tiago Ulysses (PV) lembrou que a tecnologia é um setor fundamental para a economia e destacou o papel do Cetec para atrair empresas de tecnologia para o Estado.

Presenças - Deputados Sebastião Costa (PPS), presidente; Bruno Siqueira (PMDB); Carlin Moura (PCdoB); e Tiago Ulysses (PV).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715