Servidores ocupam galerias do Plenário para exigir piso

Manifestação de servidores da rede pública estadual de ensino marcou a Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Le...

04/05/2011 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Servidores ocupam galerias do Plenário para exigir piso

Manifestação de servidores da rede pública estadual de ensino marcou a Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais nesta quarta-feira (4/5/11). Eles lotaram as galerias para defender a adoção, no Estado, do Piso Nacional dos Trabalhadores em Educação. Os servidores compareceram à ALMG, em grande número, para acompanhar audiência da Comissão de Administração Pública sobre o assunto, marcada inicialmente para o Plenarinho IV. Por causa da falta de espaço no local, ocuparam as galerias e reivindicaram a transferência da reunião para o Plenário.

Os servidores receberam o apoio de deputados da oposição, que fizeram apelos à Presidência para que a Reunião Ordinária fosse encerrada e desse lugar à audiência da Comissão de Administração Pública. Após entendimentos entre a base governista e a oposição, a reunião foi encerrada, mesmo havendo quorum para sua continuação. Os manifestantes chegaram a impedir, com vaias e palavras de ordem, que alguns parlamentares se pronunciassem.

Antes do encerramento, o presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, deputado Bosco (PTdoB), pediu a palavra para anunciar que o governador Antonio Anastasia e a secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola, concordaram em prorrogar, em 30 dias, o prazo para que servidores da educação optem por receber seu salário na forma de subsídio (em parcela única) ou remuneração (vencimento básico mais vantagens e adicionais). A escolha deveria ser feita até sexta-feira (6).

De acordo com Bosco, o governador e a secretária ampliaram o prazo em atendimento a solicitações da Comissão de Educação, aprovadas por meio de requerimento. A prorrogação é reivindicada pelos servidores, por causa das dúvidas em relação aos dois modelos de pagamento.

Projeto prevê adoção do ajustamento de gestão pelo Tribunal de Contas

Na Reunião Ordinária desta quarta-feira, o Plenário recebeu ofício do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) encaminhando o Projeto de Lei Complementar (PLC) 8/11. A proposição autoriza o tribunal a propor a assinatura de Termo de Ajustamento de Gestão para adequar atos e procedimentos de Poderes, órgãos e entidades controladas do Estado. Esse mecanismo substitui, na maioria dos casos, a aplicação de penalidades ou sanções pelo TCE. O Termo de Ajustamento de Gestão é vedado, no entanto, em situações em que houver desvio de recursos públicos por esses Poderes, órgãos ou entidades.

Na justificativa que acompanha o projeto, o presidente do TCE argumenta que a adoção desse mecanismo tem como objetivos adequar o funcionamento do tribunal ao modelo de consensualidade, modernizar os mecanismos de controle à disposição do órgão e estimular o caráter pedagógico de suas ações.

Balanço do Estado - A Presidência da ALMG comunicou, também na Reunião de Plenário, o recebimento do Ofício 4/11, do presidente do Tribunal de Contas, informando a abertura de vista dos autos relativos ao Balanço Geral do Estado de 2010 ao ex-governador Aécio Neves e ao governador Antonio Anastasia.

Além disso, a Presidência declarou encerrada a discussão da Indicação 14/11, relativa ao nome de Jorge André Periquito para presidente da Utramig, e deferiu requerimento do deputado Fred Costa (PHS), solicitando a retirada de tramitação do Projeto de Lei (PL) 338/11, que dispõe sobre o cadastro de entidades representativas de despachantes.

O Plenário aprovou requerimento do deputado Sargento Rodrigues (PDT) para que seja distribuído à Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social o PL 717/11, que altera a estrutura de cargos de direção e assessoramento do TCE.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715