Parlamento Jovem é tema de artigo que será premiado na 5ª
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O Parlamento Jovem (PJ), da Escola do Legislativo
da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, é tema de trabalho
acadêmico premiado pela World Associaton for Public Opinion
Research (Wapor). O projeto é abordado no artigo "Opinião
pública e socialização política: a experiência do Parlamento Jovem",
do mestrando em Ciência Política da UFMG, Gabriel Avila Casalecchi.
O prêmio Marcus Figueiredo - Jovem Pesquisador em Opinião Pública
será concedido na próxima quinta-feira (5/5/11), durante o IV
Congresso Latino Americano de Opinião Pública da Wapor. O
pesquisador avaliou a confiança política no Congresso Nacional, na
ALMG e na Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte.
O trabalho aborda a edição de 2008, cujo tema foi
"Jovem e violência: provocador ou vítima?". O mestrando utilizou o
banco de dados do projeto "O Parlamento Jovem como Espaço de
Socialização Política", coordenado pelo professor do departamento de
Ciência Política da UFMG, Mário Fuks. Os 167 estudantes que
integraram o projeto foram entrevistados antes e depois de
participar das atividades, que envolvem formação teórica em tópicos
de política e visitas ao Parlamento mineiro.
Em entrevista ao site da UFMG, Gabriel Casalecchi
afirmou que, na relação entre os jovens e a ALMG, "há ganho de
confiança, e essa alteração se baseia em conhecimentos reais, ou
seja, o jovem passa a entender o que é a Assembleia, a rotina e o
limite da atuação dos parlamentares e até mesmo dos funcionários da
Casa".
Conforme a gerente-geral da Escola do Legislativo,
Ruth Schmitz, o aumento da confiança dos jovens no Parlamento
mineiro está ligado às atividades para difundir a dinâmica do
processo legislativo nas etapas municipais e estaduais do PJ. Nas
visitas, por exemplo, os estudantes conhecem o funcionamento do
Plenário e das comissões, o que pode contribuir para mudar as
impressões que eles têm a partir de contato com informações
divulgadas pela mídia. "O Parlamento envolve mecanismos para regular
e controlar conflitos, e não apenas votações", destaca Ruth.
Construção de conhecimento
- Os estudantes também participam de discussões de propostas
elaboradas por eles mesmos e, depois, da votação conjunta das ações,
reunidas em um documento-base. O material aprovado em Plenário pelos
jovens é entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG, para
apreciação, emissão de parecer e encaminhamento. "Nesses momentos,
eles entendem como é feita a construção de argumentos e vivenciam as
dificuldades para a construção do consenso", afirma Ruth Schmitz.
Além disso, a gerente-geral da Escola do
Legislativo avalia que o trabalho de Gabriel contribui para o
fortalecimento da democracia e para a difusão de estudos sobre o
Poder Legislativo.
O PJ - O Parlamento Jovem
Minas é um projeto de formação política voltado para estudantes dos
ensinos médio e superior dos municípios mineiros, com o objetivo de
criar uma oportunidade de exercício de participação dos jovens no
Parlamento. Foi criado em 2004 e é realizado em parceria com a PUC
Minas.
As seis primeiras edições foram municipais,
restritas à Capital, e mobilizaram 42 escolas de Belo Horizonte e
aproximadamente 800 estudantes do ensino universitário e do ensino
médio. Foram encaminhadas 149 proposições para apreciação da
ALMG.
A partir de 2010, o projeto foi estadualizado e
ganhou a parceria das câmaras municipais mineiras. Nos municípios,
as câmaras mobilizam escolas do ensino médio e superior, órgãos
públicos, empresas e organizações da sociedade civil, para
viabilizar o projeto, formando assim uma extensa rede de educação
legislativa em todo o Estado.
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