Duas comissões debatem em conjunto saúde do trabalhador

As condições de saúde do trabalhador em Minas Gerais são tema de audiência pública conjunta das comissões de Direitos...

28/04/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Duas comissões debatem em conjunto saúde do trabalhador

As condições de saúde do trabalhador em Minas Gerais são tema de audiência pública conjunta das comissões de Direitos Humanos e do Trabalho, da Previdência e da Ação Social, na sexta-feira (29/4/11), às 9 horas. A reunião, requerida pelo deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), tem como um de seus objetivos lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Doenças e Acidentes do Trabalho. Ela será realizada no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

De acordo com a justificativa do deputado para o requerimento, as estatísticas oficiais registram anualmente milhares de mortes por acidentes de trabalho no Brasil e os números são maiores que os divulgados, por causa da subnotificação. A Previdência Social só contabiliza acidentes e mortes de trabalhadores com carteira assinada, o que deixa de fora os servidores públicos estatutários e os trabalhadores informais.

Celinho do Sinttrocel pretende, na audiência pública, discutir também as reivindicações de redução da jornada de trabalho no País, apontada por ele como uma das soluções para o problema dos acidentes. Segundo o deputado, a jornada reduzida significa menos tempo de exposição do trabalhador aos fatores de risco e melhores condições de vida, além de ter impacto positivo na geração de empregos.

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Doenças e Acidentes do Trabalho é celebrado em 28 de abril, em homenagem a 78 trabalhadores mortos na explosão de uma mina no estado da Virgínia (Estados Unidos), em 1969. Em 2005, uma lei federal incluiu a comemoração no calendário oficial brasileiro.

Convidados - Receberam convite para participar da audiência o superintendente regional do INSS, Manoel Ricardo Palmeira Lessa, o superintendente regional do Trabalho e Emprego, Alysson Paixão Oliveira Alves, o chefe do Centro Regional da Fundação Jorge Duprat Figueiredo (Fundacentro), Celso Amorim Salim, e os presidentes das seguintes centrais sindicais: CUT-MG, Marco Antônio de Jesus; NCST-MG, Antônio da Costa Miranda; CTB, Gilson Luiz Reis; Força Sindical Minas, Rogério Fernandes; UGT-MG, Paulo César Dias de Souza; Conlutas, Gilberto Antônio Gomes; e CGTB-MG, Cosme Ricardo Gomes Nogueira.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715