Violência nas escolas de Juiz de Fora é tema de audiência pública

O crescimento de gangues nas escolas da rede estadual de Juiz de Fora (Zona da Mata) motivou a Comissão de Participaç...

28/04/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Violência nas escolas de Juiz de Fora é tema de audiência pública

O crescimento de gangues nas escolas da rede estadual de Juiz de Fora (Zona da Mata) motivou a Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais a aprovar requerimento para a realização de audiência pública conjunta com as Comissões de Segurança Pública e de Educação, Ciência e Tecnologia naquele município. O autor do requerimento é o presidente da comissão, deputado André Quintão (PT). Segundo ele, o aumento da violência nas escolas de Juiz de Fora já resultou, inclusive, no esfaqueamento e morte de um adolescente de 14 anos.

A comissão se reuniu na tarde desta quinta-feira (28/4/11), quando aprovou também outro requerimento de André Quintão, relacionado à segurança pública: a realização de um debate público para discutir, monitorar e avaliar o Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes do Estado de Minas Gerais. O requerimento foi feito por solicitação do Fórum Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Doméstica, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes do Estado de Minas Gerais.

Ainda na reunião desta quinta-feira, a Comissão de Participação Popular aprovou também outra audiência pública conjunta, desta vez com a Comissão de Saúde, a ser realizada na cidade de Conquista (Triângulo), para verificar a situação da única unidade de saúde do município. O requerimento é do deputado Bosco (PTdoB). Segundo ele, as comissões devem ir até a cidade para analisar os motivos que levaram à interdição do local e saber como a ALMG poderá ajudar.

Causa indígena - A comissão aprovou também uma série de requerimentos, de autoria do deputado André Quintão, em defesa da causa indígena, entre eles os seguintes:

* Encaminhamento de ofício à Fundação Nacional do Índio (Funai) solicitando especial atenção à demarcação e ampliação de terras dos povos indígenas de Minas Gerais, por meio de processo de discussão com as próprias comunidades e conforme documento elaborado pelo Conselho dos Povos Indígenas de Minas Gerais (Copimg) .

* Encaminhamento de ofício ao Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter) solicitando apoio para identificar possíveis territórios no Estado para a demarcação das terras das comunidades indígenas, conforme documento apresentado pelo Copimg.

* Encaminhamento de ofício à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais solicitando a fiscalização e tomada de providências quanto à precária situação das escolas nas comunidades indígenas.

* Encaminhamento de ofício à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), solicitando seja firmado termo de compromisso para a promoção dos direitos de todos os povos indígenas do Estado, nos moldes do termo de compromisso firmado pelo Comitê de Cooperação Técnica de Promoção Conjunta de Ações de Efetivação dos Direitos Humanos do Povo Maxacali.

Presenças: André Quintão (PT), presidente; Antônio Lerin (PSB) e Bosco (PT do B).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715