Secretário defende ampliação do percentual de ICMS Solidário

A ampliação dos recursos provenientes do ICMS Solidário para projetos esportivos e de lazer destinados à juventude fo...

26/04/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Secretário defende ampliação do percentual de ICMS Solidário

A ampliação dos recursos provenientes do ICMS Solidário para projetos esportivos e de lazer destinados à juventude foi defendida pelo secretário de Estado de Esportes e Juventude, Bráulio Braz, durante audiência pública realizada na tarde desta terça-feira (26/4/11) pela Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na opinião do secretário, para melhor atender às necessidades de sua pasta, o ideal seria que o percentual de repasse do imposto, que hoje é da ordem de 0,1%, fosse de pelo menos 1%.

Criado pela Lei Estadual 18.030, de 2009, o ICMS Solidário é um mecanismo de transferência de recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os municípios mineiros, que podem aplicá-lo em diversos setores, entre eles, o esporte. A proposta do secretário teve o apoio de todos os deputados presentes e dos demais convidados, os subsecretários de Esporte, Alexandre Massura, e de Juventude, Gabriel Azevedo.

Convocada a requerimento do deputado Tadeuzinho Leite (PMDB), vice-presidente da comissão, a audiência pública teve por finalidade ouvir o secretário Bráulio Braz, dando-lhe oportunidade de expor os trabalhos a serem desenvolvidos pela secretaria no próximo biênio, em especial os programas estruturadores e associados constantes do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). A reunião foi presidida pelo deputado Marques Abreu (PTB), presidente da comissão, que lembrou a sua origem de atleta e destacou a importância das atividades esportivas na formação dos jovens.

Projetos - Indagado a respeito das ações em curso na área de esportes, Bráulio Braz informou que este ano, a Secretaria está dando sequência aos projetos do quadriênio anterior, dentre os quais destacou os Jogos Escolares (Jemg) e os Jogos do Interior de Minas (Jimi), o Minas Olímpica e o Saúde na Praça. Este último, voltado para a população em geral, já conta, segundo ele, com 500 academias ao ar livre, em vários municípios. Mais cem academias estão previstas para este ano. Já o projeto Minas Olímpica, direcionado para crianças e adolescentes, destina-se a promover a saúde e a inclusão social através da prática de esportes e é dividido em cinco programas. Entre as metas, estão a redução da criminalidade e da violência entre os jovens.

O secretário destacou também a construção do Centro de Treinamento Olímpico, no campus da UFMG, cujo primeiro módulo, a pista de atletismo, será inaugurado no dia 7 de julho. Ele ressaltou a importância do centro para o treinamento de atletas, tendo em vista as próximas Olimpíadas, e convidou a comissão parlamentar a conhecer as obras e a comparecer à solenidade de inauguração.

O subsecretário de Juventude, Gabriel Azevedo, fez questão de mencionar também o projeto Plug Minas, Centro de Formação e Experimentação Digital, espaço criado em 2009, que permite ao jovem ampliar suas possibilidades de formação por meio da cultura digital e das artes.

Sabatina sobre políticas públicas de incentivo ao esporte

Durante a audiência pública, o secretário e seus colaboradores foram sabatinados pelos deputados presentes sobre diversos assuntos relacionados às políticas públicas de incentivo ao esporte e ao lazer e de estímulo à juventude. O autor do requerimento, deputado Tadeuzinho Leite, quis saber por que o Centro de Treinamento de Juventude de Minas foi transferido para a pasta da Cultura, ao que o subsecretário de Juventude, Gabriel Azevedo, respondeu que, na prática, o tratamento dado aos assuntos relacionados à Juventude é feito de forma intersetorial. E explicou que todos os projetos em curso são trabalhados dentro dessa perspectiva, unindo as experiências de várias secretarias, como Esportes e Juventude, Defesa Social, Saúde, Educação e Cultura. Alexandre Massura, subsecretário de Esportes, acrescentou que em julho será feita a entrega do Plano Decenal do Esporte, detalhando melhor todos os projetos. Tadeuzinho sugeriu também uma parceria entre a secretaria e a Assembleia para a realização de encontros regionais com municípios do interior, de forma a treinar pessoal com o objetivo de capacitar funcionários para melhor se desempenharem nas tarefas de captação de recursos e realização de projetos.

O deputado Adelmo Carneiro Leão (PT) demonstrou preocupação no sentido de que os Conselhos Municipais de Juventude permitam a convivência de jovens de diferentes correntes políticas, para que todos possam manifestar a sua posição ideológica de forma democrática e plural. O deputado Bráulio Braz respondeu que os conselhos são abertos a diferentes cores partidárias e que somente metade das vagas é preenchida por indicação do Executivo. O parlamentar petista criticou também o baixo percentual do ICMS Solidário, considerando "muito tímida a liberação de recursos" e defendeu "mais ousadia e disponibilidade de ação" por parte do governo. Ele condenou ainda as políticas públicas de combate às drogas focadas na repressão, destacando que o melhor combate é a prevenção, e que esta se faz, principalmente, com investimentos sociais e com foco nos valores familiares. Finalmente, indagou a respeito do projeto Bolsa Atleta, ao que o secretário respondeu que este é o primeiro ano de execução do projeto, que tem hoje, em caixa, R$ 1 milhão.

Baseado em sua experiência anterior de secretário de Esportes em Divinópolis (região Centro-Oeste), o deputado Fabiano Tolentino (PRTB) reconheceu que é "muito difícil (para a área de esportes) disputar verbas com saúde, educação e segurança pública", mas advertiu que o investimento em esporte é fundamental na formação e capacitação da juventude. Como os demais, também considerou muito baixo o índice de 0,1% de repasse do ICMS Solidário. Ele defendeu o mapeamento das áreas de lazer de todo o Estado, admitindo que um memorial descritivo poderia ajudar na elaboração de um diagnóstico.

O presidente da comissão, Marques Abreu, e o deputado Delvito Alves (PTB) elogiaram a iniciativa da audiência pública e o desempenho da secretaria e do Governo do Estado e agradeceram a presença do secretário e seus colaboradores.

Requerimentos aprovados - Ao final da reunião, a Comissão aprovou os seguintes requerimentos:

* Do deputado Tenente Lúcio (PDT), que solicita audiência pública conjunta com a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo, em Uberlândia (Triângulo), para debater temas relativos à Copa do mundo 2014;

* Do deputado Adelmo Carneiro Leão, que solicita reunião para ouvir Severine Macedo, secretária Nacional da Juventude, para que sejam apresentados os projetos a serem desenvolvidos pela secretaria, que integra a Secretaria Geral da Presidência da República;

* Dos deputados Marques Abreu, Adelmo Carneiro Leão e Fabiano Tolentino, que solicitam visita da comissão ao Centro da Juventude de Minas Gerais - Plug Minas, com a finalidade de conhecer projetos desenvolvidos nesse espaço para a formação e o aperfeiçoamento educacional-profissional do jovem.

* Do deputado Marques Abreu, solicitando que seja encaminhado à secretária de Desenvolvimento Econômico pedido de providências para que sejam implementadas as ações governamentais para captação, junto a empresas privadas, de financiamentos a projetos esportivos.

Presenças - Deputados Marques Abreu (PTB), presidente; Tadeuzinho Leite (PMDB), vice-presidente; Adelmo Carneiro Leão (PT), Fabiano Tolentino (PRTB) e Delvito Alves (PTB).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715