Período que antecede Semana Santa será agitado na Assembleia

Mesmo com somente três dias úteis que antecedem a Semana Santa, o período de 18 a 20 de abril será agitado na Assembl...

15/04/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Período que antecede Semana Santa será agitado na Assembleia

Mesmo com somente três dias úteis que antecedem a Semana Santa, o período de 18 a 20 de abril será agitado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Estão previstas 27 reuniões de comissões, sendo 11 audiências públicas, além das reuniões de Plenário. Já na segunda-feira (18), acontecem quatro audiências públicas.

Às 10 horas, no Plenarinho IV, a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte debate denúncias sobre a má qualidade da água em Lagoa Santa (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Segundo informações do gabinete da deputada Liza Prado (PSB), que pediu a reunião, as denúncias são de que o calcário na água fornecida pela Copasa tem causado transtornos aos moradores, como o entupimento de tubulações, desgaste prematuro de resistências de chuveiros e o receio de que a ingestão possa trazer danos para a saúde, como cálculos renais. Outros problemas apontados são a má qualidade físico-química da água e constantes interrupções no fornecimento.

O suposto envolvimento de policiais no assassinato de dois moradores do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, em fevereiro de 2011, será novamente discutido pela Comissão de Direitos Humanos, na segunda-feira (18), às 10 horas, no Auditório. O presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), solicitou a reunião para esclarecer denúncias de que policiais supostamente envolvidos no caso estariam cumprindo ordens. Participarão policiais e representantes do comando da Rotam, da Corregedoria da Polícia Militar, da Promotoria de Justiça, entre outros. Durval recebeu documento de advogado de três policiais com suspeita de envolvimento indireto no caso, com dados que indicariam o envolvimento do comando da Rotam.

A Comissão de Direitos Humanos, também na segunda-feira (18), às 14 horas, no Auditório, debate o espetáculo "Cordel Épico Nordestino", enfocando direitos trabalhistas e a Lei Federal de Incentivo à Cultura. Dezenove artistas mineiros que participaram da montagem reclamam que não foram pagos pela Taboca Produções e Eventos, produtora do espetáculo. O autor do requerimento, deputado Durval Ângelo, adianta que o espetáculo foi patrocinado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com um volume significativo de recursos. "A produtora interrompeu o projeto aqui e deu continuidade no Rio de Janeiro", diz.

Ainda na segunda-feira (18), haverá reunião conjunta das Comissões de Educação, Ciência e Tecnologia e de Política Agropecuária e Agroindustrial, para tratar da alimentação escolar na rede estadual de ensino. A reunião será às 15 horas, no Plenarinho I, e foi solicitada pelo deputado Duarte Bechir (PMN). De acordo com ele, o objetivo é conhecer as medidas e avanços do grupo de trabalho com membros das secretarias de Estado de Educação e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado (Consea/MG), entre outros, para elaborar ações visando a fortalecer a área de alimentação nas escolas.

Seis audiências públicas serão realizadas na terça-feira (19)

Abrindo a programação das comissões na terça-feira (19), a Comissão de Participação Popular debate a implementação de políticas públicas voltadas para os povos indígenas de Minas Gerais. Solicitada pelo presidente da comissão, deputado André Quintão (PT), a reunião será às 9 horas, no Teatro. Na audiência, que compõe as atividades do "Abril Indígena 2011", realizado pelo Conselho dos Povos Indígenas de Minas Gerais (Copimig), também será feito um balanço das ações governamentais em 2010 voltadas para os índios. Atualmente, vivem no Estado cerca de 14 mil índios de dez etnias, organizadas em 54 comunidades.

Outra audiência requerida pelo deputado Duarte Bechir será realizada na terça (19), para discutir os direitos do consumidor que não recebe o imóvel comprado na planta na data combinada. A reunião da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte acontece às 10 horas, no Plenarinho II. Conforme o parlamentar, o Procon Municipal de Belo Horizonte recebeu, em 2010, cerca de 1.200 reclamações sobre atrasos na entrega de imóveis. "A audiência será um instrumento de alerta e orientação ao consumidor, para que ele não se apresse em fechar um negócio que, aparentemente, é muito bom, mas pode, futuramente, causar problemas ", definiu.

As dificuldades dos trabalhadores rurais em conseguir financiamentos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) serão tema de outra audiência pública na terça-feira (19), da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial. A reunião, requerida pelo deputado Rogério Correia (PT), será às 10 horas, no Auditório. O objetivo é discutir soluções para obstáculos enfrentados por trabalhadores rurais que recorrem ao programa, como a demora para avaliar e aprovar os projetos de crédito e para liberar recursos e as altas taxas de juros. O PNCF é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário em parceria com governos estaduais e outras entidades e foi criado para que trabalhadores rurais comprem ou estruturem um imóvel rural por meio de financiamento.

Também na terça (19), a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas discute a modernização e a ampliação do aeroporto da Usiminas. A audiência requerida pelo deputado Luiz Carlos Miranda (PDT) será em Ipatinga (Vale do Aço), no Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga (avenida Fernando Noronha, 90), às 10 horas. O deputado disse que o aeroporto tem problemas como ondulações, buracos na pista, má estruturação e falta de conforto na recepção de passageiros. De acordo com ele, a Usiminas pretende disponibilizar R$ 7,5 milhões para as obras, valor considerado insuficiente pelo deputado.

A Comissão de Esporte, Lazer e Juventude promove audiência pública na terça-feira (19) com o objetivo de conhecer projetos do poder público e de entidades não-governamentais para o desenvolvimento da juventude no Estado. A reunião solicitada pelo presidente da comissão, deputado Marques Abreu (PTB), acontece às 14h30, no Plenarinho II. Segundo Marques, o debate se justifica pela importância da atuação do Estado na promoção do protagonismo juvenil e pela necessidade de a sociedade contribuir para uma política consistente para a juventude.

Ainda na terça-feira (19), novamente a Comissão de Direitos Humanos recebe convidados para tratar de resultados e conclusões da Campanha da Fraternidade de 2011, com o tema "Fraternidade e a Vida no Planeta". A audiência foi solicitada pelo deputado Paulo Lamac (PT) e será às 19 horas, no Teatro. Lamac argumenta que a reflexão proposta pela igreja católica extrapola a questão religiosa e, neste ano, trata da própria vida. O parlamentar salienta ainda que a discussão acontece num momento propício, a quaresma, quando os católicos estão abertos e disponíveis para a reflexão.

Fechando a programação da semana, as comissões de Saúde e de Política Agropecuária e Agroindustrial se reúnem na quarta-feira (20) para discutir a produção, comercialização e distribuição do queijo artesanal mineiro, e os problemas enfrentados por produtores. A audiência foi solicitada pelos deputados Adelmo Carneiro Leão (PT) e Carlos Mosconi (PSDB) e será no Teatro, às 9h45. De acordo com o requerimento, os produtores de queijo encontram dificuldades para se adequar à legislação e obter financiamentos. Até o ano passado, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) cadastrou 154 produtores engajados na fabricação do queijo artesanal, mas há milhares deles no Estado, boa parte na informalidade por não atender aos parâmetros da legislação sanitária.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715