Comissão pede agilidade na duplicação da BR-381 e obras paliativas

Deputados da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais cobraram,...

14/04/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Comissão pede agilidade na duplicação da BR-381 e obras paliativas

Deputados da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais cobraram, nesta quinta-feira (14/4/2011), mais agilidade nas obras de duplicação da BR-381 e ações paliativas até que o serviço seja concluído. Em audiência na cidade de João Monlevade, o supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit-MG), Alexandre Oliveira, informou que as obras do primeiro trecho, entre Belo Horizonte e São Gonçalo do Rio Abaixo, devem ser concluídas no final de 2013, num cenário otimista. Participantes da audiência, porém, afirmaram não crer que esse prazo seja cumprido.

Alexandre Oliveira explicou que as obras de duplicação, divididas em dez lotes, encontram-se em três fases distintas. O trecho mais próximo a Belo Horizonte (lotes sete e oito) será priorizado porque sua capacidade de tráfego está esgotada e ali ocorre o maior número de acidentes. Segundo o representante do Dnit, as audiências públicas exigidas em lei já estão agendadas, nesse trecho, para a primeira semana de maio. A partir daí, terá início a licitação das obras. "Se tudo correr bem, o trecho deve ser iniciado no fim de outubro e concluído no fim de 2013", previu.

Também no início de maio, o Dnit espera receber propostas para os lotes nove e dez, que incluem variantes do Rio Santa Bárbara e o trecho do Rio Una, em São Gonçalo, até a cidade de Nova Era. Segundo Alexandre Oliveira, esses lotes estão atrasados porque não houve empresas interessadas. Por fim, os lotes um a seis, do Rio Una a Governador Valadares, ainda não têm os projetos concluídos, o que deve ocorrer entre julho e agosto. "Devemos licitar a maioria das obras neste ano", prevê.

Monlevade - Em relação a João Monlevade, Alexandre Oliveira enfatizou que o Dnit deverá acelerar as obras de construção de uma variante na cidade. Segundo ele, enquanto nos demais trechos da BR-381 a duplicação será feita ao lado do tráfego, usando desvios, a readequação da rodovia em Monlevade será tão "destrutiva" que os motoristas terão que usar uma variante. Já a travessia urbanas no local deverá ser duplicada. Autoridades locais lamentaram o fato de o trecho que inclui João Monlevade ter ficado para o final das obras.

A audiência foi solicitada pelos deputados Adalclever Lopes (PMDB), Anselmo José Domingos (PTC), Célio Moreira (PSDB) e Gustavo Valadares (DEM).

Autoridades reivindicam intervenções emergenciais

Diante do prazo necessário para a conclusão das obras na BR-381, participantes da audiência pública solicitaram ao representante do Dnit medidas emergenciais em trechos considerados mais críticos, para reduzir os acidentes. Dois requerimentos nesse sentido foram aprovados. Do deputado Anselmo José Domingos, o envio de ofício ao Ministério dos Transportes e ao Dnit solicitando melhoria no trevo de acesso à Itabira, na BR-381. E do deputado Célio Moreira, a solicitação de que seja construído trevo no bairro Santo Hipólito, em João Monlevade.

Autoridades questionaram também os prazos previstos por Alexandre Oliveira. Em função disso, Anselmo José Domingos apresentou requerimento, aprovado, com envio de ofício ao Ministério e ao Dnit para que enviem à Assembleia o cronograma completo de todos os lotes da duplicação. A comissão temática da Câmara dos Deputados também será oficiada para que peça as mesmas informações. "Em 2009, participei das audiências públicas para as obras no Anel Rodoviário e, até hoje, nada foi feito", afirmou o parlamentar, para quem o apelo para a duplicação da BR-381 une todos os mineiros.

Para o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi) e prefeito de Dom Silvério, José Maria Repolês, as obras na BR-381 não começarão em 2011. "Sempre há recursos na licitação, às vezes a pedido do próprio governo, para atrasar mais a obra", enfatizou. O vereador Pardal, de Caeté, também afirmou que a mesma discussão feita em Monlevade ocorreu há dois anos em Itabira e não resultou no início das obras.

Citando a complexidade da estrada e as prováveis dificuldades da obra, o deputado Mauri Torres (PSDB) também afirmou ser impossível iniciar a duplicação antes de 2012. "Precisamos contar com a boa vontade de todos, do Ministério Público, dos ambientalistas", afirmou. Para Mauri, a duplicação também deve durar muito mais que o previsto, chegando a dez, 15 anos. Por isso, ele também defendeu a realização de obras paliativas.

A mesma defesa foi feita, durante os debates, por Clésio Gonçalves, que sugeriu a construção da terceira pista, onde for possível, já que o trânsito na rodovia deverá ficar mais lento em função da instalação recente de mais de 20 radares.

Deputados citam investimentos e mortes na rodovia

Celinho do Sittocel (PCdoB) lembrou que a BR-381 tem sido palco de tragédias diárias e que o último investimento na estrada foi feito em 2004. "Foi um recapeamento importante pois, sem ele, a BR estaria intransitável", afirmou. Ele comemorou o fato de os cortes de recursos feitos pelo Governo Federal não terem alcançado esse projeto. "Serão mais de R$ 2 bilhões e 25 obras de arte", detalhou. Já Célio Moreira afirmou que só vê promessas e que a 381 continua sendo a rodovia da morte. "As pessoas precisam ir e vir com segurança", defendeu. Ele cobrou ainda um efetivo maior da Polícia Rodoviária Federal em Minas.

Essa cobrança foi feita também pelo presidente da comissão, deputado Adalclever Lopes. Por outro lado, ele disse estar otimista em relação à duplicação. "Nós nos reunimos com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Éramos quase 50 parlamentares e ele garantiu que os recursos para a 381, para a 040 e para o Anel já estão disponíveis", afirmou.

Durante os debates, participantes citaram ainda que a região de João Monlevade perde investimentos por falta de estrutura de transportes e que o hospital da cidade atendeu, só nos últimos quatro meses, 160 acidentados nos 60 quilômetros da 381 que ligam Nova Era a São Gonçalo do Rio Abaixo.

Outros dois requerimentos foram aprovados pela comissão. Do deputado Celinho do Sinttrocel, de envio de ofício ao ministro dos Transportes e ao diretor-geral do Dnit, para que participem das audiências públicas que subsidiarão os processos licitatórios na BR-381. E o deputado Célio Moreira teve aprovado requerimento de visita a conjunto habitacional no bairro Palmeiras, em Governador Valadares, para averiguar as casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, que estariam danificadas.

Presenças - Deputados Adalclever Lopes (PMDB), presidente; Celinho do Sinttrocel (PCdoB), vice; Anselmo José Domingos (PTC), Célio Moreira (PSDB) e Mauri Torres (PSDB). Participaram ainda da audiência o prefeito de João Monlevade, Gustavo Henrique Pradini de Assis; o presidente da Câmara Municipal, vereador Pastor Carlinhos; a presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Duplicação da BR-381, vereadora Dorinha Machado; o presidente do Serviço Voluntário de Resgate (Sevor), Hamilton Pablio Lopes e o assessor de Comunicação da ArcelorMittal Monlevade, João Carlos de Oliveira Guimarães, além de representantes das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, entre outras autoridades.

 

 

 

 

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