Definida composição da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência

A 20a comissão permanente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais já está formada. Na Reunião Ordinária de Plenário...

13/04/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Definida composição da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência

A 20a comissão permanente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais já está formada. Na Reunião Ordinária de Plenário desta quarta-feira (13/4/11), foram comunicados os nomes dos integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Os membros efetivos da comissão são os deputados Marques Abreu (PTB), Carlin Moura (PCdoB), Dr. Wilson Batista (PSL), Sargento Rodrigues (PDT) e a deputada Ana Maria Resende (PSDB). Os suplentes são os deputados Neilando Pimenta (PHS), Carlos Mosconi (PSDB), Hely Tarqüínio (PV), Luiz Carlos Miranda (PDT) e a deputada Maria Tereza Lara (PT).

Outras três comissões interestaduais parlamentares (Cipes) foram designadas durante a reunião. Os membros efetivos da Cipe da Mineração são os deputados Anselmo José Domingos (PTC), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e Sávio Souza Cruz (PMDB). Os suplentes são Luzia Ferreira (PPS), Célio Moreira (PSDB) e Almir Paraca (PT).

A Cipe Rio Doce terá como membros efetivos os deputados Bonifácio Mourão (PSDB), Carlos Henrique (PRB), José Henrique (PMDB), Hélio Gomes (PSL) e a deputada Rosângela Reis (PV). Os suplentes da comissão são Jayro Lessa (DEM), Carlin Moura (PcdoB), Adalclever Lopes (PMDB), Tiago Ulisses (PV) e Romeu Queiroz (PSB).

Já a Cipe São Francisco será formada pelos deputados Célio Moreira, Paulo Guedes (PT), Tiago Ulisses, Antônio Carlos Arantes (PSC) e deputada Ana Maria Resende. Os membros suplentes da comissão são Luzia Ferreira, Doutor Viana (DEM), Tadeuzinho Leite (PMDB),Duílio de Castro (PMN) e Duarte Bechir (PMN).

Mensagem contém indicação para a Agência RMBH

Ainda na Reunião Ordinária, foi recebida a Mensagem 49/11, do governador Antonio Anastasia, submetendo à apreciação da Casa o nome de Camilo Fraga Reis para o cargo de diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH). A autarquia tem por finalidade o planejamento, o assessoramento, a regulação urbana, a viabilização de instrumentos de desenvolvimento integrado da RMBH e o apoio à execução de funções públicas de interesse comum.

A mensagem governamental justifica a indicação de Camilo Fraga em razão da "notória qualificação acadêmica e atuação relevante em diversas instituições públicas e junto à sociedade civil, preenchendo, assim, todos os requisitos para ocupar o cargo".

Dois requerimentos são aprovados

O Plenário aprovou também dois requerimentos: o de nº 123/11, de autoria do deputado Almir Paraca (PT), para que seja encaminhado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) pedido de informações sobre os aportes, a destinação e a efetiva utilização dos recursos do Bolsa Verde, desde a sua constituição pela Lei 17.727 e sua regulamentação pelo Decreto nº 45, de 2009.

O requerimento foi aprovado na forma do substitutivo nº 1, da Mesa, que tem por objetivo inserir no requerimento demanda apresentada no Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais, cujos participantes manifestaram-se preocupados com o contingenciamento de recursos para o programa.

Segundo o parecer da Mesa, o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) previa a aplicação de R$ 7,1 milhões em 2010 em recursos do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas (Fhidro) para o pagamento da Bolsa Verde, programa que visa estimular a preservação da vegetação nativa e a recuperação de áreas degradadas por meio de pagamento de benefício a pequenos proprietários rurais.

No entanto, segundo a Mesa, o Governo do Estado não conseguiu estruturar essa política pública a ponto de iniciar o pagamento aos beneficiários em 2010. Para 2011 estão previstos R$ 8,5 milhões em recursos do Fhidro para o pagamento do Bolsa Verde. O substitutivo nº 1 também modifica o texto de modo que o pedido de informações seja encaminhado ao secretário de Estado de Meio Ambiente e ao diretor geral do IEF.

O outro requerimento aprovado, de autoria do deputado Paulo Lamac (PT), é para que seja encaminhado à Secretaria de Estado de Defesa Social pedido de informações sobre os fatos ocorridos durante operação realizada pela Polícia Militar na madrugada do dia 19 de fevereiro de 2011 na Vila Marçola, Aglomerado da Serra, que culminaram com a morte de dois moradores.

Reunião Especial - Também foi deferido requerimento do deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB) e outros, para a realização de Reunião Especial de Plenário para homenagear os cafeicultores de Minas Gerais.

Deputado critica atuação da Copasa

Durante a reunião, também foi discutida a indicação governamental do nome de Antônio Abrahão Caram Filho para o cargo de diretor da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário (Arsae-MG).

O deputado André Quintão (PT), que pediu para encaminhar a votação, declarou-se favorável à indicação, mas questionou alguns fatos relacionados à área de desempenho da agência reguladora. Segundo ele, a Copanor, subsidiária da Copasa, não tem cumprido a função de levar água e rede de esgoto a comunidades pequenas, de até 200 habitantes, em regiões pobres do semiárido mineiro.

O parlamentar denunciou ainda que existem municípios onde a Copasa vem cobrando tarifas por serviços ainda não prestados, como em São Sebastião do Paraíso (Sul de Minas). Além disso, criticou o alto custo das tarifas cobradas pela Copanor nos municípios carentes. Finalmente, como não havia quorum para votação, o parlamentar sugeriu que a reunião fosse suspensa, o que foi acatado pela presidência da Mesa.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715