Peixe sobe quase 10% segundo pesquisa do Procon Assembleia

A pouco mais de 20 dias da Semana Santa, época em que tradicionalmente aumenta o consumo de peixe, o Procon da Assemb...

31/03/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Peixe sobe quase 10% segundo pesquisa do Procon Assembleia

A pouco mais de 20 dias da Semana Santa, época em que tradicionalmente aumenta o consumo de peixe, o Procon da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais constatou aumento significativo no preço médio do produto. Pesquisa realizada pelo Procon Assembleia entre os dias 28 e 29 de março mostrou que o preço do quilo de peixe subiu 9,42% em média, comparando-se com o valor cobrado em março do ano passado.

O levantamento, feito em estabelecimentos comerciais de seis regiões de Belo Horizonte e um de Contagem em 83 produtos de 23 estabelecimentos, também pesquisou separadamente os preços do bacalhau e ainda os do azeite de oliva. Os dois itens obtiveram redução de preço em relação a pesquisa de 2010, sendo que o bacalhau baixou 2,14% em média, e o azeite, 5,11%.

Muitos peixes que já eram caros tiveram variações altas de preço médio entre o ano passado e 2011. É o caso do salmão inteiro, que subiu 69,34%, pulando de R$ 19,94 (em 2010) para R$ 33,77 (em 2011). Também a truta sofreu aumento considerável: de 42,93% no período, passando de R$ 16,12 para R$ 23,04 o peixe inteiro. O filé de truta também subiu muito: de R$ 23,22 para R$ 35,06 - variação de 51%.

Por outro lado, algumas espécies de peixe baixaram de preço. Foi o que ocorreu com a traíra inteira (redução de 19,86%), a tilápia inteira (-10,19%) e a corvina inteira (-7,86%).

Bacalhau - No item Bacalhau os produtos que mais contribuíram para a redução de 2,14% no preço médio, foram o lombo salgado (-12,34%) e o lombo dessalgado (-2,35%). Na outra ponta, o bacalhau Porto teve variação positiva de 10,22%.

No item Azeite, que baixou em 5,11% o preço médio, as marcas que apresentaram maior redução de preço no período entre março de 2010 e março de 2011 foram o Azeite Andorinha Comum (500 ml), com -11,86%; e o Azeite Gallo Extra Virgem (500 ml), com -6,41%.

Nos três itens pesquisados - peixes, bacalhau e azeite, foram verificadas grandes variações de preços entre estabelecimentos comerciais. As maiores diferenças foram: no item peixe, o filé de atum (de R$ 24,19 a R$ 99,90, perfazendo 312,98% de variação); no item bacalhau, o lombo dessalgado (variação de 271,18%, entre R$ 22,90 e R$ 85); e no item azeite, o La Espanhola Extra Virgem, de 500 ml (de R$ 9,90 a R$ 14,99, variando 51,41%).

Essas e outras informações sobre a pesquisa podem ser obtidas no site www.almg.gov.br/procon.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

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