Indicação de diretora da Faop recebe parecer favorável

A indicação de Ana Maria Pacheco para presidir a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) recebeu, nesta quarta-feira (3...

30/03/2011 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Indicação de diretora da Faop recebe parecer favorável

A indicação de Ana Maria Pacheco para presidir a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) recebeu, nesta quarta-feira (30/3/11), parecer favorável da Comissão Especial criada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O parecer da relatora da comissão, deputada Luzia Ferreira (PPS), foi pela aprovação da indicada para continuar à frente da Faop, entidade que ela preside desde 2005. Agora a indicação segue para votação em Plenário.

Ana Maria Pacheco explicou aos deputados as principais atividades e projetos desenvolvidos pela Faop. "Nosso negócio é arte, patrimônio e cultura. Trabalhamos com assuntos que vão desde a arte contemporânea até o resgate da memória de ofícios tradicionais", exemplificou. Segundo a diretora, a Faop procura beneficiar a população mais carente de Ouro Preto, por meio de atividades como cursos para jovens em situação de risco e capacitação de mão de obra local.

A entidade atua basicamente em três frentes: arte, restauro e ofícios. A Escola de Arte, fundada há 40 anos, oferece cursos de história da arte, artes plásticas e música para crianças, adolescentes e adultos. Já o Núcleo de Restauração e Conservação, criado nos anos 1970, mantém o único curso técnico de recuperação de documentos em papel, pinturas em cavalete e esculturas policromadas da América Latina. Por meio do Núcleo de Ofícios, montado em 2006, são oferecidas oficinas de capacitação para profissionais da construção civil que trabalham em obras de reforma de edifícios de valor histórico.

Entre as atividades de extensão desenvolvidas pela Faop, está o projeto de recuperação do casario da ladeira de Santa Efigênia, em Ouro Preto. O projeto, desenvolvido com o patrocínio das Tintas Coral, possibilitou a revitalização das fachadas dos casarões históricos, utilizando como mão de obra jovens formados pelo Núcleo de Ofícios. A entidade também firma parcerias com prefeituras para o fornecimento de profissionais especializados para a recuperação de bens de valor histórico. É caso da igreja Nossa Senhora do Rosário, em Betim, que está sendo restaurada por técnicos da Faop.

Trabalho é desenvolvido com poucos recursos

Todas essas atividades são desenvolvidas pela Faop com poucos recursos, conforme explicou Ana Maria Pacheco ao responder questionamento da deputada Luzia Ferreira. Segundo a diretora, o orçamento anual da instituição é de apenas R$ 400 mil, e o restante dos recursos para o seu funcionamento tem que ser captado junto à iniciativa privada por meio das leis de incentivo à cultura.

Outro problema, de acordo com a diretora, é o número reduzido de profissionais que compõem o quadro funcional da Faop. "A gente canta, descasca cana e assobia ao mesmo tempo. Quem trabalha com cultura é apaixonado", brincou Ana Maria Pacheco. De acordo com ela, essa situação começa a ser enfrentada, com a criação de nove cargos para a instituição, por meio de lei delegada editada em janeiro pelo governador Antonio Anastasia.

Deputados elogiam atuação da diretora

Os deputados Luiz Henrique (PSDB) e Elismar Prado (PT) manifestaram interesse na possibilidade de se firmar parcerias com prefeituras para a restauração de imóveis de valor histórico e cultural. O presidente da comissão, deputado Tenente Lúcio (PDT), elogiou a atuação de Ana Maria Pacheco à frente da Faop nos últimos seis anos. O parecer da deputada Luzia Ferreira foi pela aprovação de seu nome, tendo em vista que ela demonstrou ter os conhecimentos necessários para o desempenho das tarefas do cargo.

Currículo - Em sua gestão à frente da Faop, Ana Maria Pacheco liderou a restauração e ampliação dos espaços físicos da instituição e o aumento do número de cursos e de vagas oferecidos. Com formação em Engenharia Civil e Matemática, atuou 26 anos como professora e engenheira, tanto nas áreas técnica e executiva quanto em gerência administrativa. Há 18 anos, começou a atuar na produção de eventos musicais e teatrais, além de promover oficinas, colóquios e seminários nas áreas de patrimônio e artes.

Presenças - Deputados Tenente Lúcio (PDT), presidente; Elismar Prado (PT) e Luiz Henrique (PSDB); e deputada Luzia Ferreira (PPS), relatora.

 

 

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