Presidente da ALMG destaca solidariedade de Chico Xavier

"A obra de amor inigualável de Chico Xavier nos leva a uma reflexão profunda sobre os ideais de solidariedade e valor...

25/03/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Presidente da ALMG destaca solidariedade de Chico Xavier

"A obra de amor inigualável de Chico Xavier nos leva a uma reflexão profunda sobre os ideais de solidariedade e valores cristãos. As pessoas agraciadas são homens e mulheres de bem, que pautam suas vidas pela correção, sensibilidade e amor ao próximo. Pessoas cujas obras nos dão exemplo e inspiram nossas ações." O depoimento é do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), que participou, nesta sexta-feira (25/3/11), da solenidade de entrega da Comenda da Paz Chico Xavier, realizada em Uberaba (Triângulo). Na cidade viveu o médium espírita, inspirador da homenagem, após completar 49 anos.

Dinis Pinheiro integrou a mesa do evento, ao lado de outras autoridades, entre elas o vice-governador Alberto Pinto Coelho, que representou o governador Antonio Anastasia; o prefeito de Uberaba, Anderson Adauto Pereira; e o deputado federal Paulo Piau (PMDB-MG), autor da proposta de lei que criou a comenda. Também estava presente o filho adotivo de Chico Xavier, Eurípedes Higino, presidente da Casa da Prece Chico Xavier. No encerramento, em entrevista à imprensa, Dinis comentou ainda que "Minas é um celeiro de homens e mulheres que se dedicam a fazer o bem", destacando o trabalho do governador Anastasia, "que assumiu de forma altaneira a missão de fazer o bem, colocando sempre à frente o compromisso de ajudar os mais necessitados".

Comenda da paz - Criada pela Lei 13.394, de 1999, e regulamentada pelo Decreto 41.540, de 2001, a Comenda da Paz Chico Xavier destina-se a homenagear pessoas físicas e jurídicas que tenham se destacado na promoção da paz por meio de atividades relacionadas com pesquisa científica, artes e cultura, campanhas pacifistas, combate à fome e à miséria, geração de emprego e renda, educação e ações para promoção da dignidade humana.

Neste ano em que se comemora o centenário de nascimento, em Pedro Leopolodo (Região Metropolitana de Belo Horizonte), do mais famoso médium brasileiro, foram agraciadas 11 personalidades e instituições: Arnaldo Rocha, amigo de Chico Xavier; a Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central - Hospital Dr. Helio Angotti, representada pelo presidente, Délcio Scandiuzzi; a Casa de Auxílio e Fraternidade Olhos da Luz, representada por sua presidente, Eliane Gonçalves; Célia Maria dos Santos Pereira; o empresário Geraldo Lemos Neto; as médicas Maria de Lourdes da Costa e Marlene Rossi Severino Nobre; o empresário Olavo Machado Junior, presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg); o cantor, compositor e escritor Paulo Hugo Morais Sobrinho, o Paulinho Pedra Azul; o professor Tomaz de Andrade Nogueira; e o professor Wilson Chaves (in memorian), representado por sua filha Simone Chaves. Divididos em dois grupos, os homenageados receberam as comendas das mãos do vice-governador Alberto Pinto Coelho e do prefeito de Uberaba, Anderson Adauto.

Também participaram da solenidade: o presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Luiz Humberto Dutra (PDT); os secretários de Estado Nárcio Rodrigues (Ciência e Tecnologia e Ensino Superior), Vander Borges (Desenvolvimento Social) e Gil Pereira (Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas); além dos deputados Fábio Cherem (PSL), Antônio Lerin (PSB) e Adelmo Carneiro Leão (PT), do deputado federal Marcos Montes (DEM-MG) e de prefeitos, vereadores e outras autoridades.

Unanimidade - Ao discursar durante a solenidade de entrega da medalha, o vice-governador Alberto Pinto Coelho afirmou que "há poucas unanimidades tão absolutamente definitivas entre nós, brasileiros, como Chico Xavier, que dá nome a essa comenda. Ícone da generosidade, do desprendimento e da sabedoria, Chico está mais vivo do que nunca e assume para nós múltiplos significados".

O prefeito Anderson Adauto comparou a obra de Chico Xavier ao legado de Gandhi, madre Teresa de Calcutá e do Dalai Lama, afirmando que o fato de o médium ter escolhido Uberaba para viver enche a comunidade local de orgulho. O deputado Paulo Piau, criador da comenda, agradeceu por ter tido a inspiração de criar a homenagem e fez questão de dividir a honra com todos os deputados que compunham a Assembleia Legislativa, à época, e com o prefeito de Uberaba. Falando em nome dos agraciados, o presidente da Fiemg, Olavo Machado Junior, se disse também honrado pela escolha e destacou igualmente os ideais e valores de paz, amor e solidariedade defendidos por Chico Xavier.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715