Procon Assembleia comemora com palestras o Dia do Consumidor

Analisar os avanços, celebrar as conquistas e debater os desafios no campo da defesa do consumidor para os próximos a...

11/03/2011 - 00:03
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Procon Assembleia comemora com palestras o Dia do Consumidor

Analisar os avanços, celebrar as conquistas e debater os desafios no campo da defesa do consumidor para os próximos anos. Esses são os objetivos do Ciclo de Palestras que o Procon Assembleia, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais -, realiza na Escola do Legislativo (av. Olegário Maciel, 2.161 - Lourdes - Belo Horizonte) na próxima terça-feira (15/3/11), a partir das 14 horas. O evento marca a comemoração dos 20 anos de vigência do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e do Dia Internacional do Consumidor. As inscrições, limitadas a 120 pessoas, podem ser feitas por meio do site da ALMG (www.almg.gov.br) até o meio-dia do dia 15.

De acordo com o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia, deputado Délio Malheiros (PV), o evento vai mostrar que o CDC equilibrou as relações de consumo e tornou-se um instrumento imprescindível para o exercício da cidadania. O parlamentar adianta que os participantes também vão receber informações atualizadas sobre decisões judiciais nessa área e serão orientados sobre os riscos do consumo excessivo.

Malheiros considera que a importância do Código aumenta na medida em que as pessoas hoje se tornam consumidores cada vez mais cedo. "Crianças de nove anos já são usuárias de aparelhos celulares", exemplifica. Ele avalia que essa mudança no perfil do consumidor faz com que o conhecimento de seus direitos e deveres, nas transações comerciais, seja fundamental.

Legitimidade - O coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, afirma que nos últimos 20 anos o consumidor passou a ser reconhecido como parte vulnerável nas negociações e que precisa de proteção. Isso significa que as empresas passaram a aceitar a legitimidade dos órgãos de defesa do consumidor como mediadores dos conflitos envolvendo negociações comerciais. Prova dessa evolução é que, no Procon Assembleia, por exemplo, 70% das reclamações se transformam em acordos entre clientes e empresas.

Barbosa cita como conquistas importantes proporcionadas pelo CDC o direito de o usuário manter o número de seu celular quando troca de operadora de telefonia, o crescimento da quantidade de convocações de compradores, por parte das empresas, para a troca de algum componente que pode comprometer a segurança ou o funcionamento de equipamentos (recalls), e ainda a recente proibição de as operadoras de cartão de crédito enviarem cartões sem que os clientes os tenham solicitado.

Para os próximos anos, analisa o coordenador, o maior desafio será disciplinar os setores bancário e de telefonia, campeões nas estatísticas de reclamações no Brasil inteiro. No caso do Procon Assembleia, das 12.533 queixas registradas em 2010, o segmento de cartões de crédito foi responsável por 3.171 e o de telefonia celular, 2.475. O terceiro colocado na lista é o setor de eletrodomésticos, que recebeu 1.764 reclamações. Barbosa afirma que, se o diálogo com esses segmentos não está sendo suficiente para fazê-los respeitar os direitos do consumidor, é necessário buscar, junto ao poder público, instrumentos para uma punição mais rigorosa.

Revisão - Mas o próprio CDC precisará de uma revisão, analisa o deputado Délio Malheiros, acrescentando que o Ciclo de Palestras será uma boa oportunidade para se levantar essa discussão. Segundo ele, em alguns segmentos do mercado nada menos que 60% das transações são realizadas via internet. Há 20 anos, quando o Código entrou em vigor, esse tipo de negociação não existia. Então, a lei precisa mudar para contemplar essa modalidade, considera o parlamentar.

De acordo com o portal Direito do Consumidor, o Dia Internacional do Consumidor é comemorado no dia 15 de março em homenagem ao ex-presidente norte-americano John Kennedy. Naquele dia, em 1962, ele anunciou quatro direitos básicos do consumidor: informação, segurança, escolha e participação. Essas diretrizes, ainda segundo o portal, ganharam legitimidade internacional em 1985, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) as reconheceu formalmente.

Programação

14h - Abertura

14h30

Os Avanços da Defesa do Consumidor no Brasil - Marcelo Barbosa (advogado e coordenador do Procon Assembleia)

15h

20 Anos do Código de Defesa do Consumidor - deputado Délio Malheiros (presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da ALMG)

15h45 - Intervalo

16h

As Indenizações ao Consumidor na Justiça - Geraldo Magela Silva Freire (conselheiro seccional e advogado especialista em Direito do Consumidor)

16h45

As Inovações da Nova Lei de Consórcios - Fabiano Lopes Ferreira (advogado e vice-presidente do Conselho Nacional da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios)

17h45 - Debates

18h - Encerramento

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715