ALMG recebe indicação de nomes para ocupar cargos em fundações

Quatro mensagens do governador Antônio Anastasia foram lidas na Reunião Ordinária do Plenário da Assembleia Legislati...

01/03/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

ALMG recebe indicação de nomes para ocupar cargos em fundações

Quatro mensagens do governador Antônio Anastasia foram lidas na Reunião Ordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta terça-feira (1º/3/11). Todas indicam nomes para cargos no governo. Na mesma reunião, foram aprovados dois projetos de resolução da Mesa que modificam artigos do Regimento Interno e da estrutura administrativa do Parlamento mineiro.

Os cargos a serem preenchidos e seus indicados são: Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) - Tadeu José Mendonça; Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) - Jorge André Periquito; Fundação Educacional Caio Martins - José Geraldo Oliveira Silva; e Fundação de Artes de Ouro Preto (Faop) - Ana Maria Pacheco.

Regimento Interno - Em 1º turno, foram aprovados os Projetos de Resolução (PRE) 511 e 512, de 2011, de autoria da Mesa da Assembleia. O primeiro altera o artigo 67 do Regimento Interno, ampliando o número de vice-líderes que podem ser indicados pelos líderes de bancada. Agora pode ser indicado um vice-líder para cada cinco deputados até o limite de cinco vice-líderes por bancada. Antes era um vice-líder para cada 10 deputados. Também foi ampliado para cinco o número de vice-líderes que podem ser indicados pelo Líder do Governo. Anteriormente, o limite era de três vice-líderes. A justificativa é de que, com a dinâmica democrática e a evolução do grau de organização da sociedade, têm aumentado as demandas encaminhadas aos parlamentares. Os líderes têm se desdobrado em múltiplas atividades de articulação política e, nesse quadro, os vice-líderes assumem um importante papel de suporte. O projeto visa a adequar a atual necessidade ao Regimento Interno.

O segundo projeto de resolução aprovado altera a estrutura administrativa da Assembleia com mudanças no artigo 1º e no Anexo da Resolução 5.198, de 2001, criando a Diretoria-Geral Adjunta, no âmbito do terceiro grau. Também altera o parágrafo 2º do artigo 21 da Resolução 5.086, de 1990, permitindo que os cargos de diretor e assessor possam ser ocupados por servidor de cargo efetivo de ensino médio, que possua nível superior de escolaridade e esteja posicionado no nível especial da carreira do cargo de que seja titular; e que o cargo de chefe de gabinete possa ser provido por ocupante de cargo efetivo de ensino médio que possua nível superior de escolaridade. A proposição tem por objetivo criar a Diretoria-Geral Adjunta com a finalidade de transferir para o novo órgão a atribuição de prestar suporte às atividades institucionais, além de gerir as ações de segurança e vigilância, que antes eram submetidas à Diretoria de Infraestrutura.

Indicações - O líder do Bloco Parlamentar Social, deputado Tiago Ulisses (PV), indicou os deputados Hely Tarqüínio (PV) e Antônio Lerin (PSB), para ocupar os cargos de vice-líderes do bloco.

Foram deferidos os seguintes requerimentos: do deputado Fred Costa (PHS), solicitando a retirada de tramitação do Projeto de Lei (PL) 342/11; dos deputados Neilando Pimenta (PHS) e Fred Costa, solicitando a retirada de tramitação do PL 314/11; dos deputados Elismar Prado (PT), Sávio Souza Cruz (PMDB), Luiz Henrique (PSDB), Rogério Correia (PT), Arlen Santiago (PTB), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Antônio Carlos Arantes (PSC), Fabiano Tolentino (PRTB), Doutor Viana (DEM), Durval Ângelo (PT), André Quintão (PT) e Wander Borges (PB), todos solicitando o desarquivamento de diversos projetos de lei.

Foram aprovados três requerimentos da deputada Rosângela Reis (PV), solicitando informações aos Ministérios dos Transportes e de Planejamento e ao Dnit, sobre a duplicação da BR-381, no trecho Belo Horizonte-Governador Valadares.

Pinga Fogo - Utilizando instrumentos do Regimento Interno que permitem a palavra aos parlamentares, os deputados Durval Ângelo, Dalmo Ribeiro Silva, Almir Paraca (PT), Duarte Bechir (PMN), Vanderlei Miranda (PMDB), Carlin Moura (PCdoB) e Gustavo Valadares (DEM) manifestaram-se na reunião sobre assuntos diversos.

Durval cobrou o envio de requerimento seu ao Conselho Nacional do Ministério Público, pedindo providências contra a promotora de Patrocínio, Sandra Guimarães Cardoso, acusada de abuso de poder. Dalmo Ribeiro lamentou a tragédia ocorrida em Bandeira do Sul, no Sul do Estado, que vitimou 15 jovens; Almir Paraca convidou a população de Paracatu para audiência pública na quinta-feira (3), na Câmara Municipal, às 13 horas, para debater termo de ajuste de conduta entre o Ministério Público e a empresa Rio Paracatu Mineradora.

Já Vanderlei Miranda criticou a realização de evento no bairro São Bento, no sábado (26/2) e a autorização concedida pela Belotur, bem como o comportamento de policiais militares presentes. Segundo ele, a concentração de um bloco de carnaval na principal avenida do bairro, causou enorme transtorno aos moradores e permitiu o consumo de bebida alcóolica por menores de idade.

Com opinião oposta a de Vanderlei Miranda, os deputado Carlin Moura e Gustavo Valadares elogiaram os blocos que saíram em Belo Horizonte e Contagem, na mesma data. Afirmaram que uma parceria entre prefeituras e Polícia Militar permite uma diversão sadia. E Duarte Bechir elogiou a presença da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, nesta terça-feira, na ALMG. Ele disse que as leis delegadas foram amplamente explicadas por ela.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715