Gestão metropolitana é preocupação no Fórum Democrático

A preocupação com diversos aspectos envolvendo o funcionamento e a gestão da Região Metropolitana de Belo Horizonte (...

22/02/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Gestão metropolitana é preocupação no Fórum Democrático

A preocupação com diversos aspectos envolvendo o funcionamento e a gestão da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) ficou patente em várias das manifestações durante a fase de debates do Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais, nesta terça-feira (22/2/11). Realizado no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o evento debateu, em seu quarto dia, a "Governança Regional e Urbana".

O coordenador do painel, deputado Almir Paraca (PT), perguntou ao reitor da UFMG, Clélio Campolina, qual seria o papel de Belo Horizonte no novo cenário econômico mundial e se o conceito de cidades-polo ainda faria sentido atualmente. Campolina respondeu que crescerá a importância da Capital mineira no novo contexto de maior protagonismo do Brasil no plano mundial. Segundo ele, comparado aos outros Brics, o Brasil tem vantagens como a institucionalização já sedimentada, ao contrário de China, Rússia e Índia, onde a tradição ditatorial emperra o processo. "Nesse contexto, Belo Horizonte pode assumir um papel de metrópole intermediária", disse.

Sobre o uso do conceito de cidades-polo, Campolina afirmou que ele continua tendo destaque. "Temos que preparar cidades-polo mais fortes, para oferecer serviços às cidades menores no entorno e para evitar a concentração na metrópole", afirmou.

Flávia Mourão, da área de gestão metropolitana da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), fez algumas críticas ao atual sistema metropolitano. Para ela, o modelo de gestão é inovador, mas esbarra na rigidez do sistema federativo brasileiro, que não prevê esse ente intermediário entre Estado e município. Outros entraves seriam a falta de cultura de colaboração entre os municípios da RMBH, além da fragmentação na atuação do Governo do Estado na gestão metropolitana.

Plano Diretor - Flávia Mourão defendeu ainda que a ALMG atue mais fortemente cobrando a implantação do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) e divulgando-o junto à população. Ela avalia ainda que, uma vez implantado, o plano terá instrumentos de gestão metropolitana, como o Fundo de Desenvolvimento Metropolitano e a própria Agência RMBH, muito mais eficientes, na opinião dela, que os atuais consórcios intermunicipais.

Outros participantes fizeram reivindicações quanto a pontos mais específicos envolvendo a governança regional. Maurício Ferreira defendeu nova licitação para o transporte coletivo intermunicipal, uma vez que a anterior deu prazo de exploração de 30 anos, o que ele considera um prazo muito grande. Ele também reivindicou que os veículos de transporte coletivo sejam liberados do pagamento de pedágio nas rodovias privatizadas. E criticou a preferência dos prefeitos pelo transporte rodoviário, em detrimento de investimento em ferrovias.

Com a mesma linha de raciocínio, Ana Ester criticou a opção da PBH de implantar o Bus Rapid Transit (BRT) em vez de lutar por verbas para ampliar o metrô. O representante do Rua Viva, João Luiz Dias, concordou, afirmando que o BRT não tem viabilidade da forma como está sendo implantado, em que os corredores para esse tipo de transporte não se comunicam.

Liliane Arouca, da Associação dos Usuários de Serviços de Saúde Mental do Estado de Minas Gerais, defendeu instalações com acessibilidade integral na UFMG e na ALMG. Clélio Campolina, da UFMG, respondeu que os prédios antigos da universidade estão sendo reformados para ter total acessibilidade, e os novos já são feitos com esses equipamentos. O deputado Almir Paraca, falando pela ALMG, disse que a Presidência da Casa está encaminhando uma solução para esse problema.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715