Presidente destaca necessidade de ouvir demandas da sociedade
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), destacou nesta terça-feira (15/2/11), durante a abertura do Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais, a necessidade de ouvir as demandas da sociedade mineira para se construir uma agenda de trabalhos do Parlamento estadual nos próximos anos.
Por meio desse evento, que tem debates programados até o dia 24 de fevereiro, a ALMG pretende ouvir de representantes dos demais poderes públicos, do empresariado, dos meios acadêmicos e também dos cidadãos, individualmente, contribuições para subsidiar o trabalho da Mesa da Assembleia, das comissões e do conjunto dos deputados.
"Com a realização do Fórum Democrático, a Casa busca inovar e ampliar sua interlocução com os cidadãos e as instituições mineiras, conclamando-os a contribuir para a formulação de sua agenda, para a definição de prioridades, no amplo leque das demandas e proposições que fomentam as ações legislativas", afirmou o presidente.
Dinis Pinheiro acrescentou que a iniciativa de realização do evento insere-se no compromisso de trabalhar para que o crescimento econômico do Estado esteja a serviço da redução das desigualdades sociais. Ele destacou a necessidade de melhorar a distribuição de renda e a qualidade de vida da população mais pobre do Estado. "Acima dos resultados econômicos, deve nos guiar o sentimento de justiça, sem o qual não podemos pensar em um desenvolvimento em seu pleno significado", afirmou.
Para o presidente da ALMG, o atual ciclo de desenvolvimento do Brasil é um fato histórico, que se deve a um conjunto de fatores externos e internos, ao amadurecimento político do País e à manutenção de fundamentos econômicos por sucessivos governos. No caso de Minas Gerais, de acordo com Dinis Pinheiro, a evolução da qualidade de vida se evidencia em levantamento da Organização das Nações Unidas, segundo o qual o Estado alcançou antecipadamente várias metas de redução da pobreza.
Apesar dos avanços recentes, ainda há muito o que fazer, na opinião do presidente. Ele citou os desafios a serem vencidos nas áreas de saúde pública, educação, moradia e segurança. "Para que o potencial de desenvolvimento do Estado seja colocado em prática, é preciso reunir os pontos de vista da população, enriquecendo o processo de compreensão das realidades setoriais e regionais e criando valiosos subsídios para o planejamento e a tomada de decisões no âmbito das políticas públicas", afirmou.
O Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais insere-se no Direcionamento Estratégico, conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas para aprimorar o trabalho da ALMG. O evento terá painéis sobre dez temas considerados prioritários: desenvolvimento econômico, meio ambiente, educação, cultura, defesa social, governança regional e urbana, saúde, assistência social, direitos humanos e esporte e juventude. Qualquer cidadão pode apresentar sugestões sobre esses temas por meio da consulta pública disponível no site www.almg.gov.br.
Presenças - Compuseram a mesa de abertura do Fórum Democrático o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB); o vice-governador Alberto Pinto Coelho; o presidente do TJMG, Cláudio Renato Santos Costa; o procurador-geral de Justiça adjunto institucional, Valdemar Antônio de Arimatéia; o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Informação de Belo Horizonte, Paulo Bretas; a defensora pública-geral do Estado, Andréia Abrita Garzon; o presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior; o presidente da Faemg, Roberto Simões; o presidente da ACMinas, Roberto Luciano Fagundes; e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MG, Lázaro Luiz Gonzaga.
|