Especialistas e sociedade podem ajudar a construir a agenda da ALMG

O que deverá estar na agenda da Assembleia de Minas para promover o desenvolvimento do Estado? Essa é a questão centr...

11/02/2011 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 
 

Especialistas e sociedade podem ajudar a construir a agenda da ALMG

O que deverá estar na agenda da Assembleia de Minas para promover o desenvolvimento do Estado? Essa é a questão central que irá pautar as atividades do Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais, evento que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais promove entre os dias 15 e 24 de fevereiro, com o objetivo de colher contribuições de especialistas, parlamentares e cidadãos para a construção de sua agenda institucional. Entre os expositores já confirmados para o evento, estão um dos autores do livro Elite da Tropa, Rodrigo Pimentel, o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, Clélio Campolina Diniz e o coordenador do Projeto Manuelzão Apolo Heringer Lisboa.

A programação do fórum prevê dez grandes encontros, nos quais serão discutidas questões relativas a áreas temáticas relevantes para o cidadão mineiro, debatendo o que pode ser feito para promover o desenvolvimento do Estado em cada uma dessas áreas. Os temas que estarão em discussão são assistência social; cultura; defesa social; desenvolvimento econômico e inovação; direitos humanos; educação; esporte e juventude; governança regional e urbana; meio ambiente; e saúde pública.

As inscrições para o fórum podem ser feitas por meio do portal da Assembleia (www.almg.gov.br) ou pessoalmente, no Centro de Atendimento do Cidadão (Rua Rodrigues Caldas, 30), até o início da atividade de interesse do participante.

Participantes - Uma das expositoras do fórum, que abordará o tema da assistência social, é a diretora do Departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Simone Albuquerque. Para ela, um dos grandes desafios do evento é encontrar formas de viabilizar, financeiramente, os serviços de assistência social nos menores municípios de Minas Gerais.

Já a área da educação será discutida, entre outros participantes, pelo ex-presidente do Conselho Nacional de Educação, professor Carlos Roberto Jamil Cury. Ele acredita que a cooperação entre União, estados e municípios na área educacional e a ampliação do ensino profissionalizante em Minas são duas prioridades a serem debatidas pela Assembleia. Na opinião do desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Herbert Carneiro, que também participará dos debates do fórum na área de Direitos Humanos, esse tipo de evento envolve a sociedade no debate de temas importantes e cobra do poder público ações mais ativas.

As sugestões dos participantes serão organizadas em um estudo sobre os desafios a serem enfrentados pelo Estado - e em especial pelo Poder Legislativo - , resultando em um documento que ajudará a Mesa da Assembleia a definir suas prioridades e ações para os próximos anos.

Consultas - O Fórum Democrático foi precedido de três etapas de consultas, que tiveram o objetivo de gerar subsídios qualificados para enriquecer o evento e para dar sustentação à construção da agenda do Parlamento mineiro. As consultas foram feitas com os parlamentares da 16ª Legislatura, com especialistas nas dez áreas que serão abordadas, e com a sociedade, por meio de consulta pública, que ficará aberta até o dia 28 de fevereiro. Para participar, basta acessar o hotsite do evento no site da ALMG.

A realização do fórum faz parte do Direcionamento Estratégico, instrumento de planejamento formulado pela Casa para balizar sua atuação nos próximos dez anos.

Programação

15/2/11 (terça-feira)

14 horas: abertura oficial

14h30: Desenvolvimento Econômico - expositores: presidentes da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade; da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Olavo Machado Júnior; da Associação Comercial de Minas Gerais, Roberto Luciano Fagundes; da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Roberto Simões; do Conselho Deliberativo do Sebrae-MG, Lázaro Luiz Gonzaga.

16h30: Apresentação de sugestões e debate

16/2/11 (quarta-feira)

9 horas: Meio Ambiente - expositores: diretora da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Minas Gerais, Maeli Estrela Borges; consultor de meio ambiente e presidente do Grupo Nucleus, Wilfred Brandt; coordenador do Projeto Manuelzão e professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Apolo Heringer Lisboa.

10h15: Apresentação de sugestões e debate

14horas: Educação- expositores: membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e coordenador do Mestrado em Educação da PUC Minas, Carlos Roberto Jamil Cury; presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime) e vice-presidente da Undime Nacional, Suely Duque Rodarte; presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Araújo e Oliveira

15h15: Apresentação de sugestões e debate

17/2/11 (quinta-feira)

 

9 horas: Cultura - expositores: coordenador de Relações Federativas e Sociedade do Ministério da Cultura, Bernardo Novais da Mata Machado; coordenador do Observatório da Diversidade Cultural e coordenador do Programa Pensar e Agir com a Cultura, José Márcio Barros; coordenadora executiva do Projeto Favela é Isso Aí, Clarice de Assis Libânio.

10h15: Apresentação de sugestões e debate

14 horas: Defesa Social - expositores: autor de Elite da Tropa, ex-capitão do Bope/Rio e comentarista da Rede Globo, Rodrigo Pimentel; ex-secretário de Defesa Social do Estado de Minas Gerais, Maurício Campos Júnior; promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais do Ministério Público de Minas Gerais, Joaquim José Miranda Júnior.

15h15: Apresentação de sugestões e debate

22/2/11 (terça-feira)

14 horas: Governança Regional e Urbana - expositores: reitor da Universidade Federal de Minas Gerais e Professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, Clélio Campolina Diniz; presidente do Instituto de Mobilidade Sustentável - Rua Viva, João Luiz da Silva Dias; professora adjunta da Faculdade de Arquitetura da UFMG, Jupira Gomes de Mendonça.

15h15: Apresentação de sugestões e debate

23/2/11 (quarta-feira)

9 horas: Saúde - expositores: secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Gouvêa Teixeira; professora adjunta do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG e líder do grupo de pesquisa em Economia da Saúde e Criminalidade no CNPq, Mônica Viegas; consultor da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, José Maria Borges.

10h30: Apresentação de sugestões e debate

14 horas: Assistência Social - expositores: diretora do Departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Simone Albuquerque; presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Geraldo Gonçalves de Oliveira Filho; gerente de informação, monitoramento e avaliação da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social de Belo Horizonte, Carla Andréa Ribeiro.

15h15: Apresentação de sugestões e debate

24/2/11 (quinta-feira)

9 horas: Direitos Humanos - expositores: desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Herbert Carneiro; membro da Coordenação do Fórum Mineiro de Direitos Humanos e do Comitê Mineiro de Educação em Direitos Humanos, Egídia Maria de Almeida Aiexe; advogada e especialista em Direitos Humanos e Segurança Pública, Márcia Maria de Paiva Borges Martini

10h15: Apresentação de sugestões e debate

14 horas: Esporte e Juventude - expositores: membro da Comissão Nacional de Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro e ex-secretário da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, Lars Grael; membro do Conselho Nacional de Juventude e ex-coordenador-geral da Comunidade Empreendedores de Sonhos, Josbertini Virgínio Clementino; diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, Emerson Silami; gerente de Lazer e Esportes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Antônio Muzzi.

15h15: Apresentação de sugestões e debate

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715